Home Universidades Rio de Janeiro Universidade Federal Fluminense – UFF

Universidade Federal Fluminense – UFF

UFF aparece em 15º lugar no Ranking Universitário da Folha e 4º lugar entre instituições do Rio de Janeiro.

Publicado por Wanja Borges em Rio de Janeiro

Compartilhe

UFF foi classificada com conceito 4 no IGC 2011
UFF foi classificada com conceito 4 no IGC 2011

Instituição Pública de Ensino Superior, situada em Niterói, a Universidade Federal Fluminense (UFF) foi criada em dezembro de 1960 com o nome de Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFERJ). Cinco anos depois, a instituição teve o seu nome atual oficializado e, hoje, encontra-se no ranking das 15 melhores universidades da América Latina, com unidades educacionais presentes na região fluminense e em outros nove municípios do Rio de Janeiro. 

Atualmente, com mais de 140 cursos de graduação presenciais, a Universidade conta com cerca de 50 mil alunos e quatro mil docentes. No Índice Geral de Cursos (IGC) de 2011, a instituição foi classificada com conceito 4, em uma escala de 1 a 5, ficando entre as 100 melhores instituições de ensino do país. No Ranking Universitário da Folha, a Universidade aparece na 15ª posição entre instituições públicas e privadas, sendo a quarta colocada do Rio de Janeiro. 


 

CAMPUS
•    Campus Angra dos Reis

Avenida do Trabalhador, nº 179, Verolme, Angra dos Reis - RJ 
ieangra@vm.uff.br
(24) 3365-1642

Pedagogia.

 

•    Campus Campos dos Goytacazes
Rua José do Patrocínio, nº 71, Centro, Campos dos Goytacazes – RJ
pucampos@vm.uff.br
(22) 2733-0319 / 0310

Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Geografia, História, Psicologia e Serviço Social. 

 

•    Campus Itaperuna
Avenida Zulamith Bittencourt, s/nº, Cidade Nova, Itaperuna – RJ
itaperuna@vm.uff.br
(24) 3824-3355

Administração. 

 

•    Campus Macaé
Rua Aloísio da Silva Gomes, nº 50, Granja dos Cavaleiros, Macaé – RJ
sga@vm.uff.br
(22) 2770-7173

Administração, Ciências Contábeis e Direito.

 

•    Campus Miracema
Avenida Deputado Luiz Fernandes Linhares, s/nº, Centro, Miracema – RJ
sgc@vm.uff.br
(22) 3852-1937

Ciências Contábeis. 

 

•    Campus Niterói
Rua Miguel de Frias, nº 9, Icaraí, Niterói – RJ
gabinete@gar.uff.br
(21) 2629-5205 / 5206

Administração, Antropologia, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Artes, Biblioteconomia e Documentação, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciência Ambiental, Ciências Atuariais, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Cinema e Audiovisual, Comunicação Social (Jornalismo), Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Desenho Industrial, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Estatística, Estudos de Mídia, Farmácia, Filosofia, Física, Geofísica, Geografia, História, Hotelaria, Letras, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Produção Cultural, Psicologia, Química, Química Industrial, Relações Internacionais, Serviço Social, Sistemas de Informação, Sociologia e Turismo. 

 

•    Campus Nova Friburgo
Rua Doutor Silvio Henrique Braune, nº 22, Centro, Nova Friburgo – RJ
admpunf@vm.uff.br
(22) 2528-7166

Biomedicina, Fonoaudiologia e Odontologia. 

 

•    Campus Rio das Ostras
Rua Recife, Qd. 7, Lt. 1 a 7, Jardim Bela Vista, Rio das Ostras – RJ
puro@vm.uff.br
(22) 2760-0848

Ciência da Computação, Enfermagem, Engenharia de Produção, Psicologia, Produção Cultural e Serviço Social. 

 

•    Campus Santo Antônio de Pádua
Avenida João Jasbick, s/nº, Bairro Aeroporto, Santo Antônio de Pádua – RJ
dir_infes@vm.uff.br
(22) 3851-0994

Ciências Naturais, Física, Matemática, Matemática Pura, Pedagogia e Licenciatura em Informática. 

 

•    Campus Volta Redonda
Avenida dos Trabalhadores, nº 420, Volta Redonda – RJ
dir@puvr.uff.br
(24) 3344-3011 

Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia de Agronegócios, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Física (Física Computacional), Matemática (Matemática Computacional), Psicologia, Química e Química (Química Tecnológica). 
 

 

INFRAESTRUTURA
O Complexo Universitário da UFF é constituído por 04 polos universitários, 05 escolas, 10 faculdades, 20 institutos e 116 departamentos de ensino. Uma biblioteca central e 23 bibliotecas setoriais também compõem a infraestrutura da instituição, que conta ainda com mais de 430 salas de aula e 350 laboratórios. Anfiteatros, Hospital Universitário com mais de 200 leitos, Farmácia Universitária, Colégio de Aplicação, Editoria, Livraria, Fazenda Escola, Núcleo Experimental, Teatro e Galeria de Arte são alguns dos espaços que integram a Universidade. 

 

 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional

A UFF realizou o seu último vestibular tradicional, como forma de ingresso para seus cursos de graduação, em dezembro de 2011.  O Processo seletivo era constituído por duas etapas: 75 questões de múltipla escolha sobre sete disciplinas do Ensino Médio e duas provas discursivas específicas ao curso escolhido, além de uma redação. A partir de 2012, a instituição passou a utilizar o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como critério de seleção.  

 

•    Sistema de Cotas 
Uma das primeiras instituições de ensino superior a adotar um programa de ação afirmativa em seu processo seletivo, a UFF reserva, atualmente, 12,5% de suas vagas para candidatos beneficiados pela Lei de Cotas e mais 10% para vestibulandos da rede pública municipal e estadual, totalizando 22,5% de vagas para cotistas. Antes, a instituição previa reservar 25% das vagas para o Sistema de Cotas.  

 

•    Sisu 
Até o vestibular 2012, a UFF disponibilizava parte das suas vagas (cerca de 20%) pelo SiSU. Já a partir do Processo Seletivo 2013, o sistema passou a ser utilizado como critério único para seleção de novos estudantes de graduação. Para participar, o candidato precisa ter participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

 

•    Enem
Desde 2010, o Enem era utilizado pela UFF para composição da nota da primeira fase do vestibular ou como bônus de 10% a 15% na nota da segunda etapa do processo seletivo, exclusivamente para alunos da rede pública. Já em 2013, o desempenho do candidato no Exame passou a ser utilizado como critério de seleção para os cursos de graduação e para vagas remanescentes. 

 

•    Ensino a Distância 
Vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da UFF, a Coordenação de Educação a Distância (EaD) está em funcionamento desde julho de 2011 com o objetivo de desenvolver cursos semipresenciais nos níveis de graduação, especialização, extensão e sequenciais. Atualmente, são oferecidos os cursos de Administração Pública, Matemática, Letras e Tecnologia em Sistemas de Computação na modalidade de EaD.  


 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular | Agência de Notícias 

 

 

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Flickr | YouTube | Orkut

VEJA TAMBÉM

1 2