Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Orientação Vocacional
  3. As opções de cursos em Ciências Humanas

As opções de cursos em Ciências Humanas

Saber a área de conhecimento com maior afinidade pode facilitar a escolha da profissão

Publicado por Érica Caetano
Saber a área de conhecimento com maior afinidade pode facilitar a escolha da profissão
Saber a área de conhecimento com maior afinidade pode facilitar a escolha da profissão

Escolher qual o curso para prestar vestibular não é uma tarefa fácil para muitas pessoas, já que a escolha está ligada a definição da profissão, além da carreira que exercerá futuramente ao longo de sua trajetória. No entanto, saber qual área de conhecimento tem mais afinidade pode fazer com que o processo se torne mais agradável e menos doloroso.

Primeiro, o estudante precisa se conhecer melhor e analisar suas vocações, habilidades, prioridades, aptidões e pontos fracos e fortes. Avaliar as disciplinas escolares que mais tem facilidade é uma ótima opção, pois assim será possível definir ao menos a área de conhecimento de preferência. 

Esse texto é direcionado para aqueles que fizeram essa reflexão e chegaram a conclusão que se interessam pela área de Humanas. O próximo passo é: qual curso fazer?

Antes de entrarmos no mérito da escolha do curso, é bom esclarecer que a área de conhecimento de Humanas é dividida entre cursos de Ciências Humanas e Sociais e cursos de Ciências Sociais Aplicadas. Vamos explicar nas próximas linhas um pouco sobre cada curso destas respectivas subáreas e que estão dentro da esfera de conhecimento de Humanas. Acompanhe!

Área de Humanas - Cursos de Ciências Sociais
Filosofia
Este curso tem a leitura como ferramenta primordial de trabalho. Então, é importante gostar bastante de ler para quem pensa em fazer esta graduação. Em resumo, o curso estuda as obras de Hegel, Platão, Kant, dentre outros pensadores. O estudo da Filosofia tem como principal característica o questionamento de forma profunda sobre a essência e a natureza do homem e do Universo, relacionando-as a determinados fatos. Neste sentido, é possível realizar reflexões no que diz respeito a ética, política e metafísica.

Geografia
Esta graduação estuda os aspectos da geografia física, humana e geral, além de toda a biosfera, atmosfera, litosfera e hidrosfera. Também avalia em seus estudos a atuação do homem junto a natureza com as respectivas consequências e/ou benefícios que estas interações ocasionam. Questões relacionadas ao impacto ambiental, climatologia, cartografia, geopolítica e geografia agrária e humana também são abordados durante o curso. Atualmente, são oferecidos cursos de Geografia no formato licenciatura e bacharelado.

História
O curso de História investiga, aprofunda e interpreta os fatos históricos, tanto aqueles ligados a aspectos culturais, mundiais, econômicos, como aqueles da sociedade como um todo. Esta graduação é muito importante, já que através dela e de seus estudos é possível resgatar não só a memória como também documentos, hábitos, objetos de povos e períodos antigos. Geralmente, após o fim do curso, a área de maior atuação deste profissional é a de licenciatura, atuando como professor(a) em instituições de ensino de nível fundamental, médio ou superior. No entanto, há também a visibilidade do profissional atuar em organizações públicas ou privadas, trabalhando com gestão e pesquisa, além de turismo cultural e histórico.

Pedagogia
Além de ser uma profissão de suma importância para a educação e formação intelectual de uma sociedade, o curso de Pedagogia também oferece uma vasta gama de atuações após a sua conclusão. As principais frentes de trabalho deste profissional estão ligadas a escolas, seja dando aulas ou coordenando atividades da instituição. Além disso, é possível encontrar esses profissionais atuando em centros de estudos, creches ou órgãos públicos, em segmentos relacionados à educação.

Psicologia
Muito se houve falar do termo/palavra Psicologia, mas, na verdade, pouco se sabe ao certo o que realmente esta profissão (e curso) faz, não é mesmo? Primeiramente, entende-se por psicologia a ciência que estuda a mente, os processos mentais e seus respectivos pensamentos junto com a razão. Cabe ao profissional em Psicologia o diagnóstico e as possíveis formas de tratamento do indivíduo com alguma doença mental, distúrbios emocionais, desvios de personalidade etc. Após a conclusão do curso, o psicólogo poderá montar seu consultório ou atuar em empresas, segmentos de Recursos Humanos, clínicas, hospitais e até mesmo em presídios e órgãos de reabilitação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sociologia
A Sociologia busca através de estudos o conhecimento sobre a formação, organização, estrutura, desenvolvimento e funcionamento das mais diversas sociedades e, com isso, aprofunda a compreensão no que diz respeito a diversidade cultural humana e suas relações. Ao concluir a graduação, o profissional poderá atuar na área de ensino, como escolas, ou também na área de estatística, pesquisa e planejamento.

Área de Humanas - Cursos Ciências Sociais Aplicadas

Ciências Contábeis
O curso de Ciências Contábeis busca mensurar, analisar e testar informações econômicas de determinado órgão ou instituição, incluindo comércios e empresas. Além de atividades tributárias, o profissional de Ciências Contábeis fornece ao gestor de determinada organização as informações detalhadas e precisas no que se refere a questões burocráticas de economia, lucros, custos e despesas para avaliação e busca de resultados e/ou alternativas positivas. Esta é uma área que o mercado de trabalho sempre contratará, já que todas as empresas do país precisam prestar contas a Receita Federal anualmente. 

Direito
Um dos cursos mais buscados da área de Humanas é o de Direito. A graduação dá a possibilidade do bacharel em Direito atuar em uma gama extensa de segmentos na profissão. Ao concluir o curso, o profissional poderá atuar como Advogado, desde que seja aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), como autônomo ou em escritórios e em departamentos jurídicos. Atualmente, boa parte dos estudantes fazem Direito pensando nos concursos públicos para Delegado, Juiz, Promotor, dentro outros. O profissional do Direito precisa dedicar boa parte do seu tempo a leitura. Se ler não for sua praia, fuja do Direito.

Jornalismo
Outro curso que exige bastante leitura é Jornalismo. Apesar da não obrigatoriedade do diploma, a maioria das instituições e órgãos de comunicação exige a comprovação de curso superior em Jornalismo para o profissional exercer suas funções. O curso prepara o estudante para averiguar e redigir informações que sejam de interesse público. Esta graduação exige bom domínio da língua portuguesa, além de senso crítico apurado e facilidade em se expressar tanto na forma escrita como também na oratória.

Publicidade e Propaganda
O curso de Publicidade e Propaganda tornará o estudante um profissional capacitado para trabalhar com a criação, edição ou a coordenação de campanhas e peças publicitárias nos mais diversos segmentos, sejam eles de mídia impressa, televisiva ou radiofônica. Além disso, o graduado em Publicidade e Propaganda pode atuar efetuando pesquisas de mercado, atendendo clientes que representem a agência em que trabalha, entre outras coisas. A principal função do publicitário é fazer com que a marca de seu cliente seja cada vez mais conhecida, transformando isso num aumento das vendas, seja de determinado produto, ação ou serviço. Por isso, a publicidade precisa de pessoas criativas e positivas.

Listamos aqui apenas algumas das inúmeras graduações pertencentes a área de Humanas. Existem outras, as quais podem ser encontrados no canal Guia de Profissões. 

E se ainda estiver em dúvida, mesmo sabendo que Ciências Humanas é sua área, talvez seja interessante buscar um orientador vocacional, que ajudará o vestibulando a se conhecer, primeiramente, para depois aliar suas habilidades e gostos com determinadas áreas ou profissões. 

Veja também

Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa