Home Universidades Piauí Universidade Federal do Piauí - UFPI

Universidade Federal do Piauí - UFPI

As vagas para os cursos superiores da UFPI são preenchidas 100% através do SiSU, que avalia o desempenho dos candidatos no Enem.

Publicado por Érica Caetano em Piauí

Compartilhe

A Universidade Federal do Piauí possui cinco campi, localizados nos municípios de Bom Jesus, Paranaíba, Floriano, Picos e na capital, Teresina
A Universidade Federal do Piauí possui cinco campi, localizados nos municípios de Bom Jesus, Paranaíba, Floriano, Picos e na capital, Teresina

Mantida pela Fundação Universidade Federal do Piauí (FUFPI) e financiada com recursos do Governo Federal, a UFPI trabalha com a missão de oferecer conhecimento, seja ele de ordem filosófica, científica, artística ou tecnológica, e acredita que assim poderá contribuir para o desenvolvimento econômico, social e cultural de seus alunos.

A Universidade foi instalada em 01 de março de 1971, a partir da junção de outras faculdades já existentes no estado do Piauí. Sua sede encontra-se localizada na capital do estado, Teresina, mas possui campi nas cidades de Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus. No momento, a instituição possui 20.174 mil alunos matriculados nos 98 cursos de graduação oferecidos.

 

CAMPUS

Campus Professora Cinobelina Elvas

Campus Universitário, BR 135, KM 3, Bom Jesus - PI

http://www.ufpi.br/bomjesus

(89) 3562-2535

Biologia, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e Zootecnia.

 

Campus Universitário de Parnaíba

Avenida São Sebastião, nº 2.819, Parnaíba - PI

http://www.ufpi.br/parnaiba

(86) 3323-5248

Administração, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia de Pesca, Fisioterapia, Matemática, Pedagogia, Psicologia, Teologia e Turismo.

 

Campus Ministro Petrônio Portella

Campus Universitário, Bairro do Ininga, Teresina - PI

 (86) 3215-5525

Administração, Arquitetura e Urbanismo, Arqueologia, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Jornalismo, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Enfermagem, Estatística, Farmácia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Moda, Música, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Química e Serviço Social.

 

Campus Amilcar Ferreira Sobral

BR 343, KM 3,5, Bairro Meladão, Floriano - PI

(89) 3522-27216

Administração, Ciências Biológicas, Enfermagem e Pedagogia.

 

Campus Senador Helvídio Nunes de Barros

Rua Cícero Eduardo, s/nº, Bairro Junco, Picos - PI

(89) 3422-4200

Administração, Ciências Biológicas, Enfermagem, Letras, História, Nutrição, Pedagogia, Matemática e Sistemas de Informação.

 

INFRAESTRUTURA

Os campi da UFPI oferecem aos universitários toda estrutura necessária para o auxílio e desempenho das atividades propostas durante os seus estudos. A instituição possui hospital e ambulatório universitário, hospital veterinário, uma biblioteca central e nove setoriais, salas de aula equipadas, auditório, restaurante universitário, laboratórios para pesquisas avançadas e de informática, além de estacionamento próprio.

 

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular

Não utiliza.

 

Enem e SiSU

A UFPI utiliza como processo seletivo para os seus cursos de graduação o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Portanto, os estudantes interessados em estudar na Universidade Federal do Piauí precisam realizar o Exame e, em seguida, inscreverem-se no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), já que a classificação ocorre através dele. Atualmente, a Universidade classifica 100% de seus estudantes através do SiSU. Para isso, é preciso que eles façam o Enem, inscrevam-se no Sistema e aguardem o resultado. A classificação ocorre de acordo com a nota e o desempenho obtido no Enem.

 

Sistema de Cotas

A UFPI já utilizava o sistema de cotas, entretanto, com a aprovação da Lei 12.711, de 2012 (Lei de Cotas), sancionada pela presidente Dilma Rousseff, a instituição decidiu reformular essa divisão, baseando-se no que estipula a nova lei. Com isso, serão disponibilizadas para o processo seletivo 2013 da Universidade 12,5% de suas vagas para alunos que estudaram o Ensino Médio na rede pública de ensino. Esse valor deve aumentar gradativamente, já que as universidades públicas devem regularizar essa distribuição (de até 50%) dentro de quatro anos.

 

Ensino a Distância

Criado em 2006, o Centro de Educação a Distância (CEAD) da UFPI está interligado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Dentre os cursos de graduação oferecidos na modalidade Ensino a Distância pela instituição estão Administração, Administração Pública, Ciências Biológicas, Filosofia, Física, Matemática, Pedagogia, Química e Sistemas de Informação.

 

PÁGINA ELETRÔNICA

Site

 

REDES SOCIAIS

Facebook | Twitter

VEJA TAMBÉM

1 2