Home Orientação Vocacional Medicina ou Direito?

Medicina ou Direito?

Por serem tradicionais, ambas as carreiras costumam estar entre as mais escolhidas pelos estudantes

Publicado por Silvia Tancredi em Orientação Vocacional

Compartilhe

Medicina e Direito são consideradas carreiras tradicionais e de prestígio social
Medicina e Direito são consideradas carreiras tradicionais e de prestígio social

No último ano do ensino médio chega o momento de todo estudante escolher qual profissão quer seguir ao longo da vida. Por serem carreiras tradicionais, Medicina e Direito costumam estar entre as mais escolhidas pelos futuros profissionais. Culturalmente, esses dois cursos concedem um prestígio social maior que os demais, e esse fato acaba levando muitos pais a influenciarem na escolha da carreira dos filhos.

Conheça o curso de Medicina

Saiba detalhes sobre a carreira de Direito

Principalmente pelos motivos citados, existem alunos que encontram-se divididos entre os dois cursos. Contudo, as duas carreiras apresentam habilidades específicas que devem ser levadas em conta no momento da decisão. Além disso, é importante analisar o perfil do estudante, as disciplinas que serão cursadas, os campos de atuação, entre outros. Talvez nenhum dos dois cursos seja ideal para você.

Veja as diferenças entre os cursos de Medicina e de Direito

Curso Medicina Direito
Ciências Biológicas/Saúde Humanas
Duração 6 anos + residência* 5 anos + OAB*
Público Pessoas responsáveis, éticas, carismáticas, solidárias, equilibradas emocionalmente, pacientes, etc. Pessoas autoconfiantes, persuasivas, discretas, controladas, críticas, com iniciativa, entre outras características.
Disciplinas Anatomia, bioquímica, neurofisiologia, fisiologia, genética, imunologia, microbiologia, patologia, entre outras. Também há aulas práticas. História do direito, direito penal, administrativo, constitucional, empresarial, civil, processual entre outros ramos. Também há aulas práticas.
Campos de atuação Dermatologia, Cardiologia, Medicina do Trabalho, Oncologia, Ginecologia e Obstetrícia, Oftalmologia, Pneumologia, etc. Advocacia, Delegacia de Polícia, Direito Administrativo,
Direito do Consumidor, Direito Penal ou Criminal, etc. 

 

Dúvidas

De acordo com o diretor pedagógico do curso Oficina de Estudante, de Campinas (SP), Célio Tasinafo, o aluno que não sabe se escolhe Direito ou Medicina, na verdade, ainda não refletiu sobre o que gosta ou, ainda, pode não querer nem uma carreira nem outra. “Esse estudante pode estar em dúvida por pressão externa, como a dos pais, ou criou uma imagem de que os profissionais dessa área são bem-sucedidos”, acredita ele.

Pesquisa de julho de 2015, elaborada pelo HSBC, indica que nove entre dez pais gostariam que os filhos escolhessem carreiras tradicionais, tais como Medicina e Direito. De acordo com o levantamento, essas profissões são vistas como conservadoras, com o mercado de trabalho consolidado e que, por isso, apresentam menos riscos. 

Para Tasinafo, o estudante deve ter convicção do que ele quer ou, ao menos, do que ele não quer, pois, ao ter essa certeza, os pais podem entendê-lo e aceitar melhor a decisão. Entretanto, o diretor acredita que hoje os pais estão mais abertos em relação às escolhas dos filhos. “Ainda existem os mais exigentes, mas são a minoria da minoria”, avalia. 

Como decidir?

O diretor pedagógico acredita que é importante que o estudante, antes mesmo de conhecer o cotidiano de cada uma dessas profissões, veja a grade curricular de cada um dos cursos, para analisar se gosta das carreiras. Além disso, ele recomenda que sejam afastados os estereótipos tanto positivos quanto negativos entre as duas carreiras. “Uma coisa é ver como as profissões são retratadas na ficção, como em filmes e séries, outra é ver mesmo o dia a dia de cada uma”, analisa.

Ainda está com dúvida? Siga estas dicas do diretor pedagógico:

  • Analise por que quer essa profissão;
  • Avalie qual é a mais vantajosa;
  • Visite sites de universidades para conhecer melhor a carreira e o curso;
  • Converse com estudantes dos dois cursos;
  • Conheça mais de um profissional de cada área e tire suas dúvidas sobre a vida profissional.

VEJA TAMBÉM

1 2