Home Universidades Santa Catarina Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Pressão popular foi decisiva para a criação da UFFS, que hoje atende quase 400 municípios da Mesorregião Fronteira Sul.

Publicado por Wanja Borges em Santa Catarina

Compartilhe

UFFS beneficia estudantes de 396 municípios
UFFS beneficia estudantes de 396 municípios

Assegurar o acesso à educação superior como fator decisivo para o desenvolvimento da região da fronteira sul, a qualificação profissional e a inclusão social. Este é apenas um dos objetivos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), instituição de ensino superior pública criada pela lei nº 12.029, de 15 de setembro de 2009. Contudo, 29 de março é a data que marca a constituição completa da comunidade acadêmica da UFFS. 

Com 33 cursos de graduação, a universidade estima ter mais de 10 mil alunos em seus quatro anos de funcionamento. Só no Processo Seletivo de 2012, 15.136 alunos se candidataram às 2.160 vagas disponíveis. Atualmente, 396 municípios da Mesorregião Fronteira Mercosul, que contempla o sudoeste do Paraná, o oeste de Santa Catarina e o noroeste do Rio Grande do Sul, são beneficiados pela Universidade. 

 

 

CAMPUS
•    Campus Chapecó
Acesso Canários da Terra, Seminário, Prédio do antigo Seminário Sagrado Coração
Avenida Fernando Machado, nº 108 E, Centro, Colégio Bom Pastor
(49) 2049-1400

Administração, Agronomia, Ciências da Computação, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, Licenciatura em Filosofia, Licenciatura em História, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Sociologia, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Português e Espanhol. 

 

•    Campus Cerro Largo
Rua Major Antônio Cardoso, nº 590, antigo Seminário São José, Cerro Largo – RS
(55) 3359-3950

Agronomia, Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, Licenciatura em Ciências (Biologia, Física e Química) e Licenciatura em Português e Espanhol.

 

•    Campus Erechim
Avenida Dom. João Hoffman, nº 313, Seminário Nossa Senhora de Fátima
direcao.erechim@uffs.edu.br
 (54) 3321-7050

Arquitetura e Urbanismo, Agronomia, Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, Licenciatura em Filosofia, Licenciatura em História, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Sociologia e Licenciatura em Pedagogia. 

 

•    Campus Realeza
Bairro Cazaca, Realeza, Centro de Eventos
braida@uffs.edu.br
(46) 3543-8300

Licenciatura em Ciências (Biologia, Física e Química), Licenciatura em Português e Espanhol, Nutrição e Veterinária. 

 

•    Campus Laranjeiras do Sul
Avenida Oscar da Silva Guedes, nº 01, Vila Albert, Laranjeiras do Sul – PR
(42) 3635-8650

Aquicultura, Agronomia, Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Engenharia de Alimentos e Licenciatura em Educação do Campo. 

 

 

INFRAESTRUTURA
A UFFS possui uma estrutura multicampi, composta por cinco unidades localizadas em municípios de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.  O Campus-sede conta com quase 15 mil metros de área construída, distribuídos em dois prédios de quatro andares para salas de aulas e quatro destinados para laboratórios didáticos. Auditório, cantina, biblioteca, salas de apoio, área de recreação, restaurante universitário, moradia estudantil, dentre outros, também integram o complexo universitário. As características estruturais e arquitetônicas da Universidade levam em consideração o melhor aproveitamento de energia, reaproveitamento de água e condições favoráveis de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais.  

 

 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular

O Processo Seletivo da UFFS acontece uma vez por ano. Para participar, o estudante precisa fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e depois o Processo Seletivo da instituição. 

 

•    Enem 
A nota do Enem é utilizada como referencial básico para o ingresso na Universidade. Além disso, candidatos que tenham cursado o Ensino Médio na rede pública ganham uma bonificação de 10% por ano estudado sob a nota da prova do Exame. 

 

•    Sistema de Cotas 
Atualmente, a Universidade não conta com Sistema de Cotas. Entretanto, a prospecção é destinar mais de 80% de suas vagas para estudantes egressos de escolas públicas, autodeclarados negros, pardos ou indígenas, em 2013, conforme o percentual de estudantes matriculados no ensino médio na rede pública do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

 


PÁGINA ELETRÔNICA
Site

 

 

REDES SOCIAIS 
Facebook | Twitter

VEJA TAMBÉM

1 2