Home Universidades Paraná Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA

Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA

Instituída em janeiro de 2010, a primeira turma da Universidade contou com 200 alunos brasileiros, paraguaios, uruguaios e argentinos.

Publicado por Wanja Borges em Paraná

Compartilhe

Sede da UNILA foi projetada por Oscar Niemeyer
Sede da UNILA foi projetada por Oscar Niemeyer

Instituição proposta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) foi criada em janeiro de 2010 pela Lei nº 12.189/2010. Localizada na fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, a Universidade tem como missão constitucional formar recursos humanos aptos a contribuirem com a integração latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no Mercado Comum do Sul (Mercosul).

Décima terceira instituição de ensino superior criada no Governo lula, a UNILA contou com um investimento médio de 550 milhões para construção de sua sede, idealizada pelo arquiteto brasileiro de nome mais influente na Arquitetura Moderna, Oscar Niemeyer. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Universidade tem como objetivo oferecer graduação, mestrado e doutorado para cerca de 10 mil estudantes.  

 

 

CAMPUS
•    Campus Sede
Av. Tancredo Neves, nº 6.731, Bloco 4, Foz do Iguaçu - PR 
unila@unila.edu.br 
(45) 3576-7307 

Antropologia (Diversidade Cultural Latino-Americana), Arquitetura e Urbanismo, Ciência Política e Sociologia (Sociedade, Estado e Política na América Latina), Ciências Biológicas (Ecologia e Biodiversidade), Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química), Ciências Econômicas (Economia, Integração e Desenvolvimento), Cinema e Audiovisual, Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar, Engenharia Civil de Infraestrutura, Engenharia de Energias Renováveis, Geografia (Território e Sociedade na América Latina), História da América Latina, Letras (Artes e Mediação Cultural), Música, Relações Internacionais e Integração, Saúde Coletiva.

 

 

INFRAESTRUTURA
O campus sede da UNILA, cujo projeto é de autoria de Niemeyer, já está sendo construído em um terreno de 45,7 hectares doado pela Itaipu. A previsão é de que nove prédios sejam estruturados para abrigar aulas e diretórios, restaurantes, biblioteca, teatro, laboratórios, recepção, edifício central, galeria de utilidades etc. O Ministério da Educação destinou uma verba de R$ 284,6 milhões para a execução do projeto. As obras tiveram início em 6 de julho de 2011 e a previsão de término é para junho de 2013. 

 

 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular

A instituição não realiza provas de vestibular. Em substituição, a UNILA utiliza sistema próprio de seleção de alunos para os cursos de graduação, tendo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério na seleção de candidatos brasileiros. Para estrangeiros, a seleção acontece no país de origem, pelo respectivo Ministério da Educação. 

 

•    Enem 
A nota obtida no Enem é critério exclusivo utilizado na seleção de alunos brasileiros para os cursos de graduação da UNILA. 

 

•    Sistema de Cotas 
Atualmente, a UNILA não adota sistema de cotas. Contudo, uma bonificação na nota é concedida para alunos oriundos de escolas públicas, conforme o número de anos cursados no Ensino Médio na rede pública. 

 


 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site

 

 

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Youtube

VEJA TAMBÉM

1 2