Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Universidades
  3. Rio Grande do Sul
  4. Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Com quase meia década de funcionamento, FURG oferece 53 cursos de graduação no estado de Rio Grande do Sul e na cidade rio-grandense.

Publicado por Wanja Borges
Vista aérea do Campus da FURG
Vista aérea do Campus da FURG

Buscar a educação em sua plenitude, despertando a criatividade e o espírito crítico, além de propiciar os conhecimentos necessários à transformação social. Este é um dos objetivos da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), instituição de ensino superior pública e gratuita localizada a quase 400 quilômetros da capital gaúcha. Fundada em 20 de agosto de 1969, a FURG foi criada a partir da “Fundação Cidade do Rio Grande”, entidade mantenedora instituída em 8 de julho de 1953 para atender os moldes exigidos pelo Ministério da Educação e Cultura. 

Devido ao elevado número de profissionais na área de engenharia e o parque industrial existente na região, a primeira demanda da Universidade foi a Escola de Engenharia Industrial, que inicialmente funcionou na biblioteca e indústrias rio-grandenses.  Com cerca de 10 mil alunos, 500 professores e 1 mil servidores técnico-administrativos, atualmente, a instituição obteve conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) no ano de 2010, assim como os cursos de Medicina e Enfermagem, oferecidos pela instituição, que foram reconhecidos com a mesma nota pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). 

 

 

CAMPUS
•    Campus Carreiros
Av. Itália, km 8, Bairro Carreiros
(53) 3233-6500

Administração, Arqueologia, Arquivologia, Artes Visuais, Biblioteconomia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Educação Física, Engenharia Agroindustrial (Indústrias Alimentícias), Engenharia Agroindustrial (Agroquímica), Engenharia Bioquímica, Engenharia Civil, Engenharia Civil (Costeira e Portuária), Engenharia Civil (Empresarial), Engenharia de Alimentos, Engenharia de Automação, Engenharia de Computação, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecânica (Empresarial), Engenharia Mecânica (Naval), Engenharia Química, Física, Geografia, História, Letras (Português), Letras (Português/Espanhol), Letras (Português/Francês), Letras (Português/Inglês), Matemática, Matemática Aplicada, Matemática (Licenciatura), Pedagogia (Anos Iniciais do Ensino Fundamental), Pedagogia (Educação Infantil), Pedagogia (Licenciatura), Pedagogia para Professores na Rede de Ensino Público, Psicologia, Química, Química (Licenciatura), Sistemas de Informação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Construção de Edifícios, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Refrigeração e Climatização, Tecnologia em Toxicologia Ambiental. 


•    Campus Cidade
Rua Alfredo Huch, nº 475, Centro 
(53) 3233-8600

Ciências Biológicas, Engenharia Agroindustrial (Indústrias Alimentícias), Engenharia Agroindustrial (Agroquímica), Engenharia Bioquímica, Engenharia Civil, Engenharia Civil (Costeira e Portuária), Engenharia Civil (Empresarial), Engenharia de Alimentos, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecânica (Empresarial), Engenharia Mecânica (Naval), Engenharia Química, Química e Química (Licenciatura)


•    Campus Saúde
Rua Visconde de Paranaguá, nº 102, Centro 
(53) 3233-8800

Enfermagem. 


•    Campus Santa Vitória do Palmar
Rua Glicério P. de Carvalho, nº 81, Bairro Coxilha 
(53) 3263-6500

Administração, Pedagogia (Licenciatura), Licenciatura em Ciências e Turismo Binacional. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


•    Campus Santo Antônio da Patrulha
Barão do Caí, nº 125, Cidade Alta 
(51) 3662-6206

Administração, Engenharia Agroindustrial (Indústrias Alimentícias), Engenharia Agroindustrial (Agroquímica), Licenciatura em Ciências, Pedagogia (Licenciatura). 


•    Campus São Lourenço do Sul
Rua Marechal Floriano Peixoto, nº 2236, Centro 
(53) 3251-3933

Administração, Licenciatura em Ciências e Técnico em Gestão Ambiental. 

 

 

INFRAESTRUTURA

A FURG conta atualmente com 14 unidades educacionais, divididas por áreas de atuação em três campi na cidade de Rio Grande e em três campi no estado do Rio Grande do Sul. Além disso, existem quatro áreas isoladas, sendo elas o Museu Oceanográfico Prof. Eliézer de Carvalho Rios, a Estação de Aquicultura Prof. Marcos Alberto Marchiori, a Editora e Gráfica Dom Antônio Zattera (onde também estão localizadas a Rádio Universidade e o Serviço de Assistência Judiciária) e o Centro de Convívio dos Meninos do Mar. O Hospital Universitário, Biblioteca, Centro de Convivência, Centro Esportivo, TV FURG, Horto Florestal e Estação Marinha de Aquicultura também integram a infraestrutura da Universidade.  

 

 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional

 O ingresso na FURG em 2012 aconteceu somente pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). 

 

•    Enem e SiSU
Desde 2011, o ingresso na FURG acontece por meio do SiSU , o qual utiliza 100% da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para preencher as vagas do seu processo seletivo. 

 

•    Sistema de Cotas 
A FURG ainda não reserva vagas para cotistas, mas, através do Programa de Ação Inclusiva (Proai), oferece pontos extras na nota final de estudantes das provas objetivas do Enem, sendo 4% para estudantes que cursaram o Ensino Médio e pelo menos dois anos do Ensino Fundamental em escola pública; 6% para autodeclarados negros e pardos e 6% para portadores de deficiência. 

 

•    Ensino a Distância 
Foi em dezembro de 2007 que o Conselho Universitário da FURG aprovou a criação da Secretaria Geral de Educação a Distância (SEAD). Atualmente, a SEAD oferece cursos de graduação em Matemática, Pedagogia e Administração pela modalidade de Ensino a Distância. Além disso, oito cursos de pós-graduação são ministrados pelo mesmo método, sendo eles: Mídia na Educação, EJA, Educação em Direitos Humanos, ESP-MAT, TIC-EDU, POS-RS, Educação Ambiental e Aplicações para a Web. 

 

 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | FURG TV e FURG FM

 

 

REDES SOCIAIS 
Orkut | Facebook | Youtube | Blog

 

Veja também

Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje
Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023
Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa