Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Universidades
  3. Rio Grande do Sul
  4. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS

Com mais de 80 anos de história, PUC-RS é considerada uma das mais tradicionais instituições de ensino superior no Brasil.

Publicado por Wanja Borges
PUC-RS foi reconhecida como Pontifícia 19 anos após sua criação
PUC-RS foi reconhecida como Pontifícia 19 anos após sua criação

Com a missão de produzir e difundir conhecimento e promover a formação humana e profissional, orientada pela qualidade e pela relevância, é que a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) foi fundada em março de 1931, sob o nome de Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas. Com atuação fundamentada nos direitos humanos, nos princípios do Cristianismo e na tradição marista, a instituição foi reconhecida como Universidade em 1948 e como Pontifícia em 1950.  

Considerada uma das mais tradicionais instituições de ensino superior no Brasil, a PUC-RS conta atualmente com mais de 30 mil alunos, cinco mil técnico-administrativos e dois mil docentes. No Índice Geral de Cursos (IGC) de 2010, a Universidade foi reconhecida com conceito 4. No mesmo ano, através do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), o curso de Odontologia recebeu conceito máximo na avaliação e os cursos de Agronomia, Medicina e Fisioterapia foram classificados com conceito 4. 

CAMPUS
•    Campus Central

Avenida Ipiranga, nº 6.681, Porto Alegre – RS
http://www.pucrs.br
(51) 3320-3500

Administração (Administração de Empresas), Administração (Comércio Internacional), Administração (Empreendedorismo e Sucessão), Administração (Gestão de Tecnologia da Informação), Administração (Marketing), Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Aeronáuticas, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis (Controladoria e Finanças), Ciências Econômicas, Ciência e Inovação de Alimentos, Ciências Sociais, Comunicação Social (Jornalismo), Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Comunicação Social (Relações Públicas), Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica-Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Farmácia, Filosofia, Física, Fisioterapia, Geografia, Gestão de Turismo, História, Hotelaria, Letras, Matemática, Medicina, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Produção Audiovisual, Psicologia, Química, Serviço Social, Sistemas de Informação, Teologia, Tecnologia em Escrita Criativa e Tecnologia em Gastronomia.

•    Campus Viamão
Avenida Senador Salgado Filho, nº 7.000, Viamão – RS 
http://www.pucrs.br/viamao
(51) 3320-7100

INFRAESTRUTURA
O Campus Central da PUC-RS é constituído por mais de 55 hectares de área arborizada e espaços para estudo, lazer e integração. Neste complexo educacional, funcionam 22 faculdades, 10 institutos, 8 órgãos suplementares e uma biblioteca, além do Parque Esportivo, Científico e Tecnológico; Museu de Ciências e Tecnologia, Hospital Universitário, Centro de Eventos etc. Em Uruguaiana e Viamão, são quatro faculdades, sendo que o campus Viamão está localizado em uma área de 32 mil m² e sedia algumas das empresas que recebem o suporte da Incubadora Raiar. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional

O Vestibular da PUCRS acontece semestralmente, normalmente nos meses de junho e dezembro. Suas provas são aplicadas em dois dias e constituídas por 30 questões objetivas de Física, Biologia e Língua Portuguesa mais redação, no primeiro dia; e 60 questões de múltipla escolha de Química, Geografia, História, Literatura em Língua Portuguesa, Matemática e Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês) no segundo dia. Em ambos, a duração é de quatro horas. 

•    ProUni
O Programa Universidade para Todos (ProUni) também é uma das formas de ingresso da PUC-RS. Através do Programa, estudantes com renda familiar, por pessoa, de um e meio até três salários mínimos podem garantir bolsas de estudo parciais ou integrais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Para se candidatar, o vestibulando tem que ter participado do último Exame Nacional do Ensino Médio, com desempenho superior
a 400 pontos.

•    Fies
A Universidade também é credenciada ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A solicitação de financiamento pode ser feita em qualquer período do ano, através do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES). Em seguida, o estudante deve validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da PUC-RS e, em seguida, formalizar a contratação com um agente financeiro. O benefício pode ser parcial ou integral.

•    Ensino a Distância 
Vinculada diretamente à Reitoria, a Diretoria de Educação a Distância da PUC-RS foi constituída em 1998 e um ano depois, após a Universidade encaminhar um Projeto de Credenciamento da PUCRS VIRTUAL ao Ministério da Educação (MEC), a instituição passou a oferecer o curso de graduação em Engenharia Química, com ênfase em Petroquímica e cursos de Pós-Graduação lato sensu na modalidade a distância. Atualmente, a PUC-RS oferece apenas cursos de especialização. 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular

REDES SOCIAIS 
Facebook | Facebook do Vestibular | Twitter Youtube 

Veja também

Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa