Home Universidades São Paulo Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp)

Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp)

Fundada em 1968, a Famerp é sede do segundo maior Hospital-escola do Brasil.

Publicado por Rafael Batista em São Paulo

Compartilhe

Sediada em São José do Rio Preto, a Famerp recebe estudantes de 22 estados brasileiros.
Sediada em São José do Rio Preto, a Famerp recebe estudantes de 22 estados brasileiros.

Sediada na maior cidade do noroeste paulista, a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) é uma das seis faculdades públicas do Estado de São Paulo. Foi fundada no ano de 1968 oferecendo apenas o curso de Medicina e, desde 1991, a instituição oferece também o curso de Enfermagem.

Um dos grandes diferenciais da Famerp é o fato de possuir o segundo maior Hospital-escola do Brasil, o Hospital de Base de São José do Rio Preto fica atrás apenas do Hospital das Clínicas de São Paulo. A instituição oferece dois cursos de graduação que já formaram quase 3.000 médicos e mais de 1.200 enfermeiros. 

A Famerp recebe alunos de 22 estados do país. Atualmente, estão matriculados na Faculdade aproximadamente 650 estudantes de graduação, 2.400 alunos nos cursos de especialização e 180 em mestrado e doutorado. Há, ainda, cerca de 360 residentes de medicina e 160 estagiários.

Localização

Av. Brigadeiro Faria Lima, 5416 – Vila São Pedro. São José do Rio Preto – SP
Fone: (17) 3201-5700
Cursos: Medicina e Enfermagem.

Infraestrutura

A faculdade conta hoje um corpo docente formado por 281 profissionais, além de 249 funcionários técnicos administrativos. O curso de Medicina recebe por semestre 80 acadêmicos, já o curso de Enfermagem tem capacidade para receber 60 novos acadêmicos em cada processo seletivo.

O Hospital de Base, que recebe residentes e estagiários, possui instalações com aproximadamente 720 leitos. Por mês o hospital realiza cerca de 4,5 mil internações e 2.600 cirurgias, além dos 35.000 atendimentos ambulatoriais e 12 mil atendimentos de emergência. 

O Serviço de Biblioteca e Documentação Científica (SBDC) da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto disponibiliza informações especializadas na área de Ciências Biológicas e da Saúde à comunidade acadêmica e a comunidade externa em geral. O acervo é totalmente informatizado e contém livros, dissertações, periódicos, fitas de vídeo, slides e cd-rom. A biblioteca disponibiliza ainda uma coleção virtual, composta por mais de 30.000 títulos de revistas científicas.

Formas de Ingresso

Vestibular Tradicional

A Famerp sempre usou do vestibular como forma receber novos acadêmicos. No entanto, o processo seletivo se dava em parceira com a Unicamp. A partir do Vestibular 2015/1 a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto realizará o vestibular próprio, que deve ser organizado pela Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp).

PÁGINA ELETRÔNICA

Famerp

REDES SOCIAIS

Facebook

Twitter

VEJA TAMBÉM

1 2