Home Universidades Distrito Federal Universidade de Brasília - UNB

Universidade de Brasília - UNB

Considerada a maior instituição de ensino superior do Centro-Oeste, UNB oferece mais de 100 cursos de graduação e 150 de pós-graduação, atualmente.

Publicado por Wanja Borges em Distrito Federal

Compartilhe

UNB foi a primeira federal universidade a instituir o Sistema de Cotas
UNB foi a primeira federal universidade a instituir o Sistema de Cotas

Considerada a maior instituição de ensino superior do Centro-Oeste e uma das mais importantes do país, a Universidade de Brasília (UnB) foi inaugurada em abril de 1962 como instituição de ensino superior pública federal. Idealizada para aliar o rigor da ciência com a ousadia da arte, a instituição foi palco de muitos fatos políticos importantes, como antes do Golpe Militar em 1964, por exemplo, que a faculdade era tida por setores conservadores como um foco do pensamento esquerdista. Atualmente, a UnB conta com cerca de 3 mil professores, 3 mil técnico-administrativos e 30 mil alunos.

A Universidade é constituída por 4 campi, 26 institutos e faculdades e 21 centros de pesquisas responsáveis pela oferta de mais de 100 cursos de graduação e 150 de pós-graduação. No Índice Geral de Cursos (IGC) de 2010, a instituição foi classificada com conceito 4 e ficou em 13º lugar entre as melhores universidades do país. Um ano depois, a UnB foi reconhecida pelo Prêmio Guia do Estudante, da Editora Abril, como a melhor instituição de ensino superior do país na área de Ciências Sociais e Humanas. 

CAMPUS
•    Campus Ceilândia
QNN 14, Área Especial, Guariroba, Ceilândia Sul – DF
http://fce.unb.br ou campusceilandia@unb.br
(61) 3107-8416

Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Gestão em Saúde e Terapia Ocupacional. 

•    Campus Gama
Área Especial, Quadra I, Setor Central, Gama – DF
http://fga.unb.br ou fga@unb.br 
(61) 3107-8221

Engenharia Automotiva, Engenharia de Energia, Engenharia de Software e Engenharia Eletrônica.

•    Campus Plano Piloto
Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, Brasília – DF
http://www.unb.br
(61) 3107-3300

Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Biblioteconomia, Ciência da Computação, Ciência Política, Ciências Ambientais, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Farmacêuticas, Ciências Sociais, Comunicação Organizacional, Comunicação Social, Desenho Industrial, Direito, Educação Física, Enfermagem e Obstetrícia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Redes de Comunicação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Estatística, Filosofia, Física, Geofísica, Geografia, Geologia, Gestão de Políticas Públicas, Gestão do Agronegócio, Gestão em Saúde Coletiva, História, Letras, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Museologia, Música, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Química Tecnológica, Relações Internacionais, Serviço Social e Turismo.

•    Campus Planaltina

Área Universitária, nº 01, Vila Nossa Senhora de Fátima, Planaltina – DF
http://www.fup.unb.br ou fup@unb.br 
(61) 3107-8002

Ciências Naturais, Educação do Campo, Gestão Ambiental e Gestão do Agronegócio.

INFRAESTRUTURA
A UnB é dividida atualmente em quatro campi e possui área total de 4.787.449,13 m². Em todo esse Complexo Educacional estão localizados 26 Institutos e Faculdades e 21 centros de pesquisa, além do Hospital Universitário, Hospital Veterinário, Centro Olímpico, UnB TV, Biblioteca Central, Fazenda, Editora e muito mais. Para se ter uma ideia da amplitude da instituição, somente no Campus Universitário Darcy Ribeiro são oferecidos 440 laboratórios especializados. 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional
O Vestibular da UnB acontece duas vezes por ano e as provas são aplicadas em dois dias, no período vespertino. No primeiro, os candidatos são condicionados a 30 questões objetivas de Língua Espanhola, Inglesa ou Francesa, 120 de Língua Portuguesa e Literatura, Geografia, História, Artes (Artes Cênicas, Artes Visuais e Música), Filosofia e Sociologia e, ainda, Redação. Já no segundo, eles respondem 150 questões sobre Biologia, Física, Química e Matemática. Os itens são divididos em quatro estilos: certo ou errado, resultado numérico, múltipla escolha com quatro opções e respostas abertas. Treineiros também podem participar do Processo Seletivo, que é elaborado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe). 

•    Sistema de Cotas 
A Universidade de Brasília foi a primeira federal a instituir o Sistema de Cotas, em junho de 2004. Considerada referência pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a Ação Afirmativa destina 20% do total de vagas de cada curso para negros e 10 vagas para indígenas, sendo que a oferta de cursos para este público é definida de acordo com as necessidades da tribo e da disponibilidade da instituição.  Os candidatos devem informar adesão ao Sistema de Cotas no ato da matrícula e, em seguida, comparecer à UnB para entrevista pessoal e assinatura de termos de responsabilidade. Para 2013, a Universidade pretende adequar o Sistema também a questão social, tanto no quesito escola pública quanto no de renda. 

•    SiSU
A possibilidade de adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para ingresso de estudantes na Universidade de Brasília, cuja seleção é feita exclusivamente através das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ainda está sendo analisada pela instituição. Em nota oficial, a UnB declarou que o seu vestibular não sofrerá mudanças até o segundo semestre de 2013 e que, se aprovadas, as regras passarão a valer a partir deste período, o que não significa desistência da universidade em adotar o método universal de seleção, mas apenas tempo para debater a proposta no meio acadêmico. 

•    Enem
O Enem é utilizado pela Universidade de Brasília em processos seletivos para preencher as vagas remanescentes. A nota final da seleção para classificação aos cursos presenciais da UnB é obtida pela média aritmética das notas das provas realizadas na última edição do Exame, obedecendo à nota padronizada utilizada pelo Exame, na escala de 0 a 1.000. Candidatos que obtiveram nota final inferior a 300 pontos na prova de Redação serão automaticamente eliminados da seleção. 

•    Ensino a Distância 
O Centro de Educação a Distância (CEAD), em funcionamento desde 1979, é o órgão da UnB responsável pelo desenvolvimento e viabilização de ações educativas a distância em diversas áreas de conhecimento. Nesta época, a instituição assinou um convênio com a Open University, da Inglaterra, que se estendeu até 1985. Hoje, o Ensino a Distância vem sendo incorporado à estrutura pedagógica da Universidade tanto no apoio à educação presencial quanto na oferta de cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Atualmente, os seguintes cursos de graduação são oferecidos nesta modalidade: Administração Pública, Artes Visuais, Biologia, Educação Física, Geografia, Letras, Música, Pedagogia e Teatro. 

•    Programa de Avaliação Seriada 
Desde 1995, a UnB oferece o Programa de Avaliação Seriada (PAS) como forma de ingresso alternativa. O processo seletivo é realizado ao final de cada série do Ensino Médio, sendo responsável pelo preenchimento de 50% das vagas oferecidas pela instituição. O PAS é realizado em três anos consecutivos. Nos dois primeiros, o desempenho da prova corresponde a 60% da nota final do Programa, sendo 30% em cada ano. Já no terceiro, fase em que o estudante declara sua opção de graduação, o resultado equivale a 40% da média final do PAS. Para participar, o candidato precisa estar matriculado na 1ª série do Ensino Médio, em escola pública ou particular de modalidade regular, ou na 2ª série, caso a estrutura curricular da escola seja de quatro anos. 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Cespe

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Flickr | Youtube | Orkut

VEJA TAMBÉM

1 2