Home Universidades Pernambuco Instituto Federal de Pernambuco - IFPE

Instituto Federal de Pernambuco - IFPE

Assim como em outras capitais, as atividades do IFPE iniciaram em 1909 com a criação da então Escola de Aprendizes e Artífices no Recife.

Publicado por Érica Caetano em Pernambuco

Compartilhe

Inaugurado em 1909, o IFPE é o mais antigo do Brasil, com mais de 100 anos de existência
Inaugurado em 1909, o IFPE é o mais antigo do Brasil, com mais de 100 anos de existência

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) é uma instituição federal, pública, vinculada diretamente ao Ministério da Educação (MEC), com autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didática e disciplinar. Sua história registra a oferta de formação profissional orientada ao desenvolvimento econômico brasileiro e é reconhecida pela sociedade pernambucana por sua excelência no ensino público.

Inaugurado em 1909, o IFPE é o mais antigo do Brasil, com mais de 100 anos de existência. Funcionava antigamente no Bairro do Derby, em Recife.

O Instituto já teve várias denominações, entre elas, destacam-se Escola de Artífices do Recife, Liceu Industrial, Escola Técnica do Recife e Escola Técnica Federal de Pernambuco. Em 1990, recebeu a denominação de Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco (Cefet-PE), deixando de se chamar Escola Técnica Federal de Pernambuco (ETFPE). Somente em 2009 foi que passou a se configurar como instituto.

 

CAMPUS

Campus Afogados da Ingazeira

São Campinhos, s/nº, Afogados da Ingazeira - PE

http://afogados.ifpe.edu.br

(81) 2125-1630

Técnico em Agroindústria, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Saneamento e Educação, Conservação e Manejo dos Recursos Naturais no Semiárido Brasileiro.

 

Campus Barreiros

Fazenda Sapé, s/nº, Zona Rural, Barreiros - PE

http://barreiros.ifpe.edu.br

(81) 3675-1117 / 3675-1854

Técnico em Agropecuária, Técnico em Agricultura, Técnico em Agroindústria, Técnico em Zootecnia, Técnico em Hospedagem, Química e Agroecologia.

 

Campus Belo Jardim

Avenida Sebastião Rodrigues da Costa, s/nº, Bairro São Pedro, Belo Jardim - PE

http://belojardim.ifpe.edu.br

(81) 3726-1355

Técnico em Enfermagem.

 

Campus Caruaru

Estrada do Alto do Moura, Km 3,8; Distrito Industrial III, Caruaru - PE

http://caruaru.ifpe.edu.br

(81) 2125-1630

Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Edificações, Técnico em Mecatrônica e Engenharia Mecânica.

 

Campus Garanhuns

Rua Padre Agobar Valença, s/nº, bairro Severiano Moraes Filho, Garanhuns - PE

http://garanhuns.ifpe.edu.br

(81) 2125-1630

Engenharia Elétrica, Técnico em Eletroeletrônica, Técnico em Informática e Técnico em Meio Ambiente.

 

Campus Ipojuca       

PE 60, Km 14 – Califórnia, Ipojuca - PE

http://ipojuca.ifpe.edu.br ou dgci@ipojuca.ifpe.edu.br

(81) 9275-6150

Química.

 

Campus Pesqueira

BR 232, Km 208, Prado, Pesqueira - PE

http://pesqueira.ifpe.edu.br

(87) 3835-1796

Edificações, Eletroeletrônica, Eletrotécnica, Engenharia Elétrica, Técnico em Enfermagem, Enfermagem, Física e Matemática.

 

Campus Recife

Avenida Professor Freire, nº 500, Cidade Universitária, Recife - PE

http://recife.ifpe.edu.br

(81) 2125-1600

Edificações, Eletroeletrônica, Eletrotécnica, Engenharia Mecânica, Química Industrial, Refrigeração e Climatização, Saneamento, Segurança do Trabalho, Telecomunicações, Turismo, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Design Gráfico, Engenharia da Produção, Gestão Ambiental e Radiologia.

 

Campus Vitória

Propriedade Terra Preta, s/nº, Zona Rural, Vitória de Santo Antão

http://vitoria.ifpe.edu.br

(81) 3523-1130

Técnico em Agricultura, Técnico em Agroindústria, Técnico em Agropecuária, Técnico em Manutenção e Suporte de Informática, Técnico em Zootecnia, Química e Agronomia.

 

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular

O IFPE realiza seleção através do vestibular tradicional e do Enem. No vestibular tradicional são aplicadas provas para os cursos superiores e técnicos. Com amplo número de vagas e extensa concorrência, o último vestibular ofertou mais de 6 mil vagas aos candidatos, sendo 700 somente para os cursos superiores, oferecidos através do vestibular tradicional. Já para os cursos técnicos foram ofertadas 5.478 vagas, sendo 3.776 para a modalidade subsequente e outras 1.702 para a modalidade integrada.

 

Enem e SiSU

O Instituto Federal de Pernambuco também utiliza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso em seus cursos superiores. Das vagas disponibilizadas no último processo seletivo, 664 delas foram destinadas a estudantes que realizaram o Enem e que se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada (SiSU).  Anteriormente, eram destinadas 30% das vagas dos cursos superiores através do SiSU. Agora, toda a oferta da segunda entrada será preenchida pelo Sistema.

 

Sistema de Cotas

O Instituto Federal de Pernambuco reserva 50% do total das vagas oferecidas aos estudantes que forem aprovados e que tenham concluído integralmente o Ensino Médio na rede pública de ensino, levando em conta também a renda familiar bruta per capita e os autodeclarados negros, pardos ou indígenas.

 

Ensino a Distância

O Núcleo de Educação a Distância do IFPE está interligado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e oferece cursos superiores, técnicos e especializações. Dentre as modalidades oferecidas estão: Manutenção e Suporte em Informática, Sistema de Energias Renováveis, Informática para Internet, Manutenção Automotiva, Tecnologia em Gestão Ambiental, Matemática e Geografia. Mais informações podem ser encontradas nesse endereço eletrônico.

 

PÁGINA ELETRÔNICA

Site | Vestibular

 

REDES SOCIAIS

Facebook | Twitter | Youtube

VEJA TAMBÉM

1 2