Home Notícias Redação do Enem 2016 de dezembro pede soluções para racismo no Brasil

Redação do Enem 2016 de dezembro pede soluções para racismo no Brasil

Mais de 164 mil candidatos produziram um texto sobre o assunto no último final de semana

Publicado por Silvia Tancredi em 05 de Dezembro de 2016 em Notícias

Compartilhe

Mais de 164 mil candidatos fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 de dezembro no último final de semana. Eles responderam 180 questões objetivas de conhecimentos gerais e produziram uma redação, cujo tema foi Caminhos para combater o racismo no Brasil.

Veja provas e gabaritos do 1º Enem 2016

De acordo com o coordenador pedagógico do colégio e curso Oficina do Estudante, de Campinas (SP), Célio Tasinafo, o tema é bastante parecido com o da primeira aplicação: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil. Ele acredita que não é um tema fácil, pois exige que o candidato apresente soluções para o racismo.

Ele comenta que ambos os temas das redações do Enem exigiram que o participante dissertasse sobre como combater o problema, ou seja, estava implícito que existe intolerância religiosa e racismo no Brasil. “No tema da segunda prova, o participante precisava explicar como combater o racismo no Brasil e não falar sobre o racismo. Os candidatos que apenas comentaram o racismo no Brasil não conseguirão uma boa nota”, analisa. 

O coordenador diz que os quatro textos de apoio deixavam claro que existe racismo no Brasil. Inclusive, segundo ele, um dos textos apontava uma das maneiras de combater o racismo, que é por meio de ações afirmativas, como as cotas.


Redação do Enem 2016 de dezembro

Gabaritos e resultado

A previsão é que os gabaritos das provas objetivas do Enem 2016 de dezembro saiam na próxima quarta-feira, dia 7. Já o resultado, com a nota de todos os mais de 6 milhões de participantes, está previsto para ser divulgado no dia 19 de janeiro. 

Em posse do resultado do Enem, os participantes poderão usar as notas para ingresso no ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Programa de Financiamento Estudantil (Fies). As notas também poderão ser usadas para ingresso em cursos técnicos do Sisutec e estudar em Portugal.

VEJA TAMBÉM

1 2