Home Universidades Rio Grande do Norte Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte possui seis campi, incluindo o Campus Central, em Mossoró, a segunda maior cidade do estado.

Publicado por Érica Caetano em Rio Grande do Norte

Compartilhe

A UERN tem como slogan “Liberdade Pela Força do Espírito”
A UERN tem como slogan “Liberdade Pela Força do Espírito”

A Universidade do Rio Grande do Norte (UERN) foi criada em 1968, pela Lei Municipal nº 20, de 1968. No início, seu nome era Universidade Regional do Rio Grande do Norte (URRN) e era vinculada à Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte (FURRN). No ano de 1999, o Governo do Estado modificou o seu nome, passando a se chamar então Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

A cada ano, a UERN admite cerca de 2.500 alunos e oferece atualmente 31 cursos de graduação, nos quais estão matriculados quase 11 mil alunos. Além dos cursos de graduação, há 22 opções de especialização, sete cursos de mestrado e oferta do curso de Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade.

CAMPUS

Campus Central Mossoró
Rua Professor Antônio Campos, s/nº, BR 110, km 48, bairro Costa e Silva, Mossoró – RN
reitoria@uern.br
(84) 3315-2145

Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura), Ciência da Computação, Física, Matemática, Química, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Gestão Ambiental, Turismo, Letras – Língua Portuguesa, Letras – Língua Inglesa, Letras – Língua Espanhola, Música, Pedagogia, Educação Física (bacharelado e licenciatura), Enfermagem, Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura), Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Comunicação Social – Radialismo, Filosofia, Geografia, História, Direito e Medicina.

Campus Avançado de Natal
Avenida Airton Senna, nº 4241, bairro Neópolis, Natal - RN
natal@uern.br
(84) 3207-2889

Ciência da Computação, Ciência da Religião, Direito e Turismo.

Campus Avançado de Assu
Rua Sinhazinha Wanderley, nº 871, Centro, Assu - RN
assu@uem.br
(84) 3331-2411

Ciências Econômicas, História, Letras - Língua Portuguesa, Letras - Língua Inglesa, Pedagogia e Geografia.

Campus Avançado de Caicó
Rua André Sales, nº 667, Bairro Paulo XI, Caicó – RN
caico@uern.br
(84) 3421-6513

Enfermagem, Filosofia e Odontologia.

Campus Avançado de Patu
Rua Lauro Maia, s/nº, Centro, Patu - RN
patu@uern.br
(84) 3361-2461

Matemática, Ciências Contábeis, Pedagogia e Letras - Língua Portuguesa. 

Campus Avançado de Paus de Ferros
BR 405, km 3, Bairro Arizona, Paus dos Ferros, RN 
pferros@uern.br
(84) 3351-2560

Administração, Ciências Econômicas, Educação Física, Enfermagem, Geografia, Letras - Língua Portuguesa, Letras - Língua Inglesa, Letras - Língua Espanhola e Pedagogia.

INFRAESTRUTURA

A UERN dispõe de 45.732 metros quadrados de área construída, possui amplo laboratório de informática, biblioteca com acervo para os mais diversos cursos, composta por 26.762 títulos e 72.061 exemplares de livros. Conta também com o Portal Periódicos da Capes, que permite o acesso on-line a mais de 8 mil coleções de periódicos científicos de todo o mundo. Para atender, principalmente, às necessidades de transporte de professores para os núcleos, a universidade possui uma frota de 18 veículos com capacidade para 15 passageiros, um ônibus e 21 carros de passeio. Nos últimos anos, a instituição vem se esforçando para atender às demandas apresentadas pela comunidade acadêmica.

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular Tradicional

Desde o ano 2000, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte vem adotando o vestibular denominado Processo Seletivo Vocacional (PSV) como forma de ingresso na instituição. A diferença do PSV para o vestibular tradicional está no tipo de prova realizada. No vestibular tradicional, os candidatos respondem a uma prova com todas as disciplinas, já no PSV a avaliação ocorre por grupo de disciplinas, de acordo com o curso que o candidato está concorrendo.

O PSV vai preencher 40% das vagas dos cursos de graduação da UERN no Processo Seletivo 2015. Depois disso ele será extinto.

Enem/SiSU 

Atualmente, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é critério único de seleção para 60% das vagas. A seleção ocorre através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A partir do Processo Seletivo 2016 o SiSU será o único processo seletivo da UERN.

COTAS

A UERN utiliza o sistema de cota social, que atende especificamente o candidato que tenha concluído todo o ensino básico, ou seja, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, exclusivamente, em escolas da rede pública de ensino. São reservadas 50% das vagas a esses alunos.

PÁGINA ELETRÔNICA

Site | Vestibular

REDES SOCIAIS

Facebook | Twitter

VEJA TAMBÉM

1 2