Home Orientação Vocacional As opções de cursos em Ciências Humanas

As opções de cursos em Ciências Humanas

Saber a área de conhecimento com maior afinidade pode facilitar a escolha da profissão

Publicado por Érica Caetano em Orientação Vocacional

Compartilhe

Saber a área de conhecimento com maior afinidade pode facilitar a escolha da profissão
Saber a área de conhecimento com maior afinidade pode facilitar a escolha da profissão

Escolher qual o curso para prestar vestibular não é uma tarefa fácil para muitas pessoas, já que a escolha está ligada a definição da profissão, além da carreira que exercerá futuramente ao longo de sua trajetória. No entanto, saber qual área de conhecimento tem mais afinidade pode fazer com que o processo se torne mais agradável e menos doloroso.

Primeiro, o estudante precisa se conhecer melhor e analisar suas vocações, habilidades, prioridades, aptidões e pontos fracos e fortes. Avaliar as disciplinas escolares que mais tem facilidade é uma ótima opção, pois assim será possível definir ao menos a área de conhecimento de preferência. 

Esse texto é direcionado para aqueles que fizeram essa reflexão e chegaram a conclusão que se interessam pela área de Humanas. O próximo passo é: qual curso fazer?

Antes de entrarmos no mérito da escolha do curso, é bom esclarecer que a área de conhecimento de Humanas é dividida entre cursos de Ciências Humanas e Sociais e cursos de Ciências Sociais Aplicadas. Vamos explicar nas próximas linhas um pouco sobre cada curso destas respectivas subáreas e que estão dentro da esfera de conhecimento de Humanas. Acompanhe!

Área de Humanas - Cursos de Ciências Sociais
Filosofia
Este curso tem a leitura como ferramenta primordial de trabalho. Então, é importante gostar bastante de ler para quem pensa em fazer esta graduação. Em resumo, o curso estuda as obras de Hegel, Platão, Kant, dentre outros pensadores. O estudo da Filosofia tem como principal característica o questionamento de forma profunda sobre a essência e a natureza do homem e do Universo, relacionando-as a determinados fatos. Neste sentido, é possível realizar reflexões no que diz respeito a ética, política e metafísica.

Geografia
Esta graduação estuda os aspectos da geografia física, humana e geral, além de toda a biosfera, atmosfera, litosfera e hidrosfera. Também avalia em seus estudos a atuação do homem junto a natureza com as respectivas consequências e/ou benefícios que estas interações ocasionam. Questões relacionadas ao impacto ambiental, climatologia, cartografia, geopolítica e geografia agrária e humana também são abordados durante o curso. Atualmente, são oferecidos cursos de Geografia no formato licenciatura e bacharelado.

História
O curso de História investiga, aprofunda e interpreta os fatos históricos, tanto aqueles ligados a aspectos culturais, mundiais, econômicos, como aqueles da sociedade como um todo. Esta graduação é muito importante, já que através dela e de seus estudos é possível resgatar não só a memória como também documentos, hábitos, objetos de povos e períodos antigos. Geralmente, após o fim do curso, a área de maior atuação deste profissional é a de licenciatura, atuando como professor(a) em instituições de ensino de nível fundamental, médio ou superior. No entanto, há também a visibilidade do profissional atuar em organizações públicas ou privadas, trabalhando com gestão e pesquisa, além de turismo cultural e histórico.

Pedagogia
Além de ser uma profissão de suma importância para a educação e formação intelectual de uma sociedade, o curso de Pedagogia também oferece uma vasta gama de atuações após a sua conclusão. As principais frentes de trabalho deste profissional estão ligadas a escolas, seja dando aulas ou coordenando atividades da instituição. Além disso, é possível encontrar esses profissionais atuando em centros de estudos, creches ou órgãos públicos, em segmentos relacionados à educação.

