Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Universidades
  3. Rio Grande do Sul
  4. Universidade Federal de Pelotas – UFPel

Universidade Federal de Pelotas – UFPel

Com mais de 40 anos de história, UFPel pretende se tornar referência em formação inovadora e empreendedora.

Publicado por Wanja Borges
UFPel está localizada no Sul do Estado e a 250km de Porto Alegre
UFPel está localizada no Sul do Estado e a 250km de Porto Alegre

Promover a formação integral e permanente do profissional, construindo o conhecimento e a cultura, comprometidos com os valores da vida, construção e o progresso da sociedade é a missão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Instituída em agosto de 1969, a partir da transformação da Universidade Federal Rural do Rio Grande do Sul e aglutinação de instituições particulares, unidades centenárias compõem hoje sua estrutura, como a Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Faculdade de Veterinária, Faculdade de Ciências Domésticas, de Direito e de Odontologia. 

Localizada no Sul do estado e a 250km de Porto Alegre, a UFPel vem trabalhando para ser referência em formação inovadora e empreendedora. Atualmente, mais de 150 cursos entre graduação, mestrado e doutorado são ministrados por cerca de dois mil docentes a quase 30 mil estudantes. Em 2010, a Universidade foi reconhecida com conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC). Já no Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), referente ao ano de 2009, cursos como Administração, Direito, Design e Turismo conquistaram nota máxima na avaliação. 

 

 

CAMPUS
•    Campus Universitário

Rua Gomes Carneiro, nº 01, Centro, Pelotas – RS
http://www.ufpel.edu.br/ ou ccs@ufpel.edu.br
(53) 3921-1401 / 1268

Administração, Agronomia, Antropologia (Antropologia Social), Antropologia (Arqueologia), Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Biotecnologia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Cinema de Animação, Cinema e Audiovisual, Conservação e Restauro de Bens Culturais, Dança, Design Digital, Design Gráfico, Direito, Economia, Educação Física, Enfermagem e Obstetrícia, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção, Engenharia Eletrônica, Engenharia Geológica, Engenharia Hídrica, Engenharia Industrial Madeireira, Engenharia Sanitária e Ambiental, Farmácia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras (Redação e Revisão de Textos), Letras (Tradução), Letras (Inglês e Literatura Língua Inglesa), Letras (Português e Literatura Língua Portuguesa), Letras (Português/Alemão e respectivas literaturas), Letras (Português/Espanhol e respectivas literaturas), Letras (Português/Francês e respectivas literaturas), Letras (Português/Inglês e respectivas literaturas), Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Meteorologia, Museologia, Música (Canto), Música (Ciências Musicais), Música (Composição Musical), Música (Flauta Transversal), Música (Piano), Música (Violão), Música (Violino), Música (Flauta), Música (Teclado ou Piano), Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Química de Alimentos, Química Industrial, Teatro, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Geoprocessamento, Tecnologia em Processos Gerenciais, Turismo, Zootecnia. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

 

INFRAESTRUTURA
A UFPel é dividida em 23 unidades acadêmicas, em cinco campi diferentes, sendo três na cidade de Pelotas e dois no município de Capão do Leão. Sua estrutura física é composta por 21 laboratórios de informática, 8 bibliotecas, 9 salas especiais equipadas com equipamentos de última geração, laboratórios especializados, Centro Agropecuário da Palma, Centro de Pesquisa Meteorológica (Radar) e muito mais. A instituição também conta com uma editora, gráfica e livraria, além de uma Rádio Universitária. 

 


FORMAS DE INGRESSO
•    PAVE

Desde 2004, a UFPel trabalha com uma modalidade alternativa de seleção para seus cursos de graduação, o Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE). Processo gradual e sistemático, o programa avalia o estudante durante o Ensino Médio, ou seja, por meio de subprogramas trienais, constituídos de etapas. 

 

•    Enem e SiSU
O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é a única forma de acesso aos cursos de graduação da UFPEL. Para isso, o estudante precisa ter participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As chamadas acontecem semestralmente. 

 

•    Sistema de Cotas 
Antes da regulamentação da Lei de Cotas, a UFPel não trabalhava com nenhum programa de ação inclusiva. Para o primeiro semestre de 2013, a Universidade pretende destinar 12,5% de suas vagas a cotistas, porcentagem mínima exigida. A implantação total da legislação deverá acontecer gradualmente, já que ainda não existe um estudo sobre o tema. 

 

•    Ensino a Distância 
A UFPEL oferece cursos de Ensino a Distância desde 1998, através do Centro de Educação a Distância (CEAD). Pedagogia, Espanhol, Educação do Campo e Matemática são as graduações ofertadas por essa modalidade. A instituição também oferece quatro cursos de pós-graduação e quatro de extensão em formato EAD. 
 

 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site

 

 

REDES SOCIAIS 
Facebook | Twitter | Orkut

Veja também

MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023