Home Universidades Roraima Universidade Federal de Roraima - UFRR

Universidade Federal de Roraima - UFRR

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) está situada no extremo norte do país e possui os campi de Paricarana e Caumé, ambos situados na capital, Boa Vista.

Publicado por Érica Caetano em Roraima

Compartilhe

A UFRR possui a missão de auxiliar a formação e a preservação da cultura, estimulando a difusão do conhecimento
A UFRR possui a missão de auxiliar a formação e a preservação da cultura, estimulando a difusão do conhecimento

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) é uma das mais jovens instituições federais de ensino superior do país. Ela conta atualmente com 42 cursos de graduação, entre licenciaturas e bacharelados, 10 cursos próprios de mestrado em diferentes áreas do conhecimento, além de programas de doutorado interinstitucionais.

O aluno que ingressa na UFRR tem a possibilidade de receber uma formação plena, sob a perspectiva condizente com o contexto amazônico. A Instituição promove o ensino superior público de qualidade como um processo de força para a expansão, consolidação e internacionalização do ensino.

 

CAMPUS

Campus Paricarana

Avenida Cap. Ene Garcez, nº 2.413, Paricarana, Boa Vista - RR

 (95) 3621-3106

Administração, Antropologia, Arquitetura, Artes Visuais, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Comunicação Social, Direito, Economia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Física, Geografia, Geologia, História, Letras – Língua Português, Letras – Língua Espanhola, Letras – Língua Francesa, Letras – Língua Inglesa, Letras – Literatura, Matemática, Medicina, Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Internacionais e Secretariado Executivo.

 

Campus Caumé

BR 174, KM 12, Bairro Monte Cristo, Boa Vista - RR

(95) 3621-3100 / 3621-3202

Agronomia e Zootecnia.

 

INFRAESTRUTURA

A expansão física da UFRR tem gerado emprego e renda a inúmeras famílias roraimenses e estimulado a construção civil no estado. A instituição tem trabalhado nesses últimos anos para oferecer novos espaços físicos para melhorar a qualidade de vida da comunidade acadêmica. Dentre as obras, destacam o Centro Amazônico sem Fronteiras, o Centro de Desenvolvimento do Servidor e os Restaurantes Universitários. Foram investidos em obras e equipamentos mais de 40 milhões provenientes de diversas fontes: emendas parlamentares e captação de recursos em projetos junto ao Ministério da Educação e Ministério da Ciência e Tecnologia.

 

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular

Através do Prova Integral (PI), a UFRR oferece seu vestibular tradicional, que é realizado em uma única etapa, com exceção para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais e Comunicação Social, em que é necessário fazer o teste de habilidade específica. Os candidatos aos demais cursos realizam prova composta por uma redação e questões objetivas de conhecimentos gerais, juntamente a disciplinas vistas durante o Ensino Médio, como Biologia, Química, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, História, Geografia e Física.

 

PSS

A UFRR possui o Processo Seletivo Seriado (PSS) constituído por três etapas: E1, E2 e E3. A cada fase, o candidato realiza um exame com três questões objetivas das disciplinas vistas durante o Ensino Médio, além da redação, que é realizada somente na última etapa. O resultado final do PSS é obtido por meio da soma do desempenho do estudante durante as três etapas. Quem realiza a E3, último exame que compõe o PSS, é obrigado a fazer o vestibular tradicional da instituição, denominado de Prova Integral (PI). O resultado final se dá através da soma do desempenho das três etapas que é comparada com o desempenho na PI, o candidato concorre com a maior pontuação obtida.

 

Enem e SiSU

Das vagas remanescentes do vestibular tradicional ou do PSS, 20% podem ser preenchidas por candidatos que tenham sido aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A instituição oferta essa porcentagem no primeiro e no segundo semestre. As vagas remanescentes da UFRR, disponibilizadas para o ingresso através do Enem, são selecionadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC).

 

Sistema de Cotas

A partir da Lei nº 12.711/12, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, a UFRR reserva 50% das vagas a estudantes que comprovarem ser oriundos da rede pública de ensino. As vagas são divididas para aqueles candidatos que se autodeclararem negros ou pardos e para os que possuem renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio. São reservadas também 5% das vagas para estudantes que sejam portadores de necessidades especiais.

 

Ensino a Distância

O Núcleo de Educação a Distância da UFRR está interligado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Dentre as modalidades oferecidas estão cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Os cursos superiores ofertados pela Universidade Federal de Roraima nesse formato são: Administração Pública, Informática e Matemática. Mais informações sobre os cursos de Ensino a Distância da UFRR podem ser obtidas através do site: www.uab.ufrr.br.

 

PÁGINA ELETRÔNICA

Site | Vestibular

 

REDES SOCIAIS

Facebook | Twitter

VEJA TAMBÉM

1 2