Home Universidades Goiás Instituto Federal Goiano - IF Goiano

Instituto Federal Goiano - IF Goiano

Presente em seis municípios do estado de Goiás, IF Goiano oferece quase 40 opções de cursos entre graduação e técnico.

Publicado por Wanja Borges em Goiás

Compartilhe

IF Goiano conta com unidades educacionais em Ceres, Iporá, Morrinhos, Rio Verde e Urutaí
IF Goiano conta com unidades educacionais em Ceres, Iporá, Morrinhos, Rio Verde e Urutaí

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) surgiu em decorrência da integração dos Centros Federais de Educação Tecnológica de Rio Verde e Urutaí com a Escola Agrotécnica Federal de Ceres. Além disso, a Lei 11.892, de dezembro de 2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, através dos Institutos, foi decisiva para sua ascensão. 

Hoje, a instituição está presente em seis municípios goianos, incluindo Goiânia onde está localizada sua Reitoria. O Instituto oferece cerca de 20 cursos superiores e 15 técnicos para mais de seis mil alunos da região. No Índice Geral de Cursos (IGC) de 2011, o IF Goiano foi classificado com nota 4, ficando entre as quatro melhores Instituições de Ensino Superior do estado de Goiás. 

CAMPUS
•    Campus Ceres 
Rodovia 154, Km 03, Ceres – GO
http://www.ifgoiano.edu.br/ceres
(62) 3307-7100

Agronomia, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Química, Zootecnia, Técnico em Administração, Técnico em Agropecuária, Técnico em Informática e Técnico em Meio Ambiente. 

•    Campus Iporá

Avenida Oeste, s/nº, saída para Piranhas, Iporá – GO
http://www.ifgoiano.edu.br/ipora
(64) 3674-0400

Licenciatura em Química, Tecnologia em Agronegócio, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Técnico em Administração, Técnico em Agropecuária, Técnico em Informática, Técnico em Química e Técnico em Secretariado. 

•    Campus Morrinhos

Rodovia BR-153, Km 633, Zona Rural, Morrinhos – GO
http://ifgoiano.edu.br/morrinhos
(64) 3413-7900 / 7902

Agronomia, Licenciatura em Química, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Sistemas para Internet, Técnico em Agroindústria, Técnico em Agropecuária, Técnico em Alimentos, Técnico em Informática, Técnico em Redes de Computadores e Zootecnia. 

•    Campus Rio Verde

Rodovia Sul Goiana, Km 01, Zona Rural, Rio Verde – GO
http://rioverde.ifgoiano.edu.br
(64) 3620-5600

Agronegócio, Agronomia, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Gestão Ambiental, Ciências Biológicas (Licenciatura/Bacharelado), Química (Licenciatura/Bacharelado), Saneamento Ambiental, Técnico em Administração, Técnico em Agropecuária, Técnico em Alimentos, Técnico em Comércio, Técnico em Contabilidade, Técnico em Informática, Técnico em Secretariado e Zootecnia.

•    Campus Urutaí

Rodovia Geraldo Silva Nascimento, Km 2.5, Urutaí – GO
http://www.ifgoiano.edu.br/urutai
(64) 3465-1900

Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia Agrícola, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Química, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação, Tecnologia em Irrigação e Drenagem, Técnico em Administração, Técnico em Agropecuária, Técnico em Informática e Técnico em Redes. 

FORMAS DE INGRESSO

•    Vestibular via Enem
Desde 2015, 70% das vagas dos cursos ministrados no IF Goiano são para ingresso por meio do desempenho obtido em uma das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

•    SiSU 

O IF Goiano reserva 30% de suas vagas para o Sistema de Seleção Unificada (SISU), avaliação que utiliza o Enem como critério para seleção de seus candidatos. O cronograma com as datas de inscrição e seleção é divulgado pelo próprio Ministério da Educação. No caso de vagas remanescentes, o preenchimento é feito conforme a classificação na lista de espera do Vestibular Tradicional. 

•    Sistema de Cotas 
O IF Goiano trabalha com Sistema de Cotas apenas para alunos oriundos da rede pública, contudo, a política de ação afirmativa foi excluída do vestibular tradicional e, hoje, é utilizada apenas no Processo Seletivo via Enem/SISU. Além disso, no mínimo uma vaga é reservada para cada perfil de candidato, ainda que a equação da porcentagem da população não atinja o quantitativo de uma vaga por curso. Comprovantes de renda devem ser apresentados no ato da matrícula. 

•    Ensino a Distância 
O Instituto também oferece uma variedade de cursos técnicos na modalidade de Ensino a Distância (EAD). Do total de vagas, 50% são reservadas para estudantes oriundos da rede pública, sendo igualmente divididas entre candidatos com renda familiar inferior e superior a um salário mínimo e meio por pessoa. A instituição conta com mais de 50 polos presenciais. A seleção acontece por sorteio eletrônico.

PÁGINA ELETRÔNICA

Site | Vestibular

REDES SOCIAIS

Facebook | Twitter 

VEJA TAMBÉM

1 2