Home Notícias UFMG disponibilizará mais de 6,2 mil vagas no SiSU 2017

UFMG disponibilizará mais de 6,2 mil vagas no SiSU 2017

Instituição somente vai participar da 1ª edição do sistema de seleção unificada

Publicado por Silvia Tancredi em 19 de Dezembro de 2016 em Notícias

Compartilhe

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) divulgou hoje, 19 de dezembro, que somente vai oferecer oportunidades na primeira edição de 2017 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Ao todo, serão 6.279 vagas. 

Saiba mais sobre o SiSU

De acordo com a instituição, os selecionados vão ingressar no primeiro e no segundo semestres. Para participar, os interessados precisam ter feito a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Ainda conforme a universidade, não é possível saber as notas máximas e as mínimas que serão exigidas no SiSU 2017. Contudo, os interessados podem ter uma referência observando o desempenho que foi solicitado na edição do ano passado

A UFMG também informou que houve aumento de 53% no número de candidatos que ingressaram pelo SiSU após a integralização da Lei de Cotas. Apesar de o crescimento ser baixo em comparação com 2012, quando era 48%, segundo o pró-reitor de Graduação, Ricardo Takahashi, ocorreu uma equalização, de tal maneira que todos os cursos têm proporção parecida, o que faz grande diferença do ponto de vista da inclusão.

No mesmo período, aumentou de 49% para 56% a presença de estudantes que cursaram ensino médio na rede pública. Desde o ano passado, metade das vagas é reservada para candidatos de escolas públicas, conforme prevê a Lei de Cotas.

Outra mudança divulgada pela universidade mineira é que, ao ofertar oportunidades pelo SiSU, houve aumento no número de estudantes do interior do estado e de outros locais do Brasil. 

THE

O Vestibular da UFMG foi substituído em 2014 pela nota do Enem, que se tornou critério único de seleção para a maior parte dos cursos de graduação – com exceção dos cursos que exigem Testes de Habilidades Específicas (THE).

De 7 de outubro a 11 de novembro a instituição recebeu inscrições para o THE. No total, são oferecidas 391 vagas nos cursos de Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança – Licenciatura, Design, Design de Moda, Música e Teatro. Os candidatos farão as provas em fevereiro. 

VEJA TAMBÉM

1 2