Home Universidades São Paulo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA)

Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA)

Ligado ao Ministério da Defesa, o instituto oferece graduação em diversas áreas da Engenharia.

Publicado por Rafael Batista em São Paulo

Compartilhe

Com sede no interior de São Paulo, o instituto tem um dos vestibulares mais disputados do Brasil.
Com sede no interior de São Paulo, o instituto tem um dos vestibulares mais disputados do Brasil.

O Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) é uma instituição universitária pública, criada em 16 de janeiro de 1954, pela Lei 2.165 de 1950 e ligada ao Comando da Aeronáutica. Hoje o instituto é um centro de referência no ensino de engenharia no Brasil. Localizada na cidade de São José dos Campos, no interior paulista, a instituição possui um dos processos seletivos mais disputados do país.

Para ingressar é necessário ter concluído o ensino médio e idade máxima de 23 anos completos, além de conseguir aprovação no exame vestibular. Os candidatos que forem considerados aptos ao ingresso nos cursos do ITA, no ato da matrícula, se não forem Aspirantes a Oficial da Reserva das Forças Armadas, serão também inscritos de maneira compulsória no Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) da Aeronáutica.

Além dos cursos de graduação, o instituto oferece também mestrados e doutorados em 21 áreas de concentração.

Localização

Praça Marechal Eduardo Gomes, N° 50 – Vila das Acácias. São José dos Campos – SP. Fone: (12) 3947-5734 ou (12) 3947-6925.

Cursos de Graduação

Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia da Computação e Engenharia Aeroespacial.

Infraestrutura

O ITA conta com 15 laboratórios para o desenvolvimento experimental de novas técnicas, produtos e sistemas. A instituição dispõe ainda uma biblioteca totalmente informatizada e equipada com mais de 240 mil itens distribuídos entre livros técnicos, filmes técnico-científicos, dicionários, teses, bases de dados referenciais, entre outros. 

Formas de ingresso

O Vestibular do ITA é considerado um dos mais difíceis do Brasil e acontece uma vez por ano. Os interessados em ingressar no instituto são submetidos a Exame de Escolaridade, que consta de provas de Física, Inglês, Matemática, Português e Química, com questões de múltipla escolha, questões dissertativas e redação. Os aprovados no exame devem realizar também Avaliação Médica, através do qual é comprovada a aptidão física dos candidatos.

Cotas

Apesar de ser uma instituição federal, o ITA está subordinado ao Ministério da Defesa e não ao MEC, por isso não há reserva de vagas nos cursos oferecidos pelo instituto.

Site

ITA

VEJA TAMBÉM

1 2