Home Universidades Santa Catarina Instituto Federal Catarinense – IFC

Instituto Federal Catarinense – IFC

Criado mediante integração de Escolas Agrotécnicas Federais e Colégios Agrícolas da região, IFC tem sua sede localizada em Blumenau.

Publicado por Wanja Borges em Santa Catarina

Compartilhe

IFC conta com 16 unidades educacionais, sendo que duas estão em fase de implantação
IFC conta com 16 unidades educacionais, sendo que duas estão em fase de implantação

Considerado um dos pioneiros no ensino agropecuário no Estado de Santa Catarina, o Colégio Agrícola de Araquari, criado em fevereiro de 1954, é uma das unidades educacionais que compõem o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) desde 2008. Criado mediante a integração das Escolas Agrotécnicas Federais e Colégios Agrícolas de Concórdia, Rio do Sul, Sombrio, Camboriú e Araquari, hoje transformados em campi, o Instituto tem sua sede localizada em Blumenau, terceira cidade mais populosa do estado. 

Cursos técnicos e superiores focados nas tendências de mercado foram criados com o objetivo de proporcionar uma nova realidade aos jovens catarinenses e atender, com mais agilidade e eficiência, as demandas crescentes da sociedade no que se refere à formação de recursos humanos e difusão de conhecimentos científicos. Atualmente, o Instituto Federal Catarinense conta com 16 unidades educacionais, sendo que duas delas ainda estão em fase de implantação. No Índice Geral de Cursos (IGC) de 2010, a instituição foi avaliada com conceito 3.

 

 

CAMPUS
•    Campus Araquari
Rodovia BR 280, Km 27, Araquari – SC
http://www.ifc-araquari.edu.br/1
(47) 3803-7200

Técnico em Agropecuária, Técnico em Aquicultura, Técnico em Informática, Técnico em Agrimensura, Licenciatura em Ciências Agrícolas, Licenciatura em Química, Medicina Veterinária e Sistemas de Informação.     

 

•    Campus Blumenau
Rua das Missões, nº 100, Ponta Aguda, Blumenau - SC
http://www.ifc.edu.br/site
(47) 3331-7800

Técnico em Agroecologia, Técnico em Agropecuária, Técnico em Alimentos, Técnico em Controle Ambiental, Técnico em Eletroeletrônica, Técnico em Eletromecânica, Técnico em Hospedagem, Técnico em Informática, Técnico em Vestuário, Técnico em Agrimensura, Técnico em Automação Industrial, Técnico em Florestas, Técnico em Mecânica, Técnico em Rede de Computadores, Técnico em Secretariado, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Transações Imobiliárias, Gestão de Turismo, Negócios Imobiliários, Rede de Computadores, Sistemas para Internet, Ciência da Computação, Engenharia Agronômica, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Medicina Veterinária, Sistemas de Informação, Ciências Agrícolas, Física, Matemática, Pedagogia e Química.

 

•    Campus Camboriú
Rua Joaquim Garcia, s/nº, Camboriú - SC
http://www.ifc-camboriu.edu.br
(47) 2104-0800

Técnico em Agropecuária, Técnico em Informática, Técnico em Controle Ambiental, Técnico em Hospedagem, Técnico em Transações Imobiliárias, Técnico em Redes de Computadores, Técnico em Segurança do Trabalho, Bacharelado em Sistemas de Informação, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia em Negócios Imobiliários e Tecnologia em Sistemas para Internet. 

 

•    Campus Concórdia
Rodovia SC 283, Km 08, Vila Fragosos, Concórdia – SC
http://ifc-concordia.edu.br
(49) 3441-4800

Técnico em Alimentos, Técnico em Agropecuária, Técnico em Informática, Medicina Veterinária, Engenharia de Alimentos, Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática e Tecnologia em Alimentos. 

 

•    Campus Luzerna
Rua São Roque, nº 41, Centro, Luzerna – SC 
http://www.luzerna.ifc.edu.br
(49) 3523-4300

Técnico em Automação Industrial, Técnico em Mecânica e Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação. 

 

•    Campus Rio do Sul
Estrada do Redentor, nº 5.665, Canta Galo, Rio do Sul – SC
http://www.ifc-riodosul.edu.br/new
(47) 3531-3700 

Técnico em Agropecuária, Técnico em Agroecologia, Técnico em Florestas e Bacharelado em Engenharia Agronômica.  

