Home Universidades Amazonas Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Universidade Federal do Amazonas - UFAM

A UFAM possui mais de 20 mil alunos estudando em seus cursos de graduação.

Publicado por Érica Caetano em Amazonas

Compartilhe

O vestibular tradicional na UFAM é conhecido como Processo Seletivo Contínuo (PSC)
O vestibular tradicional na UFAM é conhecido como Processo Seletivo Contínuo (PSC)

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) iniciou suas atividades em 17 de janeiro de 1909, como Escola Universitária Livre de Manáos, criada pelo tenente-coronel do Clube da Guarda Nacional do Amazonas, Joaquim Eulálio Gomes da Silva Chaves. Embora tenha sido reconhecida pela Lei Federal 4.069-A, de 12 de junho de 1962, foi realmente efetivada, inclusive com a nomenclatura pela qual conhecemos hoje (UFAM), em 17 de janeiro de 1965, 39 anos após a desativação da Universidade de Manaós.

A instituição está presente em outros municípios do estado e tem como objetivo ministrar o ensino superior, desenvolver o estudo e a pesquisa em todos os ramos do saber e da divulgação científica, técnica e cultural. Atualmente, possui mais de 20 mil alunos matriculados nos cursos regulares de graduação que oferece.

 

CAMPUS

Campus Manaus

Avenida General Rodrigo Otávio Jordão Ramos, nº 3.000, Manaus - AM

(92) 3305-4559

Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Pesca, Zootecnia, Biotecnologia, Biologia, Ciências Naturais, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Arquitetura, Ciência da Computação, Design, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Gás e Petróleo, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Estatística, Física, Geologia, Matemática, Química, Sistema de Informação, Administração, Arquivologia, Artes Plásticas, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Filosofia, Geografia, História, Jornalismo, Letras, Música, Pedagogia, Psicologia, Relações Públicas e Serviço Social.

 

Campus Alto Solimões

Rua 1º de Maio, Colônia, Benjamim Constant - AM

(97) 3415-5677

Administração em Gestão Organizacional, Antropologia, Ciências Biológicas, Ciência Química, Ciências Agrárias, Letras e Pedagogia.

 

Campus Médio Solimões

Estrada Coari/Mamiá, nº 305, Espírito Santo, Coari-AM

(97) 3561-2363

Biotecnologia, Biologia, Química, Ciências, Matemática, Física, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição.

 

Campus Vale do Rio Madeira

Rua 29 de Agosto, nº 786 B, Espírito Santo, Humaitá - AM

(97) 3373-1180

Agronomia, Engenharia Ambiental, Biologia, Química, Ciências, Matemática, Física e Letras.

 

Campus Dourival Varela Moura

Rua Paraíba, nº 2.186, Bairro Palmares, Parintins – AM

(92) 3533-2251

Administração em Gestão Organizacional, Artes Plásticas, Educação Física, Jornalismo, Serviço Social, Pedagogia e Zootecnia.

 

Campus Moisés Bernarros Israel

Rua Nossa Senhora do Rosário, nº 3.863, Bairro Tiradentes, Itacoatiara - AM

(92) 3521-3519

Agronomia, Ciências Farmacêuticas, Matemática, Física, Biologia, Química, Engenharia da Produção, Engenharia de Software, Engenharia Sanitária, Química Industrial e Sistemas de Informação.

 

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular Tradicional

O vestibular tradicional na UFAM é conhecido como Processo Seletivo Contínuo (PSC), que funciona de forma seriada, ou seja, cada etapa corresponde a uma série do Ensino Médio. Os estudantes do 1º ano devem se inscrever na primeira etapa e assim por diante. No caso dos estudantes do 2º e 3º ano, eles só podem participar se tiverem feito os exames das etapas anteriores. Apenas os candidatos da 3ª etapa concorrem às vagas.

 

Enem e SiSU

Outra opção de ingresso que o vestibulando pode optar na UFAM é através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A instituição disponibiliza 50% do total das vagas oferecidas aos candidatos que desejam aproveitar o seu desempenho no exame. A seleção é realizada via Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Os estudantes precisam se inscrever no sistema com o número de inscrição do exame, dentro do prazo estabelecido pelo MEC. O SiSU avalia o desempenho dos vestibulandos nessas provas.

 

Sistema de Cotas

Obedecendo à Lei de Cotas, aprovada e sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em agosto de 2012, a UFAM começou a destinar 25% das vagas para estudantes oriundos da rede pública de ensino. As vagas são divididas em 50% tanto para os candidatos do PSC quanto aos que concorrem pelo Enem via SiSU.

 

Ensino a Distância

O Núcleo de Educação a Distância da UFAM está conectado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e oferece os seguintes cursos de graduação na modalidade Ensino a Distância: Artes Visuais, Ciências Agrárias, Educação Física, Administração, Biologia e Administração Pública.

 

PÁGINA ELETRÔNICA

Site | Vestibular | TV UFAM

 

REDES SOCIAIS

Facebook | Twitter 

VEJA TAMBÉM

1 2