Home Universidades Mato Grosso do Sul Instituto Federal do Mato Grosso do Sul – IFMS

Instituto Federal do Mato Grosso do Sul – IFMS

IFMS foi criado em 2008, mediante integração da Escola Técnica de Mato Grosso do Sul e da Escola Agrotécnica de Nova Andradina.

Publicado por Wanja Borges em Mato Grosso do Sul

Compartilhe

Proposta é ampliar atuação do IFMS para outros seis municípios
Proposta é ampliar atuação do IFMS para outros seis municípios

Presente atualmente em sete municípios sul-mato-grossenses, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul foi instituído em 2008, mediante integração da Escola Técnica Federal de Mato Grosso do Sul e da Escola Agrotécnica Federal de Nova Andradina. Com Reitoria instalada em Campo Grande, o Instituto oferece mais de 10 cursos técnicos integrados e 05 cursos superiores, entre tecnologia e licenciatura. 

Foi em fevereiro de 2010 que os primeiros servidores (professores e funcionários administrativos) tomaram posse e, em março do mesmo ano, as primeiras turmas de alunos de informática e agropecuária foram iniciadas. Um dos objetivos do Instituto, para 2013, é ampliar sua atuação para outros seis municípios: Dourados, Jardim, Naviraí, Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste e Sidrolândia. 

 

 

CAMPUS
•    Campus Aquidauana
Rua Cinco, s/nº, Vila Ycaraí, Aquidauana – MS
aquidauana@ifms.edu.br
(67) 3241-9984 / 5019

Técnico em Edificações, Técnico em Informática e Tecnologia em Sistemas para Internet. 

 

•    Campus Campo Grande
Rua Harmonia, n° 780, Bairro Santo Antônio, Campo Grande – MS
campo.grande@ifms.edu.br
(67) 3391-7113

Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Informática, Técnico em Mecânica, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática e Tecnologia em Sistemas para Internet. 

 

•    Campus Corumbá
Rua Pedro de Medeiros, s/nº, Bairro Popular Velha, Corumbá – MS
corumba@ifms.edu.br
(67) 3232-2192

Técnico em Metalurgia, Técnico em Informática, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

 

•    Campus Coxim
Rua Salime Tanure, s/nº, Bairro Santa Tereza, Coxim – MS
coxim@ifms.edu.br
(67) 3291-4004

Técnico em Alimentos, Técnico em Informática, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática e Licenciatura em Química. 

 

•    Campus Nova Andradina
Rodovia MS 473, Km 23, Fazenda Santa Bárbara, Nova Andradina – MS
nova.andradina@ifms.edu.br
(67) 3303-7016

Técnico em Agropecuária, Técnico em Informática, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática e Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. 

 

•    Campus Ponta Porã
Rodovia BR 463, Km 14, s/nº, Ponta Porã – MS
ponta.pora@ifms.edu.br
(67) 3433-7652 / 7653

Técnico em Agricultura, Técnico em Informática, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, Técnico em Fruticultura e Tecnologia em Agronegócio. 

 

•    Campus Três Lagoas
Rua Antônio Estevão Leal, s/nº, Bairro Jardins das Paineiras, Três Lagoas – MS
tres.lagoas@ifms.edu.br
(67) 3522-5260

Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Informática, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática e Tecnologia em Sistemas para Internet. 


 


FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional
O Vestibular do IFMS, aplicado especificamente para cursos técnicos, é realizado em uma única etapa, geralmente no turno vespertino. As provas são constituídas por 20 questões de Língua Portuguesa, 20 de Matemática e 10 de Conhecimentos Gerais. Já a seleção para ingresso em cursos superiores é feita exclusivamente pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), coordenado pelo Ministério da Educação.   

 

•    Sistema de Cotas 
O IFMS destina, atualmente, 50% das vagas de cada curso para candidatos que cursaram integralmente o ensino fundamental em escolas públicas. Desse total, um percentual é destinado para estudantes que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e para candidatos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas. A opção deve ser informada no ato da inscrição. 

 

•    Sisu e Enem 
O SiSU é a modalidade de seleção adotada pelo IFMS para ingresso em seus cursos superiores de graduação. O Processo Seletivo utiliza as notas da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, devido à natureza dos cursos, adota pesos diferenciados nos resultados conforme áreas de conhecimento. Além disso, candidatos oriundos da rede pública têm direito a 50% das vagas disponíveis. 

 

•    Ensino a Distância 
O IFMS oferece cursos de educação profissional a distância por meio da Rede e-Tec, programa coordenado pelo Ministério da Educação. São 11 opções de cursos na modalidade subsequente, oferecidos em 22 municípios de Mato Grosso do Sul. O ingresso acontece por meio de sorteio público ou análise de histórico escolar. 

 

 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Exame de Seleção

 

 

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Orkut

VEJA TAMBÉM

1 2