 

•    Campus Rio do Sul - Unidade Urbana
Rua Abraham Lincoln, nº 210, Jardim América, Rio do Sul – SC 
http://www.ifc-riodosul.edu.br/new
(47) 3525-8600

Técnico em Agrimensura, Técnico em Eletroeletrônica, Técnico em Informática, Bacharelado em Engenharia Agronômica, Bacharelado em Ciência da Computação, Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática. 

 

•    Campus Sombrio
Rua das Rosas, s/nº, Vila Nova, Santa Rosa do Sul – SC
http://www.ifc-sombrio.edu.br
(48) 3534-8000 

Técnico em Agropecuária e Bacharelado em Engenharia Agronômica. 

 

•    Campus Sombrio - Unidade Urbana
Rua Francisco Lummertz, nº 818, Januária, Sombrio – SC
http://www.ifc-sombrio.edu.br
(48) 3533-4001

Técnico em Informática, Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Redes de Computadores e Tecnologia em Gestão de Turismo.

 

•    Campus Videira
Rodovia SC 303, Km 05, Videira – SC
http://www.ifc-videira.edu.br
(49) 3533-4900

Técnico em Agropecuária, Técnico em Informática, Técnico em Eletroeletrônica, Técnico em Segurança no Trabalho, Bacharelado em Ciência da Computação e Licenciatura em Pedagogia. 

 

•    Campus Avançado Blumenau
Rua Bernardino José de Oliveira, nº 81, Badenfurt, Blumenau - SC
http://blumenau.ifc.edu.br/principal
(47) 3337-5969

Técnico em Informática.

 

•    Campus Avançado Fraiburgo
Rua Cruz e Souza, nº 100, Centro, Fraiburgo - SC
http://www.ifc-videira.edu.br
(49) 3246-3875


Técnico em Informática e Técnico em Segurança do Trabalho. 

 

•    Campus Avançado Ibirama
Rua Getúlio Vargas, nº 3.006, Bela Vista, Ibirama – SC
http://www.ifc.edu.br/ibirama/site
(47) 3357-5463 

Técnico em Eletromecânica, Técnico em Informática e Técnico em Vestuário. 

 

•    Campus Avançado São Francisco
Rua Barão do Rio Branco, nº 377, Centro, São Francisco - SC
http://www.saofrancisco.ifc.edu.br/hotsite
(47) 3444-8050 

Técnico em Secretariado e Tecnologia em Redes de Computadores. 

Além dos campi citados, duas unidades educacionais estão em fase de implantação em Brusque e São Bento do Sul. O Campus de Concórdia também conta com um polo educacional em sua estrutura, denominado de Abelardo Luz. 

 

 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional

O Vestibular, realizado uma vez ao ano, é utilizado como Forma de Ingresso apenas para 50% das vagas oferecidas pelo Instituto. As provas são aplicadas no período vespertino e são constituídas por 50 questões objetivas mais redação, elas são divididas da seguinte maneira: 12 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 12 de Ciências Humanas e suas Tecnologias; 16 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 10 de Matemática e suas Tecnologias. 

 

•    Sistema de Cotas 
O Instituto também utiliza a Política de Ações Afirmativas em seus Processos Seletivos. Para os cursos superiores de Tecnologia, Bacharelado e Engenharia são destinadas 25% das vagas para Negros, 25% para Indígenas e 25% para candidatos que comprovarem renda per capta familiar de um salário mínimo e meio. Para os cursos de licenciatura, são 25% para professor que comprovarem atuação na rede pública, 25% para alunos oriundos de escola pública, 25% para negros, 25% para Indígenas e 25% para candidatos que também comprovarem renda per capta familiar de um salário mínimo e meio.

 

•    Sisu
A opção pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) pode ser feita apenas por candidatos inscritos nos Cursos Superiores. No Instituto Federal Catarinense, 50% das vagas são destinadas para o ingresso via SiSU. Entretanto, os vestibulandos precisam aguardar edital específico divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). A seleção é feita por meio da nota obtida na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

 

 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Exame de Classificação | Vestibular

 

 

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter

VEJA TAMBÉM

1 2