Home Notícias Uma semana para o Enem, e agora?

Uma semana para o Enem, e agora?

Marcado para os dias 5 e 6 de novembro, o Enem será aplicado para mais de 8,6 milhões de estudantes.

Publicado por Rafael Batista em 29 de Outubro de 2016 às 11:00 em Notícias

Compartilhe

Falta apenas uma semana para aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. No próximo sábado, dia 5 de novembro, a partir da 13h30 (horário de Brasília) os estudantes inscritos vão começar a resolver a primeira parte da prova que tem, ao todo, 180 questões, além de uma redação.

O tempo para estudar, de hoje até as provas, é pouco, mas é importante revisar algumas dicas cruciais para não ter problema na hora de realizar a prova. Por isso, fique atento ao horário de abertura e fechamento dos portões, lembrando que o acesso aos prédios será encerrado meia hora antes do início da prova. Como o Enem segue o horário oficial da capital federal, é necessário saber o horário exato do fechamento dos portões nas diversas capitais brasileiras

Confira Mitos e Verdades do Enem

Durante a semana reserve um tempinho para conhecer exatamente o local onde deve realizar o exame. Para isso acesse o cartão de confirmação, confira o endereço e lembre-se de considerar as condições do trânsito no horário do exame.

Foco

Mantenha o foco durante esta última semana, mas sem estresse, manter a calma é também de grande importância. Se ainda pretende revisar o conteúdo, priorize as matérias que tem mais dificuldade e considere a distribuição dos conteúdos nos dias. 

- Sábado, das 13h30 às 18h: 90 questões objetivas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas
- Domingo, das 13h30 às 19h: 90 questões objetivas de Linguagens e Códigos, Matemática e Redação

Existem alguns temas que foram sugeridos durante o ano para a Redação dessa edição do exame, confira algumas possibilidades e aprofunde nos assuntos. Além disso, aprenda com os principais erros cometidos na prova redação.

Se quiser mais dicas, o Super Vestibular tem um canal com sugestões de estudos para todas as disciplinas e ainda disponibilizamos as provas anteriores. Como o tempo é pouco, talvez o ideal seja estudar com simulados, com questões selecionadas de outras avaliações.

Dia da prova

Além de não perder a hora, no dia do exame é importante saber o que é obrigatório levar: documento de identificação original e com foto e uma caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. O cartão de confirmação é opcional, mas pode ajudar a encontrar com mais facilidade sua sala. Confira no Edital do Enem 2016 o que não será permitido durante a prova. 

Depois da prova, basta acompanhar pelo Super Vestibular a correção comentada das provas.

Escolas ocupadas

O impasse nas escolas ocupadas continua, o Ministério da Educação (MEC) pediu que os prédios sejam liberados até esta segunda-feira, dia 31 de outubro. Por outro lado, os integrantes do movimento pedem que as provas sejam realocadas para não gerar prejuízo aos estudantes inscritos.

Com mais de 800 escolas ocupadas, o estado do Paraná é o mais prejudicado, pois mais de 150 desses prédios estão designados como local de prova. Ao todo, quase 100 mil inscritos no Enem 2016 foram convocados para realizar as provas em escolas da rede pública que estão ocupadas.

VEJA TAMBÉM

1 2