Home Universidades Minas Gerais Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ

Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ

Por processo seletivo, UFSJ oferece mais de duas mil vagas para Ouro Branco, Divinópolis, Sete Lagoas e São João del-Rei.

Publicado por Wanja Borges em Minas Gerais

Compartilhe

UFSJ é constituída por seis campi
UFSJ é constituída por seis campi

Em 1986, a Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei (FUNREI) foi instituída em decorrência da integração da Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras e da Fundação Municipal de São João del-Rei. Em 2002, a instituição foi federalizada, passando a se chamar Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). 

Sediada na maior cidade setecentista do estado, a Universidade é uma instituição federal de ensino superior estrutura em multicampi. Atualmente, a UFSJ oferece mais de duas mil vagas por processo seletivo, para seus quase 50 cursos. A instituição conta com mais de 10 mil alunos matriculados, 637 docentes efetivos e 420 técnico-administrativos. 

 

 

CAMPUS
•    Campus Santo Antônio

Praça Frei Orlando, nº 170, Centro, São João del-Rei – MG
(32) 3379-2300

Ciências Econômicas, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Matemática. 

 

•    Campus Dom Bosco
Praça Dom Helvécio, nº 74, Fábricas, São João del-Rei – MG
(32) 3379-2400

Ciências Biológicas, Filosofia, Física (Física Computacional), História, Letras, Pedagogia, Psicologia e Química. 

 

•    Campus Tancredo Neves
Av. Visconde do Rio Preto, s/n°, Colônia do Bengo, São João del-Rei – MG
(32) 3379-2556

Administração, Arquitetura e Urbanismo, Artes Aplicadas (Cerâmica), Ciências da Computação, Ciências Contábeis, Comunicação Social (Jornalismo), Educação Física, Geografia, Música, Teatro e Zootecnia. 

 

•    Campus Alto Paraopeba
Rodovia MG 443, Km 7, Fazenda do Cadete, Ouro Branco – MG
http://www.cap.ufsj.edu.br
(31) 3741-3193 

Engenharia Civil (Estruturas Metálicas), Engenharia de Bioprocessos, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Mecatrônica e Engenharia Química.

 

•    Campus Centro Oeste Dona Lindu
Rua Sebastião Gonçalves Coelho, nº 400, Bairro Chanadour, Divinópolis – MG
http://www.ufsj.edu.br/cadiv
(37) 3212-0304 / 0320

Bioquímica, Enfermagem, Farmácia e Medicina.

 

•    Campus Sete Lagoas
Rodovia MG 424, Km 47, Sete Lagoas – MG
http://www.ufsj.edu.br/csl
(31) 3697-2022

Bacharelado Interdisciplinar em Biossistemas, Engenharia Agronômica e Engenharia de Alimentos. 

 

 

INFRAESTRUTURA
A UFSJ é formada por seis campi, sendo que três encontram-se localizados em São João del-Rei e os demais em Ouro Branco, Divinópolis e Sete Lagoas. Juntos, eles representam mais de 1.300.000 m² de terreno e 170.000 m² de área construída, sendo que 55.000 m² se referem somente à estrutura acadêmica da instituição. Suas bibliotecas contam com mais de 150 mil exemplares de livros na base.  O Centro Cultural Risoleta Neves, conhecido como Solar de Baronesa, também compõe o Complexo Universitário, assim como o anfiteatro, ginásio poliesportivo, laboratórios, gráfica, carpintaria, centros de referência, fazenda experimental e muito mais. 

 

 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular

O Vestibular tradicional da UFSJ acontece em duas etapas. A primeira é constituída pela prova objetiva do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a segunda é composta por prova de conhecimentos específicos, com até 15 questões sobre quatro disciplinas, e de habilidades específicas, para os cursos de Artes Aplicadas, Música e Teatro. 

 

•    Sistema de Cotas 
Os candidatos que cursaram o Ensino Médio, integralmente, em escolas públicas contam com uma reserva de vagas na UFSJ, estimada em 50%, igualmente divididas entre candidatos com renda superior e inferior a 1,5 salário mínimo. Já as cotas para candidatos pretos, pardos e indígenas dependem do censo demográfico do IBGE na região. 

 

•    Sisu 
A UFSJ adota o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para o preenchimento de, no mínimo, 10% de suas vagas para cursos superiores, exceto Administração Pública, Artes Aplicadas, Música e Teatro, que contam com especificidades. A seleção dos candidatos é feita de acordo com as notas obtidas na última edição do Enem. 

 

•    Enem
A Universidade utiliza o resultado do Enem de duas maneiras: na substituição das provas de conhecimentos gerais e no SiSU, para  o qual 10% de suas vagas são destinadas. Até 2012, o Exame era opcional, contudo, passou a ser considerado requisito básico para inscrição no processo seletivo. 

 

•    Pas
O preenchimento de 20% das vagas oferecidas pela UFSJ é feito pelo Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS), que avalia o candidato ao final de cada série do Ensino Médio. Nos dois primeiros anos, são aplicadas 50 questões de 10 disciplinas. No terceiro, o estudante é condicionado a prova de conhecimentos específicos, com 48 questões de até 4 disciplinas, conforme o curso escolhido. A inscrição no Enem é obrigatória no terceiro módulo. 

 

•    Ensino a Distância 
O Núcleo de Ensino a Distância (NEAD) da UFSJ está em funcionamento desde meados de 2007, no Campus Santo Antônio, através do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Atualmente, são oferecidas as graduações em Administração Pública, Matemática e Biologia nesta modalidade, além de especializações e cursos de extensão. 

 

 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular

 

 

REDES SOCIAIS 
Twitter | Facebook | Youtube

VEJA TAMBÉM

1 2