Home Universidades Bahia Universidade Federal da Bahia - UFBA

Universidade Federal da Bahia - UFBA

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) foi criada em 08 de abril de 1946, através do Decreto-Lei 9.155.

Publicado por Érica Caetano em Bahia

Compartilhe

A instalação da UFBA de forma efetiva ocorreu em 02 de julho de 1946, sendo federalizada quatro anos mais tarde
A instalação da UFBA de forma efetiva ocorreu em 02 de julho de 1946, sendo federalizada quatro anos mais tarde

Considerada a maior universidade do estado, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) possui campi na cidade de Salvador e nas cidades de Vitória da Conquista e Barreiras. É uma instituição de ensino superior pública e foi criada em 1946, a partir do Decreto-Lei 9.155. A instituição está vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e é mantida pelo Governo Federal.

Atualmente, possui 113 opções de cursos de graduação e 93 cursos de pós-graduação. Do montante de cursos de nível superior, 11 deles são oferecidos no campus de Barreiras e cinco no de Vitória da Conquista.

 

CAMPUS

Campus Canela

Sede: Avenida Reitor Miguel Calmon, s/nº, Salvador – BA

Unidade II: Rua Araújo Pinho, nº 58, Canela, Salvador – BA

Unidade III: Rua da Paz, s/nº, Graças, Salvador – BA

Unidade IV: Rua Basílio da Gama, s/nº, Canela, Salvador - BA

(71) 3283-7141

Biotecnologia, Enfermagem, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Saúde Coletiva, Fisioterapia, Administração, Arquivologia, Biblioteconomia e Educação, Direito, Educação Física, Pedagogia, Secretariado Executivo, Artes Cênicas, Teatro, Artes Plásticas, Design, Desenho e Plástica, Decoração, Canto, Composição e Regência, Música, Gestão Pública e Gestão Social.

 

Campus Ondina

Rua Barão de Jeremoabo, s/nº, Ondina, Salvador - BA

(71) 3283-9619

Física, Geofísica, Geografia, Geologia, Química, Ciência da Computação, Estatística, Matemática, Computação, Sistema de Informação, Ciências Biológicas, Farmácia, Gastronomia, Ciências Naturais, Medicina Veterinária, Zootecnia, Comunicação Social – Jornalismo, Serviço Social, Letras, Dança, Artes, Saúde, Ciência e Tecnologia, Gestão de Transporte e Trânsito.

 

Campus Edgar Santos

Rua Prof. José Seabra, s/nº, Centro, Barreiras – BA

Engenharia Sanitária e Ambiental, Geografia, Geologia, Química, Engenharia Civil, Administração, Ciências Biológicas, Matemática, Ciência e Tecnologia.

 

Campus Federação

Rua Professor Aristides Nóvis, nº 2, Federação, Salvador – BA

Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação dos Processos, Engenharia de Produção, Engenharia de Minas, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia de Agrimensura e Cartografia, Ciências Sociais, Filosofia, História, Museologia e Psicologia.

 

Campus Anísio Teixeira

Avenida Olívia Flores, Candeias, Vitória da Conquista - BA

Biotecnologia, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia e Nutrição.

 

INFRAESTRUTURA

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) possui hospital universitário e maternidade, além de um hospital veterinário e uma creche, que oferece cuidados aos filhos das universitárias da instituição. Há também quatro residências universitárias e veículos de comunicação próprios: jornal impresso e TV.

 

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular

A UFBA realiza vestibular no formato tradicional somente em sua segunda fase e é restrito aos cursos superiores de graduação. A prova da segunda etapa é constituída de questões discursivas e de uma redação.

 

Enem

A instituição utiliza o desempenho do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como método de aprovação para a primeira fase de seu vestibular. Portanto, devem realizar o exame estudantes que pretendem concorrer a vagas em cursos de graduação e cursos superiores tecnológicos oferecidos pela UFBA.

 

Sistema de Cotas

Adaptando à Lei nº 12.711, de agosto de 2012, e ao Decreto nº 7.824, de outubro de 2012, a UFBA modificou sua distribuição de vagas para cotistas. O percentual antes era de 45% e agora, com a nova lei, passa a ser 50% do total de vagas ofertadas em todos os cursos. Poderão concorrer todos os estudantes que cursaram o Ensino Médio na rede pública de ensino.

 

Ensino a Distância

O Núcleo de Educação a Distância da UFBA é filiado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e oferece cursos de graduação a distância na área de Administração Pública, Biologia, Educação Física, História, Química, entre outros. A seleção ocorre através da aplicação de provas objetivas.

 

PÁGINA ELETRÔNICA

Site | Vestibular | TV UFBA

 

REDES SOCIAIS

Facebook | Twitter 

VEJA TAMBÉM

1 2