Home Universidades Minas Gerais Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – IF Sul de Minas

Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – IF Sul de Minas

Atualmente, IF Sul de Minas atua em seis municípios mineiros. Contudo, Instituto pretende ampliar abrangência para 178 cidades.

Publicado por Wanja Borges em Minas Gerais

Compartilhe

IF Sul de Minas aplica vestibular apenas para 30% de suas vagas
IF Sul de Minas aplica vestibular apenas para 30% de suas vagas

Originado a partir da fusão de três antigas escolas Agrotécnicas localizadas nos municípios de Inconfidentes, Machado e Muzambinho, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas) foi criado, oficialmente, em 2008. Focado no desenvolvimento regional e na excelência da educação profissional e tecnológica, o Instituto atua em diferentes níveis e áreas.

Atualmente localizado em seis municípios mineiros, a instituição tem como objetivo ampliar o acesso ao ensino profissionalizante nos 178 municípios de abrangência, beneficiando assim mais de três milhões de pessoas. Em 2011, o IF Sul de Minas foi classificado com conceito 4, em uma escala de 1 a 5, no Índice Geral de Cursos (IGC), ficando assim em quarta posição no ranking nacional e em primeiro lugar no ranking estadual.  

 

 

CAMPUS
•    Campus Inconfidentes

Praça Tiradentes, nº 416, Centro, Inconfidentes – MG
http://www.ifs.ifsuldeminas.edu.br
(35) 3464-1200

Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia de Alimentos, Matemática, Técnico em Administração, Técnico em Agrimensura, Técnico em Agropecuária, Técnico em Alimentos, Técnico em Informática, Tecnologia em Agrimensura, Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Redes de Computadores. 

 

•    Campus Machado
Rodovia Machado, Paraguaçu, Km 3, Bairro Santo Antônio, Machado – MG
http://www.mch.ifsuldeminas.edu.br
(35) 3295-9700

Ciências Biológicas, Computação, Engenharia Agronômica, Técnico em Administração, Técnico em Agropecuária, Técnico em Alimentos, Técnico em Contabilidade, Técnico em Edificações, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Meio Ambiente, Tecnólogo em Alimentos e Tecnólogo em Cafeicultura. 

 

•    Campus Muzambinho
Estrada de Muzambinho, Km 35, Bairro Morro Preto, Muzambinho – MG
http://www.muz.ifsuldeminas.edu.br
(35) 3571-5051

Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem do Trabalho, Engenharia Agronômica, Técnico em Agropecuária, Técnico em Alimentos, Técnico em Edificações, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Segurança do Trabalho e Tecnologia em Cafeicultura. 

 

•    Campus Passos
Rua Mario Ribola, nº 409, Penha II, Passos – MG
http://www.pas.ifsuldeminas.edu.br
(35) 3526-4856 / 4679

Técnico em Comunicação Visual, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Produção de Moda e Técnico em Secretaria Escolar. 

 

•    Campus Poços de Caldas
Rua Coronel Virgílio Silva, nº 1.723, Vila Nova, Poços de Caldas – MG
http://www.pcs.ifsuldeminas.edu.br
(35) 3713-5120

Técnico em Administração, Técnico em Edificações, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Informática e Técnico em Meio Ambiente. 

 

•    Campus Pouso Alegre
Avenida Dr. João Beraldo, nº 242, Centro, Pouso Alegre – MG
http://www.poa.ifsuldeminas.edu.br
(35) 3421-2502

Técnico em Administração, Técnico em Agricultura, Técnico em Edificações, Técnico em Informática, Técnico em Química e Técnico em Segurança do Trabalho. 

 

 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional

O Vestibular Tradicional do IF Sul de Minas é geralmente aplicado em dezembro, apenas para 30% de suas vagas de graduação, destinadas à Ampla Concorrência. As provas são constituídas por 50 questões objetivas sobre Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Matemática, Biologia, Química, Física, Geografia, História e Redação. 

 

•    Sistema de Cotas 
O IF Sul de Minas reserva 50% de suas vagas para o Sistema de Cotas, acrescido de mais 5% para candidatos com necessidades especiais. A reserva de vagas é destinada para candidatos oriundos da rede pública, autodeclarados pardos, negros ou indígenas, com renda familiar bruta inferior ou superior a 1,5 salário mínimo. 

 

•    Sisu e Enem
O IF Sul de Minas utiliza o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como critério de seleção para preenchimento de 70% das vagas de seus cursos de graduação e tecnologia. O Sistema é baseado no desempenho obtido pelo candidato na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

 

•    Ensino a Distância 
O IF Sul de Minas oferece 13 opções de cursos pelo ensino a distância (EaD), contudo, a instituição trabalha apenas com cursos técnicos nesta modalidade. A seleção é constituída por inscrição prévia e sorteio público. Não há provas e não é cobrada taxa de inscrição. Ao todo são quase 30 polos presenciais de apoio. 

 

 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular

VEJA TAMBÉM

1 2