Home Universidades Santa Catarina Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

UFSC conta com 11 unidades universitárias nos municípios de Florianópolis, Araranguá, Curitibanos e Joinville.

Publicado por Wanja Borges em Santa Catarina

Compartilhe

Campus de Florianópolis da UFSC
Campus de Florianópolis da UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi criada em dezembro de 1960, sob o nome de Universidade de Santa Catarina. Resultado da junção de outras sete faculdades, a instituição já contava com quase mil alunos e 50 docentes nos primeiros meses de funcionamento. Em agosto de 1965, a UFSC conquistou a denominação de universidade federal e com a reforma universitária de 1969 adquiriu sua estrutura administrativa atual, composta por 11 unidades universitárias. Em 2009, teve sua estrutura ampliada a outros três campi. 

Considerada a quinta melhor instituição de ensino superior da América Latina pelo Webometrics Ranking of World Universities, a UFSC conta, hoje, com mais de 40 mil alunos e três mil docentes.  No Índice Geral de Cursos (IGC) de 2010, a Universidade obteve conceito 4. Já no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), grande parte dos oito cursos avaliados ficou com nota 4. Agronomia obteve nota máxima no Exame e o 8º lugar no ranking nacional. Já Educação Física, Farmácia, Nutrição e Odontologia foram conceituados com média 4.  

CAMPUS
•    Campus Florianópolis

Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, Trindade, Florianópolis – SC
http://ufsc.br
(48) 3721-9000

Administração, Antropologia, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Artes Cênicas, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciências Econômicas, Ciências Rurais, Ciências Sociais, Cinema, Design, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção Civil, Engenharia de Produção Elétrica, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Sanitária e Ambiental, Farmácia, Filosofia, Física, Fonoaudiologia, Geografia, Geologia, História, Jornalismo, Letras (Língua Alemã), Letras (Língua Espanhola), Letras (Língua Francesa), Letras (Língua Inglesa), Letras (Língua Italiana), Letras (Libras), Letras (Língua Portuguesa), Matemática, Matemática e Computação Científica, Medicina, Meteorologia, Museologia, Nutrição, Oceanografia, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Sistemas de Informação e Zootecnia.

•    Campus Araranguá 
Rua Pedro João Pereira, nº 150, Mato Alto, Araranguá – SC
http://ararangua.ufsc.br
(48) 3721-2170

Engenharia de Computação, Engenharia de Energia, Fisioterapia, Tecnologias da Informação e Comunicação. 

•    Campus Curitibanos 
Rodovia Ulisses Gaboardi, km 3, Curitibanos – SC
http://curitibanos.ufsc.br
(48) 3721-4166

Agronomia, Ciências Rurais, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária.

•    Campus Blumenau
Rua Pomerode, 710, Bairro Salto do Norte, Blumenau - SC
http://blumenau.ufsc.br
(47) 3232-5100

Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia Têxtil, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Química

•    Campus Joinville
Rua Presidente Prudente de Moraes, nº 406, Santo Antônio, Joinville – SC 
http://joinville.ufsc.br
(48) 3721-4655
    
Bacharelado Interdisciplinar em Mobilidade, Engneharia Aeroespacial, Engenharia Automotiva, Engenharia de Infraestrutura, Engenharia de Transporte e Logística, Engenharia Ferroviária e Metroviária, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Naval.

INFRAESTRUTURA
A sede da UFSC, localizada em Trindade, é dividida em 11 centros de ensino, construídos em uma área superior a 20 milhões m². Além disso, a instituição conta com outros três campi localizados em Joinville, Curitibanos e Araranguá. O complexo educacional conta com Restaurante Universitário, Biblioteca Central, Bibliotecas setoriais, Hospital Universitário, Centro de Convivência, Centro de Cultura e Eventos, Laboratórios de computação e específicos de atividades de cada curso, Museu Universitário, Planetário, Fazenda Experimental e muito mais. 

FORMAS DE INGRESSO

•    Vestibular Tradicional
A UFSC realiza seu Vestibular Tradicional com o objetivo de preencher 70% das vagas oferecidas pela instituição para cursos de graduação. O Processo Seletivo acontece todo ano e é organizado pela Comissão Permanente do Vestibular (Coperve). As inscrições são abertas, geralmente, nos meses de setembro e outubro e a prova aplicada em dezembro. 

•    Enem e SiSU 
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é utilizado pela UFSC como parte da nota de seu vestibular. O peso destinado para essa modalidade de ingresso chega a ser de 30%. Os interessados em incluir a nota no processo seletivo devem informar a preferência no processo de inscrição. Além disso, a Universidade oferece parte das vagas pelo Sistema Único de Seleção (SiSU).  

    Sistema de Cotas 
Atualmente, a UFSC destina metade das vagas do Vestibular e SiSU para candidatos que estudaram todo o ensino médio na rede pública, conforme prevê a Lei de Cotas.  

•    Ensino a Distância 
A UFSC oferece, desde 1995, os seguintes cursos de graduação pela metodologia de Ensino a Distância: Administração, Administração Pública, Biologia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Filosofia, Física, Letras (Espanhol), Letras (Inglês), Letras (Português) e Matemática. Além disso, cursos de graduação pró-licenciatura, especialização e extensão também são oferecidos.  

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | 50 anos

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Google + | Youtube 

VEJA TAMBÉM

1 2