Home Universidade para Todos Bacharelado ou Licenciatura – qual a diferença?

Bacharelado ou Licenciatura – qual a diferença?

Além da escolha crucial de qual graduação cursar, é necessário definir a habilitação que profissional obterá ao final do curso.

Publicado por Rafael Batista em Universidade para Todos

Compartilhe

Curso de Educação Física pode ser de bacharelado ou licenciatura
Curso de Educação Física pode ser de bacharelado ou licenciatura

A escolha de um curso de graduação parece ser um dos maiores desafios na vida do estudante. No entanto, a dúvida não fica apenas em qual área formar-se, é preciso escolher ainda onde e como atuar. A maioria dos cursos superiores oferece um leque de opções de atuação dentro da área escolhida.

Depois que o estudante opta pela graduação, é hora de escolher a modalidade do curso, se licenciatura, bacharelado ou ainda os dois, nos casos que oferecem essa opção. A licenciatura tem uma área de atuação praticamente definida, enquanto o bacharelado oferece algumas alternativas dentro do mercado de trabalho.

Licenciatura

Os cursos ofertados na modalidade de licenciatura habilitam o profissional para a carreira docente, podendo atuar na Educação Infantil e no Ensinos Fundamental e Médio. Durante os estudos, são ministradas disciplinas pedagógicas que são específicas para essa área, como Estrutura e Funcionamento da Educação Básica ou Didática Geral para atuar nos níveis médio e fundamental.

O aluno, além das disciplinas inerentes ao curso escolhido, tem acesso a técnicas que o tornarão apto a transmitir o aprendizado. Como nos cursos de bacharelado, a licenciatura também propicia ao aluno dar continuidade aos estudos com especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

As principais licenciaturas são aquelas voltadas para a educação básica. Além da Pedagogia, há ainda Ciências Biológicas, Ciências Naturais, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Informática, Letras, Matemática, Química e outras.

Bacharelado

O bacharelado permite aos acadêmicos ter contato com inúmeras áreas de atuação da profissão, além do campo de pesquisas acadêmicas. Todo o curso visa à capacitação do aluno para o mercado de trabalho, desenvolvendo habilidades dentro da área de atuação que envolve o curso.

Além de formar profissionais para os diversos campos de atuação da profissão, o bacharelado forma professores para o ensino superior. Nesse caso, a maioria das instituições exige, no mínimo, um curso de Pós-Graduação Lato Sensu (especialização). Entre as principais graduações estão os cursos de Direito, Contabilidade (Ciências Contábeis), Biblioteconomia e Medicina.

Educação Física

A graduação em Educação Física é um dos exemplos em que é possível perceber a evidente diferença entre a licenciatura e o bacharelado. O profissional que é licenciado pode atuar como professor na Educação Básica, ou seja, na Educação Infantil e nos Ensinos Fundamental e Médio. Já aquele que é bacharel está apto para trabalhar em clubes, academias, hospitais e condomínios, além de exercer a função de Personal Trainer, não sendo permitido ao bacharel exercer a função do licenciado e vice-versa.

As duas modalidades de habilitação de um mesmo curso costumam ter em comum boa parte do currículo. No entanto, há disciplinas específicas para a formação de docentes, como há também para a formação de profissionais para atuação em outras áreas do mercado de trabalho. Existem alguns cursos que oferecem a opção de cursar duas habilitações juntas, como é o caso do curso de Letras. Porém, isso pode apresentar variações a depender da instituição.

VEJA TAMBÉM

1 2