Home Universidades Minas Gerais Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM

UFVJM oferece mais de 30 cursos de graduação para estudantes dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Publicado por Wanja Borges em Minas Gerais

Compartilhe

UFVJM é a única Universidade Federal com sede na metade setentrional do estado
UFVJM é a única Universidade Federal com sede na metade setentrional do estado

Produzir e disseminar o conhecimento e a inovação integrando o ensino, a pesquisa e a extensão como propulsores do desenvolvimento regional e nacional. Essa é a missão da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), instituição constituída em setembro de 2005, em decorrência das Faculdades Federais Integradas de Diamantina (Fafeid), cuja história teve início em 1953, com a Faculdade Federal de Odontologia de Diamantina (Fafeod), criação de Juscelino Kubitschek de Oliveira. 

Única Universidade Federal instalada em Minas Gerais com sede na metade setentrional do estado, a UFVJM oferece mais de 30 opções de graduação, atualmente, para cerca de sete mil alunos. A Universidade conta, ainda, com mais de 400 docentes e 300 técnico-administrativos para suporte aos seus serviços. Com conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2011, a instituição hoje se destaca como uma das melhores instituições públicas federais do país. 

 

 

CAMPUS
•    Campus Diamantina

Rua da Glória, nº 187, Centro, Diamantina – MG
Rodovia MGT 367, Km 583, nº 5.000, Alto da Jacuba, Diamantina – MG
(38) 3532-6000

Agronomia, Ciência e Tecnologia, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Geografia, História, Humanidades, Letras (Português/Inglês), Letras (Português/Espanhol), Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Química, Sistemas de Informação, Turismo e Zootecnia. 

 

•    Campus Mucuri
Rua do Cruzeiro, nº 01, Jardim São Paulo, Téofilo Otoni – MG
(33) 3522-6037 

Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciência e Tecnologia, Engenharia Civil, Engenharia Hídrica, Engenharia de Produção, Matemática e Serviço Social. 

 

 

INFRAESTRUTURA
O Complexo Universitário da UFVJM é constituído por três campi, localizados no Centro Histórico da cidade de Diamantina, na Serra dos Cristais e em Teófilo Otoni; uma Fazenda Experimental, situada no município de Curvelo; 07 unidades acadêmicas e 03 bibliotecas. A Universidade pretende, ainda, implantar mais dois campi, em Janaúba e Unaí. Centro de Idiomas, Clínicas de Fisioterapia, Nutrição e Odontologia e laboratórios especializados são alguns dos espaços físicos que compõem a infraestrutura da instituição, responsável por 15% da nota obtida pela UFVJM nos indicadores de qualidade do ensino superior, avaliados pelo Ministério da Educação. 

 

 

FORMAS DE INGRESSO
•    Sistema de Cotas 

Com a aprovação da Lei de Cotas, a UFVJM decidiu reservar 60% das vagas do Processo de Avaliação Seriada (SASI) e 40% das vagas do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para estudantes que cursaram, integralmente, o Ensino Médio em escolas públicas. A opção pelo sistema de cotas deve ser feita no ato da inscrição. 

 

•    Sisu 
A UFVJM utiliza o SiSU como critério de seleção para 50% das vagas oferecidas para seus cursos de graduação, no primeiro semestre. A Universidade foi uma das primeiras instituições federais a adotar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso no ensino superior. 

 

•    Enem
O Enem é utilizado pela UFVJM em substituição às provas da terceira etapa do Processo de Avaliação Seriada (SASI), bem como no SiSU, como critério de seleção dos candidatos. No segundo semestre de 2012, o preenchimento de 100% das vagas foi feito com base no Exame. 

 

•    SASI
O Processo de Avaliação Seriada é uma das formas de ingresso da UFVJM, destinado para estudantes de todas as séries do ensino médio. Utilizado para avaliar o conhecimento dos alunos ao término de cada série do 2º grau, o Sasi é aplicado em três etapas. Na última, somente inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio podem participar. 

 

•    Ensino a Distância 
Atualmente, a Universidade oferece o bacharelado em Administração Pública e as licenciaturas em Física, Matemática e Química na modalidade de Ensino a Distância (EaD). Os cursos são ministrados pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e contam com 10 polos de apoio presenciais. 

 

 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Processos Seletivos

 

 

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Orkut

 

VEJA TAMBÉM

1 2