Home Universidades Ceará Universidade Estadual do Ceará - UECE

Universidade Estadual do Ceará - UECE

A missão da UECE é formar profissionais, produzir e disseminar conhecimentos visando ao desenvolvimento sustentável como universidade pública e gratuita.

Publicado por Érica Caetano em Ceará

Compartilhe

A UECE possui uma organização multicampi, formada por sete campi
A UECE possui uma organização multicampi, formada por sete campi

A UECE iniciou seus trabalhos ainda com o nome de Fundação Educacional do Estado do Ceará, a FUNEDUCE, em 1973. Somente em 1975 é que passou a se chamar Universidade Estadual do Ceará.

Foi criada com o objetivo de atender às necessidades do desenvolvimento tecnológico e científico do estado do Ceará e, por conta disso, passou a atuar em outros municípios do estado, como em Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu, Quixadá, Limoeiro do Norte, Crateús, Ipu, Ubajara, Redenção e Cedro, formando, assim, uma rede de ensino multicampi.

Com mais de 37 anos de atuação, a instituição que possui 16.487 alunos matriculados em seus cursos de graduação obteve da avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2011 o 1º lugar no estado em seu curso de Medicina, ficando este em 3º lugar no Nordeste e em 13º lugar no país, garantindo para a universidade no Índice Geral dos Cursos (ICG) nota 3.

 

CAMPUS

Campus Cratéus

Rua José Furtado, Cidade Nova – CE

(88) 3691-0822

Ciências Biológicas, Pedagogia e Química.

 

Campus Fortaleza

Avenida Paranjana, nº 1.700, Campus do Itaperi, Fortaleza - CE

 (88) 3101-9600

Administração, Ciência da Computação, Ciências, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Educação Física, Enfermagem, Filosofia e Física.

 

Campus Iguatu

Rua Deoclécio Lima Verde, Areias - CE

(88) 3581-4558

Ciências Biológicas, Física, Letras, Matemática e Pedagogia.

 

Campus Itapipoca

Avenida Mons. Tabosa, Coqueiro- CE

(88) 3673-7051

Ciências Biológicas, Pedagogia e Química.

 

Campus Limoeiro do Norte

Avenida D. Aureliano Matos, Centro, Limoeiro do Norte - CE

(88) 3423-6962

Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química.

 

Campus Quixadá

Rua José de Queiroz Pessoa, Planalto Universitário, Quixadá - CE

(88) 3445-1036

Ciências, Ciências Biológicas, Física, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química.

 

Campus Tauá

Rua Sólon Medeiros, Bezerra e Souza - CE

(88) 3437-2063

Ciências Biológicas, Pedagogia e Química.

 

INFRAESTRUTURA

Constituída por sete campi, a UECE possui salas de aula bastante conservadas, além de auditório, 132 laboratórios de ensino e informática, bibliotecas, estacionamento, editora e restaurante. A estrutura propicia melhor aprendizado e qualidade no ensino aos estudantes.

 

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular

A universidade utiliza como processo seletivo a aplicação de provas no formato tradicional. Elas acontecem duas vezes ao ano e são divididas em primeira e segunda fase. Na primeira etapa, os candidatos devem responder perguntas de disciplinas estudadas durante o Ensino Médio. Os aprovados nesta fase passam para a próxima e última etapa. Os exames da segunda fase são compostos por uma redação e três provas específicas ao curso concorrido.

 

Sistema de Cotas

Atualmente, a instituição reserva 120 vagas para candidatos indígenas do Ceará para o curso de licenciatura para a formação de professores indígenas. Ainda assim, a universidade terá até 2016 para se adaptar à Lei de Cotas, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em agosto de 2012 e, assim, garantir uma porcentagem de vagas àqueles estudantes oriundos da rede pública de ensino.

 

Ensino a Distância

O Núcleo de Educação a Distância da UECE está interligado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Dentre os cursos de graduação oferecidos pela UECE, na modalidade Ensino a Distância (EaD), estão Artes Plásticas, Ciências Biológicas, Administração, Informática Educativa, Física, Química e Pedagogia.

 

PÁGINA ELETRÔNICA

Site | Vestibular

 

REDES SOCIAIS

Facebook | Twitter 

VEJA TAMBÉM

1 2