Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Orientação Vocacional
  3. Medicina Veterinária, Zootecnia ou Zoologia?

Medicina Veterinária, Zootecnia ou Zoologia?

Apesar de ambos os cursos estarem ligados ao contato com animais, cada um deles possui suas particularidades

Publicado por Érica Caetano
Contato com animais é característica comum aos três cursos
Contato com animais é característica comum aos três cursos

Os cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia e a área de Zoologia se assemelham em muitos aspectos. Os mesmos visam o bem-estar e as melhores condições para os animais. Por conta disso, muitos estudantes ficam na dúvida e não sabem exatamente entre qual deles optar para prestar vestibular. 

O vestibulando que pensa em fazer faculdade nestas áreas deve gostar, primeiramente, de animais, claro! No entanto, este não é o único fator para fazer um desses cursos, já que cada deles um possui suas particularidades. Mas, e agora? Já que os três tratam de animais e seus cuidados, qual a diferença entre eles? Confira!

Medicina Veterinária

O curso de Medicina Veterinária visa preparar o estudante para diagnosticar doenças, prescrever medicamentos, aplicar vacinas, realizar cirurgias, dentre outras orientações acerca da criação e alimentação do mundo animal. Por isso, para atuar neste curso, além de gostar muito de animais, é preciso ter boa comunicação e relacionamento com as pessoas, já que nem sempre as situações em que profissional terá que lidar serão de alegria. Muitas vezes é preciso dar diagnósticos delicados relacionados a doenças, complicações cirúrgicas e até mesmo morte dos bichinhos.

Também é necessário ter facilidade e interesse por ciências biológicas e da saúde, áreas bastante estudados nos primeiros anos de curso. Concentração e paciência também são duas características muito importantes para quem pensa em fazer esta faculdade. 

O profissional graduado em Medicina Veterinária pode atuar em clínicas para animais de estimação, seja como empreendedor ou como médico veterinário responsável, em indústrias, na produção de alimentos e/ou remédios, no setor de marketing ou assistência técnica, centros de pesquisa, fazendas, zoológicos, centros de controle de zoonoses e perícia técnica. Sua atuação também pode ser encontrada no trabalho de inspeção e fiscalização sanitárias e agronegócios.

Zootecnia

Apesar de muitos acharem que se trata da mesma atuação que a graduação de Medicina Veterinária, o curso superior em Zootecnia tem as suas especificidades. Enquanto o primeiro curso tem como principal pilar de trabalho a saúde e o bem-estar do animal, a Zootecnia trabalha principalmente na garantia da quantidade e a qualidade dos alimentos de origem animal para a distribuição em determinada população, controle de reprodução e aprimoramento genético e nutricional do animal, geralmente para fins comerciais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aquele estudante que deseja fazer este curso deve ter facilidade em disciplinas ligadas a área de exatas, com foco em matemática e química. Se identificar com questões ligadas ao campo também auxiliará. Gostar de animais poderá facilitar o aprendizado, mas não é considerado um requisito primordial para fazer esta graduação.

O profissional graduado em Zootecnia está habilitado para trabalhar em fazendas, atuando no ramo bastante promissor no momento, que é o agronegócio. Ainda há a possibilidade de trabalho em indústrias, fábricas e cooperativas, órgãos ligados à esfera governamental, no serviço público, em centros de pesquisa e instituições de ensino. 

Os zootecnistas também podem ser encontrados em zoológicos e centros de triagem de animais silvestres. Neste segmento, a atuação se dá no controle de produtividade dos animais. Caso o profissional ao concluir a faculdade venha a fazer pós-graduação, também poderá dar aulas em universidades em disciplinas ligadas a área.

Zoologia

A Zoologia é uma ciência que estuda os animais nos seus mais diversos aspectos, sejam espécies vivas ou extintas. Ao contrário do que muitos pensam, a Zoologia não é um curso superior, mas sim uma especialidade do curso de Ciências Biológicas. Portanto, para atuar nesta área é preciso, primeiramente, cursar faculdade de Biologia e depois uma pós-graduação em Zoologia.

Esta especialidade engloba basicamente todas as questões biológicas e de relações entre animais e ambiente. Estuda-se nela ecologia, morfologia, funcionamento dos animais, suas formações e desenvolvimentos, propriedades, funções celulares e etc, podendo ser dividida em vários outros segmentos. Ou seja, é uma área bastante ampla de estudos dos animais.

O profissional especializado em Zoologia pode trabalhar em instituições públicas e privadas, através de estudos para a área ambiental e seus respectivos impactos aos animais; na gestão de zoológicos, parques, reservas naturais e museus; e na área acadêmica, junto a universidade e órgãos de pesquisas.

Assista às nossas videoaulas

Veja também

MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023