Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Orientação Vocacional
  3. Devo seguir a mesma profissão dos meus pais?

Devo seguir a mesma profissão dos meus pais?

Muitos jovens não sabem como lidar com a questão de seguir ou não a mesma profissão dos pais e acabam sofrendo com isso

Publicado por Érica Caetano
Vários aspectos precisam ser avaliados antes de decidir entre a mesma profissão dos pais
Vários aspectos precisam ser avaliados antes de decidir entre a mesma profissão dos pais

A preparação para o vestibular já gera bastante ansiedade para os estudantes. Consequentemente, essa tensão também atinge os pais, que acompanham de perto toda maratona de estudos e tentam auxiliar os filhos no que podem. No entanto, em alguns casos, essa ajuda acaba deixando o vestibulando ainda mais confuso e preocupado.

Claro que esta situação ocorre em grande parte das vezes de forma não intencional. Mas quando acontece, é devido a uma questão que ainda gera bastante sofrimento ao vestibulando e está relacionada a carreira em que ele deve seguir. Afinal, o que fazer? Seguir ou não a mesma profissão dos pais?

Motivos

Em uma época não tão distante, as profissões eram passadas de geração por geração. Por exemplo, o pai se formava em Direito ou Medicina e, por estas serem profissões de renome, era de bom tom que o filho seguisse os mesmos passos. Além dessa questão cultural, há jovens que optam por seguir a mesma carreira dos pais por se espelhar na trajetória já realizada por eles. Isso se reforça quando a profissão é associada ao sucesso, como a estabilidade financeira e carreira de prestígio social. 

Há, ainda, outro fator. Muitos pais por terem a frustração de não ter conseguido fazer determinada graduação na juventude, colocam todas as expectativas nos filhos, para que eles façam o tão sonhado curso, sem levar em conta as suas reais aptidões e preferências.

O outro lado

Com a ascensão de outras profissões, do acesso à informação e a globalização, os jovens passaram a ver com bons olhos seguir outras carreiras que não as tradicionais. No passado, o filho já crescia sabendo que seguiria a profissão do pai, pois foi a única que teve contato. Atualmente, o jovem tem informação sobre diversas carreiras e pode analisar melhor qual combina mais com seu perfil.

O contato com o cotidiano profissional dos pais também pode levar o estudante a não optar pela mesma profissão. Isso acontece quando o trabalho deixa o pai ou a mãe estressado(a) ou não proporciona uma boa renda, por exemplo.

Conflitos

Um item recorrente e muitas vezes apontado como o principal motivo dos desentendimentos familiares na época do vestibular está ligado exatamente a essa discordância de pais e filhos na escolha da carreira e da faculdade. 

Por conta de discordarem das opções, eles acabam entrando em conflito, afastando-se um dos outros e perdendo essa relação e vínculo tão importante, principalmente nesta fase, em que é fundamental que a família esteja toda unida. Tudo porquê alguns pais ainda colocam muita expectativa nas escolhas dos filhos. Despreparados neste aspecto, os pais não têm noção do que a dúvida pode gerar na cabecinha desses jovens. 

Segundo Ana Catarina Motta Ferreira, diretora da Aporé, uma empresa especializada em auxiliar jovens a detectar seus taletos, o vestibulando que possui esta indecisão no que diz respeito a seguir ou não a mesma carreira do pai ou da mãe, geralmente, não sabe exatamente do que gosta. Há exceções, claro, como quando a imposição dos pais é tão grande que o adolescente deixa para trás o seu sonho. Mas na maioria dos casos o que falta é o autoconhecimento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que fazer

De acordo com Motta, a primeira coisa que o estudante precisa refletir é sobre os seus gostos e aptidões. Sem o autoconhecimento é complicado tomar decisões. Saber os pontos positivos e negativos de cada área de atuação, quais disciplinas do Ensino Médio serão mais aprofundadas na atuação de determinada profissão e o perfil do profissional são algumas alternativas que podem ajudar muito.

Se mesmo assim a dúvida ainda persistir, talvez seja interessante buscar ajuda profissional. Atualmente, existem empresas e consultorias especializadas no auxílio da escolha da carreira do estudante. Testes, reuniões, cursos e envolvimento dos pais são algumas das ferramentas utilizadas para facilitar esse processo.

Mas, se ao final realmente for constatado a não preferência pela carreira dos pais ou que eles desejam, Ana Catarina explica que é preciso diálogo. Como alguns pais não são flexíveis com a decisão, ela aconselha a buscar ajuda com alguém da família que tenha mais abertura, para dar apoio no convencimento dos pais.

Uma boa alternativa é apresentar dados, explicar sobre o mercado e as atuações do profissional, exemplificar sobre planos de carreira e o seu objetivo atuando na área. Deixar mais palpável e de forma clara aos pais como é realizado o trabalho na graduação que deseja seguir pode confortá-los e esclarecer muita coisa na cabeça deles.

Esses impasses precisam ser resolvidos de maneira harmônica e no diálogo, para que se chegue ou se aproxime de uma decisão em comum, que agrade ambas as partes. Caso a decisão do filho não seja a que realmente os pais desejam, é preciso ser tolerante. Essa discordância nítida de opiniões quanto às escolhas do filho traz uma angústia grande ao estudante que se prepara para as provas, podendo prejudicar seu rendimento.

Compreensão

É muito importante que os pais respeitem as decisões do filho. Só o vestibulando é quem deve decidir o que pretende seguir como carreira. Os pais podem e devem orientá-lo, auxiliá-lo, mas nunca podem passar por cima da vontade do filho. Essa imposição pode prejudicar o estudante por uma vida toda, pois ele não será satisfeito com o que escolheu trilhar profissionalmente e, consequentemente, não será um bom profissional. 

Aceite a orientação e o auxílio de seus pais e demais membros de sua família, mas tenha em mente que é preciso respeitar a sua escolha. Esse ainda é o melhor caminho para a felicidade e realização de toda a família.

Veja também

MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023