Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Universidades
  3. Roraima
  4. Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Universidade Federal de Roraima (UFRR)

UFRR está situada no extremo norte do país e possui os campi de Paricarana, Murupu e Caumé, na capital Boa Vista.

Publicado por Érica Caetano
A UFRR possui a missão de auxiliar a formação e a preservação da cultura, estimulando a difusão do conhecimento
A UFRR possui a missão de auxiliar a formação e a preservação da cultura, estimulando a difusão do conhecimento

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) é uma das mais jovens instituições federais de ensino superior do país. Ela conta atualmente com a oferta de 47 cursos superiores, sendo 26 bacharelados, 20 licenciaturas e 1 tecnológico, com atividades desenvolvidas em três campi: Paricarana, Cauamé e Murupu.

Tópicos deste artigo

Campi

Campus Paricarana

Av. Cap. Ene Garcez, nº 2413, Bairro Aeroporto, Boa Vista / RR
(95) 3621-3100
E-mail: reitoria@ufrr.br

Cursos: Administração, Antropologia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciências da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Comunicação Social – Jornalismo, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Geografia, Geologia, Gestão em Saúde Coletiva, Gestão Territorial Indígena, História, Letras, Matemática, Medicina, Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Internacionais e Secretariado Executivo.

Campus Murupu

Rodovia BR 174, Km 37 - Sede da antiga Fazenda Bamerindus, S/N, PA Nova Amazônia
Vista/RR
Telefone: (95) 8404-2092

Não oferta cursos superior. O campus abriga a Escola Agrotécnica (EAGRO), voltada especialmente à comunidade rural do Estado, com atividades voltadas para o ensino médio e técnico. São oferecidos cursos técnicos em Agropecuária, nas modalidades: Integrado ao Ensino Médio, Subsequente e Educação Profissional de Jovens e Adultos (Proeja), além do curso de Agroecologia em nível superior.

Campus Caumé

BR 174, Km 12, Monte Cristo, Boa Vista/RR
Telefone: (95) 3627-2898
E-mail: diretoria.cca@ufrr.br

Cursos: Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia.

Ensino a Distância

O Núcleo de Educação a Distância da UFRR está interligado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A UFRR em parceria com a Universidade Virtual de Roraima (UNIVIRR) vem trabalhando para expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior.

Dentre as modalidades oferecidas estão cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Os cursos superiores ofertados pela Universidade Federal de Roraima nesse formato são: Informática e Matemática. Mais informações sobre os cursos de Ensino a Distância da UFRR podem ser obtidas através deste site.

Infraestrutura

A instituição oferece espaços acadêmicos que auxiliam os estudantes no que diz respeito à conclusão de seus cursos e, consequentemente, suas formações. Dentre as estruturas disponibilizadas estão uma Unidade de Saúde, o Núcleo de Práticas Jurídicas e Direitos Humanos e o Serviço de Atendimento Psicológico (SAP).

Há também uma extensa estrutura de bibliotecas, com uma em cada campi, que somam mais de 102.255 mil exemplares, entre livros, periódicos, trabalhos de pós-graduação, dentre outros materiais, além da biblioteca virtual com 30 bases de dados nacionais e estrangeiros.
A instituição possui mais de nove mil alunos nos cursos de ensino básico, técnico, graduação e pós-graduação. O corpo de funcionários é constituído por 600 professores e 360 técnicos administrativos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como entrar na UFRR

Vestibular

Através do Prova Integral (PI), a UFRR oferece seu vestibular tradicional, que é realizado em uma única etapa, com exceção para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais e Comunicação Social, em que é necessário fazer o teste de habilidade específica (THE). 

Os candidatos realizam prova composta por uma redação e questões objetivas de conhecimentos gerais do ensino médio: Biologia, Química, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, História, Geografia e Física. São 72 questões ao todo.

PSS

A UFRR possui o Processo Seletivo Seriado (PSS) constituído por três etapas: E1, E2 e E3. Os candidatos da E1 e E2 respondem três questões objetivas de cada disciplina do ensino médio, totalizando 24 questões, e elaboram uma redação.

Os inscritos na E3 fazem a mesma prova dos participantes da Prova Integral, ou seja, 72 questões objetivas e uma redação.

O resultado final do PSS é obtido por meio da soma do desempenho do estudante durante as três etapas. 

Saiba mais sobre o Vestibular da UFRR

Enem e SiSU

Metade das vagas da UFRR é oferecida pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A UFRR participa somente da edição do primeiro semestre do SiSU, mas com oferta de vagas para ambos os semestres. 

As vagas remanescentes do vestibular tradicional ou do PSS também podem ser preenchidas por candidatos que tenham sido aprovados no SiSU.

Cursos a distância

O ingresso nos cursos da modalidade EaD é feito por meio de um vestibular próprio. A prova contém 30 questões objetivas divididas entre conhecimentos gerais, língua portuguesa e matemática.

Cotas

A partir da Lei nº 12.711/12, conhecida como Lei de Cotas, a UFRR reserva 50% das vagas a estudantes que comprovarem ter estudado todo o ensino médio em escola pública.

As vagas dos cotistas são divididas igualmente entre candidatos com renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa e candidatos com renda acima desse valor. Dentro de cada faixa de renda, há vagas reservadas para autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

São reservadas também 5% das vagas para estudantes que sejam portadores de necessidades especiais, independente de terem estudado em escola pública.

PÁGINA ELETRÔNICA

Site | Vestibular

REDES SOCIAIS

Facebook | Twitter

 

Veja também

MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023