Home Orientação Vocacional Medicina Veterinária, Zootecnia ou Zoologia?

Medicina Veterinária, Zootecnia ou Zoologia?

Apesar de ambos os cursos estarem ligados ao contato com animais, cada um deles possui suas particularidades

Publicado por Érica Caetano em Orientação Vocacional

Compartilhe

Contato com animais é característica comum aos três cursos
Contato com animais é característica comum aos três cursos

Os cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia e a área de Zoologia se assemelham em muitos aspectos. Os mesmos visam o bem-estar e as melhores condições para os animais. Por conta disso, muitos estudantes ficam na dúvida e não sabem exatamente entre qual deles optar para prestar vestibular. 

O vestibulando que pensa em fazer faculdade nestas áreas deve gostar, primeiramente, de animais, claro! No entanto, este não é o único fator para fazer um desses cursos, já que cada deles um possui suas particularidades. Mas, e agora? Já que os três tratam de animais e seus cuidados, qual a diferença entre eles? Confira!

Medicina Veterinária

O curso de Medicina Veterinária visa preparar o estudante para diagnosticar doenças, prescrever medicamentos, aplicar vacinas, realizar cirurgias, dentre outras orientações acerca da criação e alimentação do mundo animal. Por isso, para atuar neste curso, além de gostar muito de animais, é preciso ter boa comunicação e relacionamento com as pessoas, já que nem sempre as situações em que profissional terá que lidar serão de alegria. Muitas vezes é preciso dar diagnósticos delicados relacionados a doenças, complicações cirúrgicas e até mesmo morte dos bichinhos.

Também é necessário ter facilidade e interesse por ciências biológicas e da saúde, áreas bastante estudados nos primeiros anos de curso. Concentração e paciência também são duas características muito importantes para quem pensa em fazer esta faculdade. 

O profissional graduado em Medicina Veterinária pode atuar em clínicas para animais de estimação, seja como empreendedor ou como médico veterinário responsável, em indústrias, na produção de alimentos e/ou remédios, no setor de marketing ou assistência técnica, centros de pesquisa, fazendas, zoológicos, centros de controle de zoonoses e perícia técnica. Sua atuação também pode ser encontrada no trabalho de inspeção e fiscalização sanitárias e agronegócios.

Zootecnia

Apesar de muitos acharem que se trata da mesma atuação que a graduação de Medicina Veterinária, o curso superior em Zootecnia tem as suas especificidades. Enquanto o primeiro curso tem como principal pilar de trabalho a saúde e o bem-estar do animal, a Zootecnia trabalha principalmente na garantia da quantidade e a qualidade dos alimentos de origem animal para a distribuição em determinada população, controle de reprodução e aprimoramento genético e nutricional do animal, geralmente para fins comerciais.

Aquele estudante que deseja fazer este curso deve ter facilidade em disciplinas ligadas a área de exatas, com foco em matemática e química. Se identificar com questões ligadas ao campo também auxiliará. Gostar de animais poderá facilitar o aprendizado, mas não é considerado um requisito primordial para fazer esta graduação.

O profissional graduado em Zootecnia está habilitado para trabalhar em fazendas, atuando no ramo bastante promissor no momento, que é o agronegócio. Ainda há a possibilidade de trabalho em indústrias, fábricas e cooperativas, órgãos ligados à esfera governamental, no serviço público, em centros de pesquisa e instituições de ensino. 

Os zootecnistas também podem ser encontrados em zoológicos e centros de triagem de animais silvestres. Neste segmento, a atuação se dá no controle de produtividade dos animais. Caso o profissional ao concluir a faculdade venha a fazer pós-graduação, também poderá dar aulas em universidades em disciplinas ligadas a área.

Zoologia

A Zoologia é uma ciência que estuda os animais nos seus mais diversos aspectos, sejam espécies vivas ou extintas. Ao contrário do que muitos pensam, a Zoologia não é um curso superior, mas sim uma especialidade do curso de Ciências Biológicas. Portanto, para atuar nesta área é preciso, primeiramente, cursar faculdade de Biologia e depois uma pós-graduação em Zoologia.

Esta especialidade engloba basicamente todas as questões biológicas e de relações entre animais e ambiente. Estuda-se nela ecologia, morfologia, funcionamento dos animais, suas formações e desenvolvimentos, propriedades, funções celulares e etc, podendo ser dividida em vários outros segmentos. Ou seja, é uma área bastante ampla de estudos dos animais.

O profissional especializado em Zoologia pode trabalhar em instituições públicas e privadas, através de estudos para a área ambiental e seus respectivos impactos aos animais; na gestão de zoológicos, parques, reservas naturais e museus; e na área acadêmica, junto a universidade e órgãos de pesquisas.

VEJA TAMBÉM

1 2