Home Notícias UFRGS vai cobrar Shakespeare, Tom Jobim e Elis Regina no Vestibular 2019

UFRGS vai cobrar Shakespeare, Tom Jobim e Elis Regina no Vestibular 2019

Mudança na prova de literatura permite a inclusão de obras estrangeiras traduzidas para o português.

Publicado por Adriano Lesme em 11 de Abril de 2018 às 13:51 em Notícias

Compartilhe

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgou as obras literárias para o Vestibular 2019. Entre as novidades está o livro Hamlet, do poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare.

Além de Shakespeare, entraram na lista a poetisa portuguesa Florbela Espanca, a escritora brasileira Maria Firmina dos Reis e o livro “Papeis avulsos”, de Machado de Assis.

Segundo a professora Márcia Ivana de Lima, a inclusão de Hamlet marca uma mudança importante na concepção da prova. “Shakespeare é um autor canônico, lido no mundo todo, e também já é trabalhado por várias escolas brasileiras de Ensino Médio”, afirma a professora.

A inclusão do autor estrangeiro foi possível por causa de uma simples mudança na prova de literatura. Até o último vestibular a UFRGS fazia uma prova de Literatura de Língua Portuguesa, mas, a partir da edição de 2019, optou por denominar Literatura em Língua Portuguesa. Essa mudança possibilita a inclusão de traduções de autores e de obras relevantes, como Hamlet.

Elis & Tom

Além dos livros, a UFRGS também vai cobrar na prova de literatura o disco Elis & Tom, de 1974. O álbum é um encontro de dois grandes nomes da Música Popular Brasileira (MPB): Elis Regina e Tom Jobim. Entre as músicas do disco estão: “Águas de Março”; “Só tinha de ser com você” e “Corcovado”.

Veja os livros exigidos para o Vestibular 2019 da UFRGS

Papeis avulsos – Machado de Assis
Úrsula – Maria Firmina dos Reis
Hamlet – William Shakespeare
A máquina de fazer espanhóis – Valter Hugo Mãe
Quarto de despejo: diário de uma favelada – Carolina Maria de Jesus
Álbum/Disco de 1974 – Elis & Tom
Diário da queda – Michel Laub
O Continente – Erico Verissimo
Gota d’Água – Chico Buarque e Paulo Fontes
Morangos Mofados – Caio Fernando de Abreu
A Hora da Estrela – Clarice Lispector
Poemas de Florbela Espanca: 1. Fanatismo; 2. Horas rubras; 3. Eu; 4. Vaidade; 5. Lágrimas ocultas; 6. A minha dor; 7. Suavidade; 8. Se tu viesses ver-me; 9. Ser poeta; 10. Fumo; 11. Frêmito do meu corpo; 12. Realidade; 13. Súplica; 14. Doce certeza; 15. Quem sabe?!.; 16. A Mulher I; 17. A Mulher II; 18. Amiga; 19. Ódio  20. Amar!; 21. O maior bem; 22. Neurastenia.

VEJA TAMBÉM

1 2