Home Universidades Minas Gerais Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF

Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF

UFJF está entre as 30 melhores universidades públicas e privadas do Brasil. Instituição foi criada em 1960, por ato do então presidente Juscelino Kubitschek.

Publicado por Wanja Borges em Minas Gerais

Compartilhe

UFJF tem contribuição direta na economia mineira
UFJF tem contribuição direta na economia mineira

Situada na Zona da Mata de Minas Gerais, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi criada em 1960, por ato do então presidente Juscelino Kubitschek. Instituição superior de ensino público, a Universidade vem expandindo seus serviços também para a região do Vale do Rio Doce, através da construção de seu campus avançado em Governador Valadares, constituindo-se, assim, como um polo científico e cultural do estado, que tem contribuído decisivamente para a economia mineira. 

Atualmente, a Universidade conta com mais de dois mil servidores, entre docentes e técnico-administrativos, e 15 mil alunos em seus 50 cursos de graduação. No Índice Geral de Cursos (IGC) de 2010, a instituição foi classificada com índice 4, que indica qualidade satisfatória. Além disso, a UFJF ficou em 27º lugar no ranking das melhores universidades públicas e privadas brasileiras e 14 de seus cursos estão entre os dez melhores do país, sendo Direito o primeiro deles. 

 

 

CAMPUS
•    Campus Juiz de Fora

Rua José Lourenço Kelmer, s/nº, Campus Universitário, São Pedro, Juiz de Fora – MG
http://www.ufjf.br/portal
(32) 2102-3978 / 3911

Administração, Artes e Design, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Ciências Exatas, Ciências Humanas, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Computacional, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Sanitária e Ambiental, Estatística, Farmácia, Filosofia, Física, Fisioterapia, Geografia, História, Jornalismo, Letras, Matemática, Medicina, Música, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Serviço Social, Sistemas de Informação e Turismo. 

 

•    Campus Governador Valadares
Avenida Dr. Raimundo Monteiro Rezende, nº 330, Centro, Gov. Valadares – MG 
http://www.ufjf.br/cae/apoio-estudantil-governador-valadares
(32) 2102-3967

Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Farmácia, Fisioterapia, Direito, Medicina, Nutrição e Odontologia. 

 

 

INFRAESTRUTURA
O Campus Universitário da UFJF, localizado em Juiz de Fora, possui área total de 1.346.793,80 m² e 170.428,50 m² de área construída. O complexo é constituído por 16 unidades acadêmicas, laboratórios especializados, editora, teatro, hospital universitário, empresa júnior etc. Além disso, em janeiro de 2013, a Universidade deu início à construção de um novo campus, em um terreno de mais de 500 mil m², situado em Governador Valadares. Cerca de R$ 150 milhões estão sendo investidos na estrutura, que contará, inicialmente, com 10 blocos para graduação, biblioteca, infocentro, restaurante universitário e muito mais. 

 

 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular

A UFJF realiza vestibular apenas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Música que exigem, para a seleção, comprovação de habilidade específica. O Concurso é constituído por duas etapas: prova de habilidade específica e análise do desempenho do vestibulando na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  As provas são realizadas na cidade de Juiz de Fora. 

 

•    Sistema de Cotas 
Desde 2006, a Universidade já destinava 50% de suas vagas para candidatos oriundos de escolas públicas, contudo, com a aprovação da Lei de Cotas, a instituição também ampliou sua reserva de vagas para os critérios de cor e raça. Neste sentido, candidatos considerados pretos, pardos ou indígenas contarão com uma porcentagem de vagas definida segundo o censo demográfico do IBGE. 

 

•    Sisu 
O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é a principal forma de ingresso utilizada pela UFJF em seus cursos superiores, exceto Arquitetura e Urbanismo e Música. Cerca de 70% das vagas são preenchidas através dessa modalidade, que utiliza o Enem na seleção dos candidatos. O cronograma com as datas da seleção é definido pelo Ministério da Educação. 

 

•    Enem
O Enem é utilizado pela UFJF tanto no vestibular de habilidades específicas, como segunda fase, quanto no SiSU. Organizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o exame vem sendo aceito como concurso vestibular por muitas instituições. 

 

•    Pism
A Universidade também trabalha com o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) como processo seletivo para seus cursos superiores. Realizado ao final das três séries do Ensino Médio, o Pism avalia os conhecimentos do estudante ano a ano e, em cada prova, é cobrado somente o conteúdo referente à série cursada. Cerca de 30% das vagas são reservadas para esta modalidade. 

 

•    Ensino a Distância 
Em funcionamento desde 2005, o Centro de Educação a Distância (Cead) é um órgão suplementar da UFJF que assessora 13 cursos, entre graduações e pós-graduações, em 30 polos de apoio presencial. A Universidade oferece, na modalidade de ensino a distância, os bacharelados em Administração e Administração Pública e as licenciaturas em Computação, Enfermagem, Física, Matemática, Pedagogia e Química.

 

 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Seleção

 

 

REDES SOCIAIS 
Twitter | Facebook | Youtube | Flickr | Orkut

VEJA TAMBÉM

1 2