Home Universidades Maranhão Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

A UFMA possui 11 mil estudantes matriculados em seus 83 cursos de graduação.

Publicado por Érica Caetano em Maranhão

Compartilhe

Além do campus na capital São Luís, a instituição está presente nas cidades de Imperatriz, Bacabal, Chapadinha, Pinheiro e Codó
Além do campus na capital São Luís, a instituição está presente nas cidades de Imperatriz, Bacabal, Chapadinha, Pinheiro e Codó

A UFMA iniciou suas atividades com o nome de Faculdade de Filosofia de São Luís do Maranhão, em 1953, e tinha como mantenedora a Fundação Paulo Ramos. Tornou-se efetivamente Universidade Federal do Maranhão somente em 21 de outubro de 1966.

Atuante por mais de 30 anos, a UFMA vem contribuindo no que diz respeito ao crescimento e desenvolvimento do estado do Maranhão, ofertando formação profissional de qualidade a estudantes nas diversas áreas do conhecimento.

Em 2006, na avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a UFMA foi a única instituição do estado que teve cursos classificados entre os melhores do país.

 

CAMPUS

Campus Bacanga

Avenida dos Portugueses, s/nº, São Luís - MA

(98) 3301-8000

Administração, Biblioteconomia, Ciências Aquáticas, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciências Econômicas, Ciências Imobiliárias, Ciências Sociais, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Radialismo, Comunicação Social -  Relações Públicas, Desenho Industrial, Direito, Educação Artística, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Farmácia, Filosofia, Física, Geografia, História, Hotelaria, Letras, Matemática, Medicina, Música, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Química Industrial, Serviço Social, Teatro e Turismo.

 

Campus Imperatriz

Rua Urbano Santos, s/nº, Imperatriz - MA

(98) 3524-6200

Engenharia de Alimentos, Pedagogia, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem e Comunicação Social – Jornalismo.

 

Campus Bacabal

Avenida Governador João Alberto, s/nº, Bacabal - MA

(98) 3621-2479

Filosofia, Sociologia, História, Geografia, Química, Física, Biologia e Matemática.

 

Campus Chapadinha

BR 222, KM 04, s/nº, Chapadinha - MA

(98) 3471-1201

Zootecnia, Agronomia e Biologia.

 

Campus Pinheiro

Rua Raimundo José Pimenta, s/nº, Floresta, Pinheiro - MA

(98) 3381-1454

Ciências Humanas e Ciências Naturais.

 

Campus Codó

Rua Professor Fernando de Carvalho, nº 1.586, Codó - MA

(98) 3661-2340

Ciências Humanas, Ciências Naturais e Informática.

 

INFRAESTRUTURA

A UFMA conta com um Hospital Universitário, constituído por duas grandes unidades hospitalares, conhecidas como Unidade Presidente Dutra e Unidade Materno Infantil, que possuem estrutura física ampla e adequada. Além disso, a Universidade possui 22 polos de Educação a Distância, colégio universitário e rádio própria. As bibliotecas também passaram por melhorias, entre elas, a recuperação da cobertura e do forro de PVC, a substituição de iluminação e a instalação de um novo sistema de ar condicionado. Toda a estrutura oferecida trabalha em prol da boa formação dos universitários e futuros profissionais.

 

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular

Em 2009, foi realizado o último vestibular no formato tradicional da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A instituição extinguiu esse formato de processo seletivo e utiliza agora somente o desempenho obtido pelo aluno através do Enem.

 

Enem e SiSU

A UFMA aderiu ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010.  Desde então ele vem sendo usado como ferramenta para o ingresso de estudantes nos cursos de graduação da instituição. Portanto, o aluno interessado em estudar na Universidade precisa participar do Enem. O Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC), é o procedimento utilizado pela UFMA para avaliar o desempenho do candidato no Enem. É através da avaliação do SiSU que o estudante será selecionado ou não para um dos cursos de graduação da instituição.

 

Sistema de Cotas

A UFMA é uma das universidades pioneiras no que diz respeito ao sistema de cotas. Começou a disponibilizar vagas para as cotas sociais em 2007. Atualmente, a Universidade destina 25% de suas vagas de cotas para alunos oriundos da rede pública de ensino; 25% para estudantes que se autodeclararem negros e 4% para o que chama de Cota Especial, destinada a índios e deficientes.

 

Ensino a Distância

Os cursos na modalidade Ensino a Distância ofertados pela Universidade Federal do Maranhão são coordenados pelo Núcleo de Educação a Distância da instituição (NEaD). São ministrados pela UFMA os seguintes cursos de graduação nesse formato: Administração, Administração Pública, Matemática, Química, Pedagogia, Ciências Biológicas, Artes Visuais e Teatro. O NEaD também oferece pós-graduação a distância. As aulas são ofertadas em 22 polos.

 

PÁGINA ELETRÔNICA

Site

 

REDES SOCIAIS  

Facebook | TwitterYoutube

VEJA TAMBÉM

1 2