Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Universidades
  3. Paraná
  4. Universidade Federal do Paraná – UFPR

Universidade Federal do Paraná – UFPR

O ensino da UFPR é reconhecido pelo IGC e Enade; quatro cursos oferecidos pela instituição obtiveram nota máxima nesse exame.

Publicado por Wanja Borges
UFPR atuou como faculdade particular até 1950
UFPR atuou como faculdade particular até 1950

Com a missão de fomentar, construir e disseminar o conhecimento, contribuindo para a formação do cidadão e desenvolvimento humano sustentável, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) é considerada, atualmente, a instituição de ensino superior mais antiga do Brasil. Criada em 19 de dezembro de 1912 e estruturada três meses depois, a UFPR funcionou como faculdade particular até 1950. De lá para cá, além de pública e gratuita, a universidade passou a exercer suas atividades com base no Ensino, Pesquisa e Extensão. 

Avaliada pelo Índice Geral de Cursos (IGC) com nota 4, em 2010, a UFPR é uma das maiores universidades federais do país com uma comunidade de alunos, professores e servidores técnico-administrativos estimada em 40 mil pessoas, sendo 26 mil estudantes apenas na graduação. A instituição também é reconhecida pelo conceito 5 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) obtido por quatro de seus 112 cursos, sendo eles: Administração, Geografia, Terapia Ocupacional e Ciências Sociais.  

CAMPUS
•    Campus Curitiba
Campus I: Rua dos Funcionários, nº 1.540, Cabral
Campus II: Rua XV de Novembro, nº 1.299, Centro
Campus III: Av. Cel. Francisco H. dos Santos, nº 210, Jardim das Américas
(41) 3360-5000

Administração, Agronomia, Artes Visuais, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social, Design, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia Cartográfica, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Industrial Madeireira, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Estatística, Expressão Gráfica (bacharelado), Farmácia, Filosofia, Física, Geografia, Geologia, Gestão da Informação, História, Informática Biomédica, Letras, Matemática, Matemática Industrial, Medicina, Medicina Veterinária, Música, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Produção Cênica, Tecnologia em Comunicação Institucional, Tecnologia em Gestão da Qualidade, Tecnologia em Gestão Pública, Tecnologia em Construção de Instrumentos Musicais (Luteria), Tecnologia em Secretariado Executivo, Tecnologia em Negócios Imobiliários, Terapia Ocupacional, Turismo e Zootecnia.

•    Campus Pontal do Paraná
Av. Beira-Mar, s/nº, Pontal do Sul, Pontal do Paraná – PR
http://www.ufpr.br/portalufpr/pontal ou direcaocem@ufpr.br
(41) 3455-1333 ou 3455-1105

Ciências Exatas (licenciatura), Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Aquicultura, Oceanografia.

•    Campus Avançado Palotina
Rua Pioneiro, nº 2.153, Jardim Dallas, Palotina – PR
www.campuspalotina.ufpr.br ou campuspalotina@ufpr.br
(41) 3211-8500 ou 3211-4530

Agronomia, Ciências Biológicas, Computação (licenciatura), CIências Exatas (licenciatura), Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Energias Renováveis, Medicina Veterinária, Biotecnologia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

•    Campus Matinhos
Rua Jaguariaíva, nº 512, Caiobá, Matinhos – PR
www.litoral.ufpr.br ou atend.academico@ufpr.br
(41) 3511-8300 ou 3511-8361

Artes (Licenciatura), Ciências (Licenciatura), Educação Física (Licenciatura), Gestão Ambiental, Gestão e Empreendedorismo, Gestão Pública, Informática e Cidadania, Linguagem e Comunicação (Licenciatura), Saúde Coletiva, Serviço Social, Agroecologia, Gestão Imobiliária, Gestão de Turismo.

•    Jandaia do Sul
Rua Dr. João Maximiano, 426, Centro, Jandaia do Sul - PR
www.jandaiadosul.ufpr.br 
(43) 3432-4627

Engenharia de Produção, Engenharia de Alimentos, Engenharia Agrícola, Computação (licenciatura), Ciências Exatas (licenciatura).

INFRAESTRUTURA
Os três campi da UFPR, em Curitiba, compreende espaços importantes da instituição, como o Hospital Veterinário, Hospital de Clínicas, Centro de Visão e Departamento de Artes (Batel), Restaurante Universitário, Bibliotecas, Centro Politécnico e o Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT), além de prédios especializados em áreas de atuação dos cursos oferecidos. A instituição conta, ainda, com cerca de 20 laboratórios para atividades de ensino e extensão. Museus e Teatro também compõem a estrutura física da universidade. 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional

A UFPR realiza seu vestibular tradicional uma vez ao ano, mas com vagas previstas para o primeiro e segundo semestres. As inscrições geralmente são abertas em agosto, enquanto as provas acontecem nos meses de novembro e dezembro.  

•    Enem
A UFPR utiliza as notas da parte objetiva da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a composição do desempenho do candidato no vestibular da universidade, valendo até 10% de sua pontuação final. O Enem só não pode ser utilizado por treineiros e candidatos ao Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Paraná.  

•    SiSU e Sistema de Cotas 
30% das vagas nos cursos de graduação da UFPR são destinadas para candidatos do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Tanto no vestibular quanto SiSU, 40% das vagas são reservadas para candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública, conforme determina a Lei de Cotas. No Vestibular 2016 a reserva subirá para 50%.

•    Ensino a Distância 
Desde outubro de 2010, a UFPR oferece os cursos de graduação em Administração Pública e Pedagogia (Magistério das Séries Iniciais) na modalidade a distância. Além disso, a instituição também conta com cerca de 10 cursos de especialização e seis cursos de aperfeiçoamento nesse formato. 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Flickr

Veja também

Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa