Home Notícias Número de inscritos no Enem 2017 não deve superar a edição do ano passado

Número de inscritos no Enem 2017 não deve superar a edição do ano passado

De acordo com último balanço divulgado na manhã de hoje, mais de 5 mil inscrições já foram computadas

Publicado por Érica Caetano em 18 de Maio de 2017 às 11:40 em Notícias

Compartilhe


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 já tem 5.210.305 inscritos. O número foi divulgado às 11h desta quinta-feira, dia 18, um dia antes das inscrições serem encerradas.

O montante de participantes nesta edição é inferior, se comparada as edições anteriores, já que esta marca foi alcançada nos primeiros dias de cadastros, e não faltando apenas um dia para o encerramento das mesmas.

Para se ter ideia, no ano passado o número de inscrições não confirmadas chegou a 9,2 milhões. Em 2015 o número foi menor, mas ainda maior que o desta edição, com 8,4 cadastros. Em 2014, as inscrições bateram todos os recordes, chegando a 9,4 milhões.

Inscrições não confirmadas
Enem 2016 9,2 milhões
Enem 2015 8,4 milhões
Enem 2014 9,4 milhões (recorde)
Enem 2013 7,1 milhões
Enem 2012 6,4 milhões
Enem 2011 6,2 milhões

Ao que tudo indica, as inscrições do Enem 2017 não deverão superar os números da edição de 2016. Muito se especula sobre o motivo que possa ter causado a queda das inscrições. Pode ser que a avaliação mais criteriosa dos pedidos de isenção e o valor mais alto da taxa tenham interferido.

Aqueles estudantes que ainda não se inscreveram tem até as 23h59 de amanhã, 19 de maio, para realizar o cadastro. A taxa de inscrição custa R$ 82. Não haverá prorrogação no prazo.

Inscreva-se agora!
Confira o passo a passo para se inscrever!

O aplicativo Enem já está disponível para download na plataforma iOS e Android. Seção de notícias, liberação dos espelhos da redação, função alerta e checklist são algumas das novas funcionalidades que podem ser encontradas. 

Isenção

O MEC fez uma transmissão ao vivo esta semana, por meio da sua página no Facebook, reforçando quem pode obter a gratuidade:

-Estudantes do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas;
-Candidatos de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
-Beneficiados pela Lei no 12.799, de 10 de abril de 2013.

Outros detalhes sobre a isenção de taxa do Enem podem ser visualizados aqui!

Este ano, pela primeira vez, as provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, dias 05 e 12 de novembro, e não mais em um final de semana, como acontecia desde a criação do Enem. 

No primeiro dia, os participantes vão produzir uma redação e responder 90 questões objetivas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. No segundo domingo, será a vez de mais 90 questões objetivas de Matemática e Ciências da Natureza. O resultado do Enem 2017 será divulgado na data provável de 19 de janeiro de 2018.

Por que fazer o Enem 2017?

Com as notas em mãos, os participantes podem participar de programas do governo como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni), Programa de Financiamento Estudantil (FIES) e para ingressar em instituições de ensino superior de Portugal.

Estude com o Super Vestibular!

O Super Vestibular disponibiliza material completo para se preparar para o Enem 2017. Aqui você encontra as correções comentadas das provas dos anos anteriores, avalia seus conhecimentos ao realizar o nosso simulado, confere as provas e gabaritos das outras edições, passa a entender sobre o funcionamento e o sistema de avaliação do Exame, entre várias outras dicas para aprimorar seus estudos.

VEJA TAMBÉM

1 2