Home Universidades Rio de Janeiro Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ

Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ

IFRJ utiliza Sistema de Seleção Unificada como forma de ingresso em 100% de suas vagas para cursos de graduação.

Publicado por Wanja Borges em Rio de Janeiro

Compartilhe

IFRJ está entre os cinco melhores Centros Universitários do país
IFRJ está entre os cinco melhores Centros Universitários do país

Criado em decorrência da transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis e integração das escolas técnicas cariocas, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro foi instituído, oficialmente, em 2009. Neste mesmo ano, a instituição obteve 5ª colocação entre os melhores Centros Universitários do país, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC), avaliação do Ministério da Educação, ficando reconhecida nacionalmente. 

Atualmente com mais de 10 mil alunos, o Instituto está presente em 11 municípios cariocas e é responsável pelo oferecimento e coordenação de quase 15 cursos superiores, entre licenciatura, bacharelado e superiores de tecnologia. Além disso, a instituição oferece cursos técnicos em diferentes modalidades. Todos os cursos sem qualquer custo. Além de se consolidar como instituição de referência em educação profissional, científica e tecnológica, o IFRJ também pretende ampliar sua infraestrutura, ainda em 2013. 

 

 

CAMPUS
•    Campus Arraial do Cabo

Rua José Pinto de Macedo, s/nº, Prainha, Arraial do Cabo – RJ
http://www.ifrj.edu.br/arraialdocabo
(22) 2622-3042

Técnico em Informática, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática e Técnico em Meio Ambiente. 

 

•    Campus Duque de Caxias
Avenida República do Paraguai, nº 120, Sarapuí, Duque de Caxias – RJ
http://www.ifrj.edu.br/duquedecaxias
(21) 3774-6616

Química, Técnico em Petróleo e Gás, Técnico em Polímeros, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática e Técnico em Química. 

 

•    Campus Engenheiro Paulo de Frontin
Av. Maria Luiza, s/nº, Sacra Família do Tinguá, Engenheiro Paulo de Frontin – RJ
http://www.ifrj.edu.br/engpaulodefrontin
(24) 2468-1800 / 1851

Técnico em Informática para Internet. 

 

•    Campus Nilópolis
Rua Lúcio Tavares, nº 1.045, Centro, Nilópolis – RJ
http://www.ifrj.edu.br/nilopolis
(21) 2691-9802

Física, Matemática, Química, Produção Cultural, Tecnologia em Gestão da Produção Industrial, Tecnologia em Produção Cultural, Tecnologia em Química de Produtos Naturais, Técnico em Controle Ambiental, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática e Técnico em Química. 

 

•    Campus Paracambi
Rua Sebastião Lacerda, s/nº, Centro, Paracambi – RJ
http://www.ifrj.edu.br/paracambi
(21) 2683-3119

Matemática, Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Mecânica. 

 

•    Campus Pinheiral
Rua José Breves, nº 550, Centro, Pinheiral – RJ
http://www.ifrj.edu.br/pinheiral
(24) 3356-3610

Técnico em Agroindústria, Técnico em Agropecuária, Técnico em Informática, Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Secretariado. 

 

•    Campus Realengo
Rua Professor Carlos Wenceslau (antiga Oliveira Braga), nº 343, Realengo – RJ
http://www.ifrj.edu.br/realengo
(21) 3463-4497 / 3839-1135

Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. 

 

•    Campus Rio de Janeiro
Rua Senador Furtado, nº 121 a 125, Maracanã, Rio de Janeiro – RJ
http://www.ifrj.edu.br/riodejaneiro
(21) 3978-5912

Ciências Biológicas (Biotecnologia), Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Processos Químicos, Técnico em Alimentos, Técnico em Biotecnologia, Técnico em Farmácia, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Química. 

 

•    Campus São Gonçalo
Rua Oliveira Botelho Neves, s/nº, Bairro Neves, São Gonçalo – RJ
http://www.ifrj.edu.br/saogoncalo
(21) 2628-0099

Técnico em Química e Técnico em Segurança do Trabalho. 

 

•    Campus Volta Redonda
Rua Antônio Barreiros, nº 212, Nossa Senhora das Graças, Volta Redonda – RJ
http://www.ifrj.edu.br/voltaredonda
(24) 3336-4227

Física, Matemática, Técnico em Automação Industrial, Técnico em Metrologia e Técnico em Vendas. 

 

 

INFRAESTRUTURA
Estruturado em multicampi, o Complexo Universitário do IFRJ conta atualmente com 12 unidades educacionais, incluindo a Reitoria e seus Campi Avançados. A expectativa é que com a terceira fase de expansão, cinco novas unidades sejam implantadas, até 2014, no Complexo do Alemão e de Curicica (Cidade de Deus), Belford Roxo, São João do Meriti e Niterói. O Campus do Rio de Janeiro, localizado em Maracanã, é constituído por 26 ambientes tecnológicos, 23 salas de aula climatizadas, biblioteca com mais de 25 mil exemplares, quadra poliesportiva, sala de musculação, auditório, unidades de saúde etc. 

 

 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional

O IFRJ realiza processo seletivo tradicional apenas para cursos técnicos. Para cursos concomitantes e subsequentes, o vestibular é constituído por 19 questões objetivas de Matemática e Língua Portuguesa, além de Redação. Já para Cursos Integrados, os candidatos são condicionados a 25 questões objetivas e Redação. No caso do PROEJA, a seleção é feita por sorteio público. 

 

•    Sistema de Cotas 
O IFRJ destina 40% das vagas oferecidas em seus cursos de graduação para a Reserva de Vagas.  Essa porcentagem é dividida entre candidatos oriundos da rede pública e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta inferior ou superior a 1,5 salário mínimo.

 

•    Sisu e Enem
A seleção para os cursos de graduação do IF do Rio de Janeiro é feita, exclusivamente, pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O Sistema utiliza o desempenho obtido na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção de seus candidatos. O prazo para inscrições e data da seleção são definidos pelo próprio Ministério da Educação. As vagas remanescentes também são preenchidas pela Lista de Espera do SiSU. 

 

•    Ensino a Distância 
O IFRJ oferece apenas cursos técnicos de nível médio, concomitantes e subsequentes, na modalidade de Educação a Distância (EaD). São eles: Técnico em Agente Comunitário da Saúde, Técnico em Lazer, Técnico em Serviços Públicos. Neste caso, cerca de mil vagas são oferecidas por processo seletivo para 12 polos de apoio presencial e as provas são constituídas por 50 questões objetivas sobre Língua Portuguesa e Matemática. 

 


PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Processo Seletivo

 

 

REDES SOCIAIS
Facebook | Youtube | Orkut

VEJA TAMBÉM

1 2