Psicologia
Muito se houve falar do termo/palavra Psicologia, mas, na verdade, pouco se sabe ao certo o que realmente esta profissão (e curso) faz, não é mesmo? Primeiramente, entende-se por psicologia a ciência que estuda a mente, os processos mentais e seus respectivos pensamentos junto com a razão. Cabe ao profissional em Psicologia o diagnóstico e as possíveis formas de tratamento do indivíduo com alguma doença mental, distúrbios emocionais, desvios de personalidade etc. Após a conclusão do curso, o psicólogo poderá montar seu consultório ou atuar em empresas, segmentos de Recursos Humanos, clínicas, hospitais e até mesmo em presídios e órgãos de reabilitação.

Sociologia
A Sociologia busca através de estudos o conhecimento sobre a formação, organização, estrutura, desenvolvimento e funcionamento das mais diversas sociedades e, com isso, aprofunda a compreensão no que diz respeito a diversidade cultural humana e suas relações. Ao concluir a graduação, o profissional poderá atuar na área de ensino, como escolas, ou também na área de estatística, pesquisa e planejamento.

Área de Humanas - Cursos Ciências Sociais Aplicadas

Ciências Contábeis
O curso de Ciências Contábeis busca mensurar, analisar e testar informações econômicas de determinado órgão ou instituição, incluindo comércios e empresas. Além de atividades tributárias, o profissional de Ciências Contábeis fornece ao gestor de determinada organização as informações detalhadas e precisas no que se refere a questões burocráticas de economia, lucros, custos e despesas para avaliação e busca de resultados e/ou alternativas positivas. Esta é uma área que o mercado de trabalho sempre contratará, já que todas as empresas do país precisam prestar contas a Receita Federal anualmente. 

Direito
Um dos cursos mais buscados da área de Humanas é o de Direito. A graduação dá a possibilidade do bacharel em Direito atuar em uma gama extensa de segmentos na profissão. Ao concluir o curso, o profissional poderá atuar como Advogado, desde que seja aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), como autônomo ou em escritórios e em departamentos jurídicos. Atualmente, boa parte dos estudantes fazem Direito pensando nos concursos públicos para Delegado, Juiz, Promotor, dentro outros. O profissional do Direito precisa dedicar boa parte do seu tempo a leitura. Se ler não for sua praia, fuja do Direito.

Jornalismo
Outro curso que exige bastante leitura é Jornalismo. Apesar da não obrigatoriedade do diploma, a maioria das instituições e órgãos de comunicação exige a comprovação de curso superior em Jornalismo para o profissional exercer suas funções. O curso prepara o estudante para averiguar e redigir informações que sejam de interesse público. Esta graduação exige bom domínio da língua portuguesa, além de senso crítico apurado e facilidade em se expressar tanto na forma escrita como também na oratória.

Publicidade e Propaganda
O curso de Publicidade e Propaganda tornará o estudante um profissional capacitado para trabalhar com a criação, edição ou a coordenação de campanhas e peças publicitárias nos mais diversos segmentos, sejam eles de mídia impressa, televisiva ou radiofônica. Além disso, o graduado em Publicidade e Propaganda pode atuar efetuando pesquisas de mercado, atendendo clientes que representem a agência em que trabalha, entre outras coisas. A principal função do publicitário é fazer com que a marca de seu cliente seja cada vez mais conhecida, transformando isso num aumento das vendas, seja de determinado produto, ação ou serviço. Por isso, a publicidade precisa de pessoas criativas e positivas.

Listamos aqui apenas algumas das inúmeras graduações pertencentes a área de Humanas. Existem outras, as quais podem ser encontrados no canal Guia de Profissões. 

E se ainda estiver em dúvida, mesmo sabendo que Ciências Humanas é sua área, talvez seja interessante buscar um orientador vocacional, que ajudará o vestibulando a se conhecer, primeiramente, para depois aliar suas habilidades e gostos com determinadas áreas ou profissões. 

VEJA TAMBÉM

1 2