Home Notícias Plataforma gratuita Hora do Enem é lançada nesta tarde

Plataforma gratuita Hora do Enem é lançada nesta tarde

Programa do MEC possibilita que candidatos se preparem para o exame com simulados, videos e planos de estudos

Publicado por Silvia Tancredi em 05 de Abril de 2016 às 17:19 em Notícias

Compartilhe

A presidente de república Dilma Rousseff e o ministro da educação Aloizio Mercadante lançaram na tarde de hoje, 5 de abril, o programa nacional “A hora do Enem”. A plataforma é gratuita e tem como objetivo contribuir para a preparação dos candidatos para a maior prova educacional brasileira, o Exame Nacional do Ensino Médio

Conheça a Hora do Enem

O site já foi aberto ao público. Para participar, os estudantes precisam estar no último ano do ensino médio. No ato do cadastro, deve-se informar os dados pessoais, de escolaridade e o curso e o local de preferência. De acordo com o ministro, a plataforma terá cerca de 120 mil vagas, então os interessados devem garantir a oportunidade. Hoje, há aproximadamente 2,2 milhões de alunos que cursam o último ano do ensino médio.

Plataforma

O programa possibilitará que os estudantes façam simulados online para medir como se saem nas quatro áreas do conhecimento do Enem: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens e Códigos. “Os simulados serão personalizados, específicos para cada aluno, focando no curso que ele quer. No final, ele saberá a nota dele e poderá verificar exatamente o que está falando para chegar onde ele precisa”, explica Mercadante.

O primeiro simulado nacional do Enem, organizado pelo MEC, já tem data marcada: no sábado 30 de abril. Haverá ainda provas em 25 de junho, 13 de agosto e, por último, em 8 e 9 de outubro. 

Outras ações do a Hora do Enem serão a oferta de uma plataforma de estudos personalizada, o MECFlix, que ofertará 300 videos pela internet, e ainda um programa de televisão diário, transmitido às 18h pela TV Escola e por outras 40 televisões comunitárias. 

Igualdade

No final do evento, a presidente Dilma ressaltou que desde que o Enem foi criado, em 1999, teve como foco democratizar o acesso à educação superior para todos os estudantes. “Com a criação do a Hora do Enem, é dado mais um passo rumo a igualdade, é aberto mais um caminho de oportunidades. Com o simulado, garantimos que todos possam se preparar, independente se da rede pública ou privada”.

Enem 2016

As datas das provas do Enem 2016 ainda não foram divulgadas. No ano passado, mais de 5 milhões de participantes de todo o Brasil fizeram as provas em outubro. As notas saíram em 18 de janeiro. Fazer o exame educacional possiblita a participação em programas como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni), Programa de Financiamento Estudantil (Fies), entre outros. 

VEJA TAMBÉM

1 2