Home Notícias USP adota cotas e Enem para Medicina pela primeira vez

USP adota cotas e Enem para Medicina pela primeira vez

As cotas serão adotadas somente para ingresso via Enem/SiSU. O Inclusp continuará valendo para o Vestibular da Fuvest.

Publicado por Érica Caetano em 04 de Julho de 2017 às 10:01 em Notícias

Compartilhe

A Congregação da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), divulgou a aprovação no último dia 30  de junho, a adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Com isso, a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será utilizada para selecionar estudantes oriundos de escolas públicas. 

De acordo com o professor José Otavio Costa Auler Jr, diretor da FMUSP, a adesão do SiSU é uma forma de propiciar maior acesso de alunos de todo o Brasil aos cursos de graduação da Faculdade de Medicina da USP.

O exame da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) continuará sendo aplicado e os alunos que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas ainda poderão ter o bônus de 15% por meio do Programa de Inclusão Social da USP, o Inclusp, bem como os candidatos do grupo PPI (cor ou raça: Preta, Parda ou Indígena) que desejarem receber bônus poderão ter fator adicional de 5% ao bônus de 15%.

Contudo, as cotas serão adotadas somente para ingresso via SiSU/Enem. Serão 80% das vagas pela Lei de Cotas e 20% para ampla concorrência. 

 Assim, a distribuição das 175 oportunidades oferecidas para Medicina no Vestibular 2018 da Universidade ficará da seguinte forma:

- 50 vagas via SiSU, sendo 10 para ampla concorrência, 25 para oriundos da rede pública de ensino e outras 15 para candidatos da rede pública que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas;

- 125 vagas via Vestibular Fuvest, com a aplicação do bônus progressivo para os candidatos oriundos da rede pública, incluindo o bônus adicional aos candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

Veja a distribuição de vagas para os demais cursos:

VESTIBULAR FUVEST 2018
 
Cursos Vagas
  SiSU  Fuvest
Fisioterapia - 25 vagas 3 22
Fonoaudiologia - 25 vagas 5 20
Terapia Ocupacional - 25 vagas 3 22

 

 Vestibular USP-Fuvest 2018

As inscrições do Vestibular 2018 da USP-Fuvest serão recebidas entre os dias 21 de agosto e 11 de setembro. As provas da 1ª fase estão agendadas para o dia 26 de novembro. Os aprovados para a segunda etapa passam pelos exames entre os dias 07 e 09 de janeiro de 2018.

 

VEJA TAMBÉM

1 2