Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Vai começar o Enem 2014

Vai começar o Enem 2014

Exame inicia às 13h e vai até 17h30. Amanhã, no mesmo horário, testes continuam até às 18h30.

Publicado por Érica Caetano
08/11/2014 00h10 , atualizado em 08/11/2014 07h53

Tem início neste sábado, 08 de novembro, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. Ao todo, 8.721.946 estudantes são esperados em 1.661 municípios, em seus respectivos locais de prova. Os testes terão início às 13h, horário de Brasília, e seguem até amanhã, dia 09.

Consulte aqui seu Cartão de Inscrição do Enem 2014

Neste sábado, das 13h às 17h30, a prova será composta por 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (geografia, história, sociologia e filosofia) e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia e química).

Amanhã, 09 de novembro, a prova terá uma hora a mais, pois será aplicado o exame de Redação. Das 13h às 18h30, os estudantes também terão que responder 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (português, literatura e inglês ou espanhol) e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias (matemática e física). Ao todo, o Enem é composto por redação e 180 questões objetivas.

Fique ligado!

Os participantes devem chegar ao local de prova com, pelo menos, uma hora de antecedência. O Enem começa às 13h, horário de Brasília, portanto, os estudantes que moram em Estados com horário diferente devem ficar atentos para o horário em que a prova irá ser aplicada na sua cidade.

Os 69.396 candidatos sabatistas deverão chegar aos locais destinados as provas também com antecedência, como os demais inscritos. O que os difere está relacionado ao horário que responderão as questões que constituem o Enem. Por questões religiosas, os mesmos só poderão iniciar os testes quando o pôr do sol for totalmente finalizado, já que estes candidatos guardam o sábado por convicção religiosa, ou seja, só trabalham ou estudam após o pôr do sol. 

Para eles, a prova no sábado ocorrerá às 19h, também segundo horário do mesmo local. Os sabatistas das regiões do Acre, Rondônia, Roraima e Amazonas começarão as provas às 19h do horário respectivo destes locais, respeitando o pôr do sol destas regiões que não possuem horário de verão, o que pode fazer com que a espera chegue a ser de até nove horas. Leia mais aqui!

Apenas um documento original de identidade com foto é obrigatório para as provas, mas é recomendável que o participante leve também o Cartão de Inscrição. Entre os materiais, somente uma caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente será permitida. Objetos como lápis, lapiseira e borracha, devem ser colocados na embalagem a ser distribuída na entrada da sala e depositada na parte inferior da carteira.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Detalhes do Enem: O que levar e fazer no dia da prova?
O que não levar e não fazer no dia do Enem

Ao receber o caderno de questões e o cartão de respostas, o participante deverá ler todas as instruções antes de preenchê-los. Será necessário assinar o cartão, marcar a cor do caderno de provas recebido e transcrever a frase contida no caderno. Muitos candidatos acabam tendo a prova anulada por esquecer-se destes detalhes.

Durante as provas, os participantes poderão sair para ir ao banheiro e beber água, sempre acompanhado de um fiscal. Caso queiram, podem levar água em um recipiente transparente e barras de chocolate e cereais. Os cadernos de provas poderão ser levados somente pelos candidatos que saírem nos últimos 30 minutos. Além disso, os três últimos candidatos deverão sair juntos.

Correção comentada

O Super Vestibular disponibilizará a correção comentada do Enem em tempo real e de forma gratuita durante os dois dias de provas, por meio desta página. Ela será feira pelo Colégio Oficina do Estudante, de Campinas-SP. A resolução em tempo real terá início na tarde de hoje, a partir das 18h30. Já amanhã, ela inicia às 19h30. A correção também poderá ser acompanhada através de nossas redes sociais, por meio do Facebook e Twitter.

O gabarito oficial será divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na próxima quarta-feira, 12 de novembro. O resultado do Enem 2014, com as notas dos participantes, está previsto para o final dezembro a início de janeiro de 2015. As inscrições para a 1ª edição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) também é esperada para o início do ano que vem.

A participação no Enem 2014 permite que o candidato possa concorrer nas duas edições realizadas ao ano do SiSU, do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), para cursos técnicos, e do Programa Universidade para Todos (ProUni), que ocorrerão em 2015. 

Além disso, também permite que o estudante solicite o financiamento estudantil em uma universidade privada por meio do Fies, conseguir certificado de conclusão do ensino médio (desde que a opção tenha sido feita no ato da inscrição do Enem), intercâmbio de línguas, através do Ciência sem Fronteiras, e por fim e o mais recente, ingressar em duas instituições de ensino superior em Portugal. Para mais informações, acesse o Edital do Enem 2014 ou entre em contato pelo telefone 0800 616161.

Veja também

Filme Guerra Civil com Wagner Moura. Veja temas para estudar que aparecem no longa-metragem
História dos Estados Unidos, invasão ao Capitólio e eleições presidenciais do país são assuntos para estudar
Encceja 2024: inscrição poderá ser feita daqui a dez dias, em 29 de abril
Encceja possibilita que estudantes que não terminaram Ensino Fundamental ou Médio em idade regular obtenham certificado de conclusão
UnB reabre inscrições do Vestibular 2024 via Enem
São mais de duas mil vagas disponíveis neste processo seletivo
Dia dos Povos Indígenas 2024: saiba importância da data e conheça desafios enfrentados pelas comunidades
Profissional indígena que ingressou na universidade por meio das cotas também conta sua experiência
Isenção do Enem 2024: participantes do Programa Pé-de-Meia têm direito à gratuidade
Estudantes também devem pedir gratuidade até dia 26 de abril por meio da página do Participante do Enem 2024
Vestibular 2024 para refugiados da UFSC abre inscrições hoje (18)
Veja o link de inscrição e mais informações sobre o Vestibular 2024 para refugiados da UFSC
UFSC abre inscrição para Vestibular Unificado 2024/2
Processo seletivo oferece mais de mil vagas em cursos da UFSC e do IFSC
Dia Nacional do Livro Infantil: professora explica importância da leitura desde cedo
Profissional defende incentivar a criança a ler desde cedo para que ela tome gosto pela leitura
Enem 2024: prazo para justificar ausência está aberto. Saiba quem pode fazer justificativa
Entre motivos aceitos pelo Inep, estão assalto, morte na família, privação de liberdade, casamento ou paternidade
Paraná: Unioeste divulga datas do Vestibular 2025
Provas da Unioeste serão aplicadas em Curitiba e outras sete cidades paranaenses. Também haverá testes no Mato Grosso do Sul.
Como se preparar para a redação do Enem 2024?
Faltam alguns meses para o Enem 2024, saiba como usar esse tempo na sua preparação para a redação do exame
Enem 2024: confira quem pode pedir isenção da taxa de inscrição
Estudantes podem solicitar gratuidade somente até o dia 26 de abril, apenas pela internet