Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Universidades
  3. Paraná
  4. Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR

Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR

Com mais de 50 anos de história, PUC-PR é considerada a segunda melhor instituição privada do Brasil.

Publicado por Wanja Borges
PUC-PR integra a lista das 37 universidades privadas brasileiras que cumprem a LDB
PUC-PR integra a lista das 37 universidades privadas brasileiras que cumprem a LDB

Desenvolver e difundir o conhecimento e a cultura e promover a formação integral e permanente dos cidadãos e profissionais comprometidos com a vida e com o progresso da sociedade. Esta é a missão da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), instituição de ensino público privada criada em 14 de março de 1959. Considerada uma das maiores universidades do estado, a PUC-PR tem sua atuação orientada por princípios éticos, cristãos e maristas.  A Universidade foi reconhecida pelo Governo Federal em maio de 1960 pelo decreto 48.232, e seis anos depois, conquistou o título de Pontifícia.

Atualmente, com quase 70 cursos de graduação e 150 opções de especialização, a Universidade integra a lista das 37 universidades privadas brasileiras que cumprem a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Além disso, os cinco campi da Pontifícia reúnem um universo de mais de 30 mil alunos. Segundo o Guia do Estudante Profissões Vestibular 2011 e o Censo da Educação Superior, a PUC-PR é a segunda melhor universidade privada do Brasil. Além disso, seu curso de medicina, com mais de 50 anos de tradição, também está entre os melhores do país. 

CAMPUS
•    Campus Curitiba
Rua Imaculada Conceição, nº 1.155, Bairro Prado Velho, Curitiba - PR
http://www.pucpr.br/contatocuritiba.php
(41) 3271-1515

Administração, Arquitetura e Urbanismo, Agronomia, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciência da Computação, Comunicação Social (Jornalismo), Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Comunicação Social (Relações Públicas), Desenho Industrial (Design de Moda), Desenho Industrial (Design Digital), Desenho Industrial (Design Gráfico), Desenho Industrial (Design de Produto), Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Florestal, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Teatro, Filosofia, Física, História, Letras Português, Letras, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Português (Espanhol), Letras (Português/Inglês), Matemática, Medicina Veterinária, Música, Medicina, Marketing, Pedagogia, Química, Secretariado Executivo, Serviço Social, Sistemas de Informação, Teologia, Turismo, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Gestão da Qualidade, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão de Segurança Privada, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Logística, Tecnologia em Gestão da Produção Industrial, Tecnologia em Jogos Digitais e Tecnologia em Gastronomia. 

•    Campus Londrina
Avenida Jockei Club, nº 485, Bairro Hípica, Londrina - PR 
http://www.pucpr.br/contatolondrina.php
(43) 3372-6000

Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia de Produção, Psicologia, Sistemas de Informação, Teologia e Tecnologia em Sistemas para Internet. 

•    Campus Maringá
Avenida Prudente de Moraes, nº 633, zona 7, Maringá - PR
http://www.pucpr.br/contatomaringa.php
(44) 3026-2322

Administração, Direito, Filosofia e Nutrição.

•    Campus São José dos Pinhais
Rodovia BR-376, km 14, Bairro Costeira, São José dos Pinhais - PR
http://www.pucpr.br/contatosaojose.php
(41) 3299-4300

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Tecnologia em Logística. 

•    Campus Toledo
Avenida da União, nº 500, Jardim Coopagro, Toledo – PR
http://www.pucpr.br/contatotoledo.php
(45) 3277-8600

Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, Enfermagem, Farmácia, Medicina Veterinária e Psicologia. 

INFRAESTRUTURA
A PUC-PR é dividida em cinco complexos educacionais. O Campus Central, em Curitiba, conta com biblioteca, laboratórios, salas de projeção, auditórios, usinas-piloto, centro completo para prática de atividades físicas, museu de zoologia, clínicas, fazenda e hospital universitário. As outras unidades contam com Hospital Veterinário, Unidade Experimental Agropecuária, Núcleo de Prática em Psicologia, Clínica de Enfermagem, Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), Núcleo de Empregabilidade e Oportunidade (NEO), Agência PUC, Núcleo de Internacionalização e muito mais. 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional

A Universidade realiza dois vestibulares por ano: o de inverno, em junho, e o de verão, em outubro. A prova é constituída por 70 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais e uma redação. A instituição também oferece um Processo Seletivo via Bolsas Sociais a fim de conceder bolsa parcial ou integral para candidatos com insuficiência de renda. Cerca de 10 mil vagas são oferecidas por concurso. 

•    ProUni
O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma das formas de ingresso da PUC-PR. Através do Programa, estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um e meio a três salários mínimos podem garantir bolsas de estudo parciais ou integrais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Para se candidatar, o vestibulando tem que ter participado do último Exame Nacional do Ensino Médio, com desempenho superior a 400 pontos. 

•    Fies
A Universidade também é credenciada ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A solicitação de financiamento pode ser feita em qualquer período do ano, através do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES). Em seguida, o estudante deve validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da PUC-PR e, em seguida, formalizar a contratação com um agente financeiro. O benefício pode ser parcial ou integral.

•    Ensino a Distância 
A PUC-PR oferece apenas cursos de extensão e especialização na modalidade de Ensino a Distância (EaD). Cursos de graduação são ofertados pela instituição apenas no formato presencial. 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Youtube | Flickr | Orkut

Veja também

Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa