Home Universidades Bahia Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

A UESC se tornou efetivamente uma instituição pública em 06 de dezembro de 1991.

Publicado por Érica Caetano em Bahia

Compartilhe

A UESC está situada entre Ilhéus e Itabuna, a quase 500 quilômetros de Salvador
A UESC está situada entre Ilhéus e Itabuna, a quase 500 quilômetros de Salvador

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) originou-se de escolas isoladas, localizadas no eixo Ilhéus-Itabuna, ainda na década de 60. Somente em 1972 é que se tornou efetivamente Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna, conhecida como Fespi. Em 06 de dezembro de 1991, passou a ser universidade pública, recebendo a nomenclatura a qual conhecemos hoje.

Atualmente, é constituída por aproximadamente 8 mil alunos matriculados nos cursos de graduação ofertados, além dos que estudam nas pós-graduações. Seu reconhecimento vem se expandindo, destacando-se em prêmios. Em 2011, professores do curso de Engenharia Civil receberam o Prêmio Tifibra na realização do 1º Congresso Ibero-Latinoamericano da Madeira na Construção (Cimad 11).

 

CAMPUS

Campus Soané Nazaré de Andrade

Rodovia Jorge Amado, KM 16, Bairro Salobrinho, Ilhéus – BA

(73) 3680-5200

Agronomia, Administração, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Comunicação Social, Direito, Economia, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Física, Geografia, Medicina, Medicina Veterinária, Matemática, História, Letras, Educação Física e Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEA).

 

INFRAESTRUTURA

O campus da Universidade Estadual de Santa Cruz possui um amplo espaço de construções destinadas aos seus alunos. Dentre os itens que constituem o espaço, está a escola veterinária, o campo de futebol com o pavilhão de Educação Física, quadra poliesportiva, restaurante universitário, laboratório de microscopia, pavilhão do juizado modelo, bosque e biblioteca. As instalações têm como objetivo facilitar o aprendizado e a fixação de conteúdo. A instituição no momento está investindo no processo de informatização acadêmica, na melhoria de seu acervo bibliográfico e em projetos de pesquisa e atividades de extensão.

 

Formas de Ingresso

Vestibular

Não realiza.

 

Enem e SiSU

A UESC não realiza vestibular tradicional como forma de processo seletivo, pois todas as suas vagas são preenchidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que avalia o desempenho no Exame. Os estudantes precisam realizar o Enem e se inscreverem no sistema para concorrer a uma das vagas ofertadas. A universidade não utiliza outra forma de ingresso, sendo esta a única maneira de concorrer aos cursos de graduação da UESC.

 

Sistema de Cotas

Os vestibulandos da UESC que se autodeclararem negros podem utilizar do benefício da Lei de Cotas. A universidade destina 50% das vagas à lei, desde que esses estudantes tenham feito todo o Ensino Médio e parte do Ensino Fundamental em instituições públicas. Também são admitidas até duas vagas para candidatos que sejam reconhecidos pela Funai como índios ou aqueles que sejam moradores de comunidades quilombolas.

 

Ensino a Distância

O Núcleo de Educação a Distância da UESC está interligado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Dentre os cursos de graduação oferecidos pela UESC, na modalidade Ensino a Distância, estão Letras, Pedagogia e Biologia. Mais informações sobre os cursos EaD da instituição podem ser acessadas através do site: www.uesc.br/ead.

 

Página Eletrônica

Site | TV UESC

 

REDES SOCIAIS  

Facebook | Twitter

VEJA TAMBÉM

1 2