Home Universidades Paraná Universidade Estadual de Londrina – UEL

Universidade Estadual de Londrina – UEL

Considerada uma das maiores e mais importantes Universidades Estaduais do país, UEL oferece mais de 60 cursos de graduação.

Publicado por Wanja Borges em Paraná

Compartilhe

UEL conta com mais de dois mil docentes e quatro mil servidores
UEL conta com mais de dois mil docentes e quatro mil servidores

Promover uma gestão democrática, com plena autonomia didático-científica, comprometida com o desenvolvimento e a transformação social, econômica, política e cultural do estado do Paraná e do Brasil. Pautada nesta missão, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi fundada em janeiro de 1973 e reconhecida em outubro de 1975 pelo Decreto Federal 69.224/78. Organizada em cinco faculdades, a instituição teve a gratuidade de seus cursos instaurada em 1984, transformando-se em autarquia estadual em 1995.

Hoje, a Universidade conta com cerca de dois mil docentes, quatro mil servidores técnico- administrativos e 20 mil alunos, sendo que mais de 15 mil pertencem à graduação. No Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), referente ao ano de 2010, a instituição foi avaliada com a terceira melhor nota entre universidades paranaenses. Além disso, em nível nacional, a UEL ficou em 53ª colocada. Seu curso de medicina também ficou entre os 20 melhores do Brasil ao obter 4 pontos no Conceito Preliminar de Curso (CPC). 

CAMPUS

•    Campus Universitário
Rodovia Celso Garcia Cid, PR 445, Km 380, Campus Universitário, Londrina – PR
webadmin@uel.br
(43) 3371-4000

Cursos oferecidos: Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Artes Cênicas (Interpretação Teatral), Artes Visuais, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social (Jornalismo), Comunicação Social (Relações Públicas), Design de Moda, Design Gráfico, Direito, Educação Artística (Arte Visual), Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Esporte, Farmácia, Filosofia, Física, Fisioterapia, Geografia, História, Letras (Língua e Cultura Francesas), Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas), Letras (Bacharelado em Estudos da Linguagem e Estudos Literários), Letras (Língua Inglesa e Respectivas Literaturas), Letras (Língua Espanhola e Respectivas Literaturas), Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Música, Odontologia, Pedagogia (Educação Infantil / Orientação e Supervisão Escolar), Psicologia, Química, Secretariado Executivo, Serviço Social e Zootecnia. 

INFRAESTRUTURA
A UEL conta com uma Biblioteca Central constituída por cerca de sete mil títulos e 380 mil exemplares de periódicos, além de uma Editora que já publicou mais de 600 livros. Laboratório de Tecnologia Educacional e Agência de Inovação Tecnológica também integram os órgãos de apoio da instituição. Além disso, órgãos suplementares compõem o Complexo Universitário da UEL, como Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos e de Assuntos Socioeconômicos, Casa de Cultura, Clínica de Especialidades Infantis, Clínica Odontológica Universitária, Clínica Psicológica, Colégio de Aplicação, Fazenda Escola e Laboratório de Medicamentos. Museus, Rádio, TV, Hospital Universitário e Veterinário também fazem parte da estrutura física da instituição. 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional

O Vestibular Tradicional da UEL, normalmente aplicado no segundo semestre, é realizado em duas fases. A primeira é constituída por 60 questões objetivas sobre Conhecimentos Gerais. Já a segunda é aplicada em dois dias e envolve prova de língua estrangeira, redação e conhecimentos específicos. Candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Modas, Artes Visuais e Música contam com mais um dia de prova para avaliação das habilidades específicas. 

•    Enem
Atualmente, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é utilizada na UEL através do SiSU. Cada curso oferta porcentagem específica, que varia de 10% a 50%, no número de vagas para ingresso por este Sistema. 

•    SiSU 
A UEL também utiliza o Sistema de Seleção Unificada (SISU) para o preenchimento de parte de suas vagas. São reservadas para esta modalidade de ingresso 17,5% das oportunidades ofertadas. Para participar, o candidato deverá ter obtido resultado igual ou superior a 500 pontos na média das notas das quatro provas objetivas da última edição do Enem, além de não ter tirado zero em nenhuma delas. 

•    Sistema de Cotas 
Em agosto de 2011, a UEL implantou uma nova metodologia para seu Sistema de Cotas, que até então dependia do número de candidatos inscritos pelo sistema. Atualmente, 40% do total das vagas, oferecidas por curso, são reservadas para cotistas. Destas, 20% são destinadas a candidatos oriundos da escola pública. A outra metade é designada para candidatos autodeclarados negros, oriundos da rede pública. 

•    Ensino a Distância 
A oferta de atividades acadêmicas de forma semipresencial na UEL foi regulamentada em fevereiro de 2009 e instituída dois meses depois, com a criação do Núcleo de Educação a Distância (NEAD), vinculado à Reitoria. Já a criação dos cursos de graduação, pós-graduação e extensão, nesta modalidade, foi regulamentada em junho de 2010. Mais informações podem ser adquiridas pelo http://www.uel.br/nead/portal. 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site

REDES SOCIAIS 
Facebook | Twitter | Youtube

 

VEJA TAMBÉM

1 2