Home Universidades Minas Gerais Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP

Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP

Criada em 1969, UFOP oferece, atualmente, 38 opções de cursos de graduação na modalidade presencial.

Publicado por Wanja Borges em Minas Gerais

Compartilhe

UFOP é constituída por quatro campi e nove unidades acadêmicas
UFOP é constituída por quatro campi e nove unidades acadêmicas

Instituída como Fundação de Direito Público em agosto de 1969, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) surgiu da integração da Escola de Farmácia com a Escola de Minas, instituições de ensino superior renomadas da região, criadas em 1839 e 1876, respectivamente. Seu primeiro reitor, Antônio Pinheiro Filho, ficou no cargo de agosto de 1969 até setembro de 1971 e, desde então, mais de 10 reitores já passaram pela história da Universidade.

Atualmente, com 38 cursos de graduação, a Universidade conta com cerca de 700 docentes, 700 técnico-administrativos e 10 mil estudantes. Considerada referência no Brasil, nas áreas de Farmácia e Engenharia, a UFOP foi classificada com conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) 2010, em uma escala de 1 a 5. No Ranking Universitário Folha, a instituição ocupa o 5º lugar entre as melhores Universidades de Minas Gerais, entre públicas e privadas, e o 37º lugar no placar geral. 

 

 

CAMPUS
•    Campus João Monlevade

Rua 36, nº 115, Loanda, João Monlevade – MG
http://www.icea.ufop.br/novo
(31) 3852-8709

Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação.

 

•    Campus Mariana I
Rua do Catete, nº 166, Centro, Mariana – MG
http://www.icsa.ufop.br
(31) 3557-3835

Administração, Ciências Econômicas, Jornalismo e Serviço Social. 

 

•    Campus Mariana II
Rua do Seminário, s/nº, Centro, Mariana – MG
http://www.ichs.ufop.br
(31) 3542-0000

História, Letras e Pedagogia. 

 

•    Campus Ouro Preto
Campus Universitário, Morro do Cruzeiro, s/n°, Ouro Preto – MG
http://www.ufop.br
(31) 3559-1323

Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia dos Alimentos, Ciências Biológicas, Direito, Educação Física, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Engenharia Geológica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Estatística, Farmácia, Filosofia, Física, Matemática, Medicina, Museologia, Música, Nutrição, Química Industrial, Química e Turismo. 

 

 

INFRAESTRUTURA
A UFOP é constituída, atualmente, por quatro campi, 9 unidades acadêmicas e 27 departamentos, localizados nos municípios de João Monlevade, Mariana e Ouro Preto. Além disso, seu Complexo Universitário conta com 12 bibliotecas, compostas por mais de 75 mil títulos e 150 mil volumes. Laboratórios especializados, Centro de Artes e Convenções, TV e Rádio UFOP, Mirante, Cineteatro, Museus, Empresas Juniores, Escritório Piloto e Observatório Astronômico são alguns dos espaços físicos que integram a infraestrutura da instituição. 

 


FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional

Desde 2011, a UFOP suspendeu seu vestibular tradicional para utilizar o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como único critério de seleção para seus cursos de graduação. Contudo, para os cursos de Artes Cênicas e Música, a Universidade ainda realiza um processo seletivo composto por duas fases: Prova de Conhecimentos Gerais e Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Provas de Aptidão Específica, compostas por teste discursivo e interpretação. 

 

•    Sistema de Cotas 
Desde 2008, a UFOP reserva 30% de suas vagas para estudantes egressos de escolas públicas. Com a aprovação da Lei de Cotas, a Universidade incluirá, também, os critérios de renda e etnia em sua Política de Ação Afirmativa, a partir de 2013. A previsão é de que, até 2016, a instituição ofereça 50% de suas vagas para cotistas, conforme prevê a legislação. 

 

•    Sisu 
O SiSU é utilizado, desde 2011, como único critério de avaliação para ingresso na UFOP, exceto para os cursos de Música e Artes Cênicas. Gerenciado pelo Ministério da Educação, o sistema é utilizado pelas instituições públicas de ensino superior para oferecer vagas para candidatos participantes do Enem. 

 

•    Enem
O Enem é utilizado pela UFOP como critério para seleção de seus candidatos, tanto no SiSU quanto no processo seletivo especial dos cursos de Música e Artes Cênicas. Neste caso, o desempenho do candidato na Prova de Conhecimentos Gerais e Redação do Enem é utilizado pela instituição em substituição à primeira fase do vestibular. 

 

•    Ensino a Distância 
O Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) atua em 13 polos, em convênios com prefeituras municipais, e em 23 polos inseridos na Universidade Aberta do Brasil, contemplando cidades dos estados da Bahia, Minas Gerais e São Paulo. Atualmente, a UFOP oferece os cursos de Administração, Geografia, Matemática e Pedagogia na modalidade de Ensino a Distância (EaD). 

 

 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular 

 

 

REDES SOCIAIS 
Facebook | Twitter | Youtube | Flickr | Orkut

 

 

VEJA TAMBÉM

1 2