Home Universidades Rio Grande do Sul Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – IF Sul

Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – IF Sul

No ano de 2009, IF Sul foi considerado o melhor Centro Universitário do Rio Grande do Sul pelo Ministério da Educação.

Publicado por Wanja Borges em Rio Grande do Sul

Compartilhe

IF Sul conta com quase 10 mil alunos em seu corpo discente
IF Sul conta com quase 10 mil alunos em seu corpo discente

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IF Sul) foi criado em dezembro de 2008, a partir do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Sul (CEFET-RS). Hoje, com 12 unidades educacionais na região sul do país, o Instituto trabalha com a missão de implementar processos educativos, públicos e gratuitos, de ensino, pesquisa e extensão, que possibilitem a formação integral mediante o conhecimento humanístico, científico e tecnológico e que ampliem as possibilidades de inclusão e desenvolvimento social.

Caracterizado pela verticalização do ensino, o IF Sul oferece educação profissional e tecnológica por meio de cursos técnicos, bacharelados, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia. Atualmente, o Instituto conta com mais de sete mil alunos, 400 professores e 300 técnico-administrativos. De acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC) de 2009, a instituição ficou em primeiro lugar no Estado na categoria Centros Universitários, com 362 pontos e conceito 4, e em quarto lugar entre os 158 centros participantes de todo o Brasil. 

 

 

CAMPUS
•    Campus Bagé

Av. Leonel de Moura Brizola, Nº 2.501, Bairro Pedra Branca, Bagé – RS
http://www.bage.ifsul.edu.br/portal 
(53) 3247-3237

Técnico em Agroindústria, Técnico em Agropecuária, Técnico em Informática e Técnico em Informática para Internet. 

 

•    Campus Camaquã 
Rua Ana Gonçalves da Silva, nº 90, Bairro Olaria, Camaquã – RS
http://www.camaqua.ifsul.edu.br/portal
(51) 3671-2017

Técnico em Automação Industrial, Técnico em Controle Ambiental, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Informática e Técnico em Manutenção e Suporte em Informática. 

 

•    Campus Charqueadas 
Rua General Balbão, nº 81, Bairro Centro, Charqueadas – RS
http://www.charqueadas.ifsul.edu.br/portal
(51) 3658-3775

Técnico em Eletroeletrônica, Técnico em Fabricação Mecânica, Técnico em Informática, Técnico em Mecatrônica e Tecnologia em Sistemas para Internet. 

 

•    Campus Passo Fundo
Estrada Perimetral Leste, nº 150, Passo Fundo – RS
http://www.ifsul.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=56 
(54) 3311-2916

Técnico em Edificações, Técnico em Informática, Técnico em Mecânica, Tecnologia em Sistemas para Internet e Formação Inicial e Continuada em Construção Civil. 

 

•    Campus Pelotas
Praça Vinte de Setembro, nº 455, Centro, Pelotas – RS
http://pelotas.ifsul.edu.br/portal
(53) 2123-1000

Técnico em Comunicação Visual, Técnico em Design de Interiores, Técnico em Edificações, Técnico em Eletromecânica, Técnico em Eletrônica, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Execução, Conservação e Restauro de Edificações, Técnico em Mecânica, Técnico em Química, Técnico em Telecomunicações, Licenciatura em Computação, Bacharelado em Design, Bacharelado em Engenharia Elétrica, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Saneamento Ambiental e Tecnologia em Sistemas para Internet. 

 

•    Campus Pelotas - Visconde da Graça 
Av. Ildefonso Simões Lopes, nº 2.791, Bairro Arco-íris, Pelotas – RS
http://cavg.ifsul.edu.br
(53) 3277-6700

Técnico em Administração, Técnico em Agroindústria, Técnico em Agropecuária, Técnico em Biocombustíveis, Técnico em Contabilidade, Técnico em Fruticultura, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Vestuário, Tecnologia em Agroindústria, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Física, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Gestão de Cooperativas, Licenciatura em Química e Tecnologia em Viticultura e Enologia.  

 

•    Campus Santana do Livramento
Rua Almirante Barroso, s/nº, Escola Professor Chaves, Santana do Livramento – RS
http://www.santana.ifsul.edu.br/portal
(55)9661-5345

Técnico em Controle Ambiental e Técnico em Informática para Internet. 

 

•    Campus Sapucaia do Sul
Av. Copacabana, nº 100, Bairro Piratini, Sapucaia do Sul – RS
http://www.ifsul.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=60
(51) 3452-9200

Técnico em Administração, Técnico em Gestão Cultural, Técnico em Informática, Técnico em Plásticos e Bacharelado em Engenharia Mecânica. 

 

•    Campus Venâncio Aires
Avenida das Indústrias, nº 1.865, Bairro Universitário, Venâncio Aires – RS
http://www.venancio.ifsul.edu.br/portal
(51) 3793-4200

Técnico em Eletromecânica, Técnico em Informática, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática e Técnico em Refrigeração e Climatização. 

*Além dos campi citados, também estão sendo implantadas unidades educacionais em Gravataí, Lajeado e Sapiranga. 

 

 

INFRAESTRUTURA
O IF Sul, cuja sede administrativa está localizada em Pelotas, é constituído por 12 campi em diferentes municípios da região, sendo que três deles estão em fase de implantação. O Campus Pelotas, considerado o maior deles, está localizado em uma área de quase 50 mil m². A unidade conta com mais de 60 salas de aula, 120 laboratórios específicos, 50 oficinas, ginásio, quadras cobertas, pista de atletismo, biblioteca, auditório central, miniauditórios e mais de 17 mil m² de área para ensino profissional. As outras unidades seguem o mesmo padrão de qualidade, com infraestrutura moderna e diferenciada. 

 

 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional

O IF Sul realiza vestibulares de inverno e de verão nos meses de junho e novembro, respectivamente, para ingresso nos cursos superiores. As provas são constituídas por duas etapas, aplicadas no mesmo dia. Na parte da manhã, os vestibulandos têm quatro horas para responder 40 questões objetivas de Língua Portuguesa, Química, Biologia e Redação. Já na parte da tarde, são oferecidas três horas para os candidatos responderem mais 40 questões sobre Matemática, Física, História, Geografia e Língua Inglesa. 

 

•    Sistema de Cotas 
O Instituto reserva 50% de suas vagas para egressos de escolas públicas. Para concorrer a Reserva de Vagas, o candidato precisa ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública e manifestar sua opção por esta modalidade de ingresso no ato da inscrição. Os candidatos inscritos no processo seletivo pela Reserva de Vagas também concorrem pelo Acesso Universal. 

 

•    SiSU
A opção pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) pode ser feita apenas por candidatos inscritos nos Cursos Superiores. Geralmente, 50% das vagas são destinadas para o ingresso via SiSU. Entretanto, os vestibulandos precisam aguardar edital específico divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). A seleção é feita por meio da nota obtida na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

 

 

 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site

 

 

REDES SOCIAIS 
Facebook | Twitter | RSS | Orkut

 

 

VEJA TAMBÉM

1 2