Home Notícias UFJF abre inscrições para Pism 2017

UFJF abre inscrições para Pism 2017

As provas estão marcadas para os dias 11 e 12 de dezembro de 2016.

Publicado por Rafael Batista em 08 de Setembro de 2016 em Notícias

Compartilhe

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abriu nesta quinta-feira, 8 de setembro, o prazo para inscrições no Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2017. Elas podem ser feitas até o dia 7 de novembro, pagando taxa de R$ 110.

Inscreva-se para o Pism 2017

Todos os estudantes do ensino médio podem participar do Pism, mas apenas alunos do terceiro ano podem indicar o curso para o qual se candidata. 

Candidatos de escolas públicas com renda mensal de até 1,5 salário mínimo podem solicitar a isenção da taxa de inscrição até 30 de setembro. Para isso é necessário preencher o formulário socioeconômico disponível na página de inscrição

A lista de isenções deferidas deve ser publicada no dia 7 de outubro. Os candidatos que tiverem o pedido negado devem imprimir e pagar a guia de inscrição até o dia 7 de novembro.

Provas

Os inscritos devem realizar nos dias 11 e 12 de dezembro as provas do Pism 2017, em locais que estarão disponíveis a partir do dia 5 anterior, no Comprovante de Inscrição. A avaliação será aplicada nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Conselheiro Lafaiete e Volta Redonda.

A prova constará de questões objetivas sobre disciplinas do ensino médio. No entanto, a quantidade de perguntas e o peso de cada disciplinas na correção do exame varia conforme a etapa na qual o estudante está inscrito.

Habilidades Específicas

Os candidatos do Módulo III que optarem pelo curso de Música devem realizar, no dia 20 de novembro, a prova de Teoria e Percepção Musical e, nos dias 22 e 23 seguintes, a prova de Prática Musical. A partir de 2017 o curso de Arquitetura e Urbanismo deixa de exigir a prova de habilidades específicas.

Vagas

Ao todo, são oferecidas 1.439 vagas para o módulo III do Pism, sendo 1.189 em 59 cursos no campus de Juiz de Fora e 250 vagas em dez cursos em Governador Valadares. Metade das vagas é reservada para estudantes de escolas públicas.

Ao Pism é destinado 30% do total de vagas oferecido anualmente pela UFJF. O restante é ofertado pelo Sstema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Resultado

O resultado final leva em conta as médias obtidas durantes os três anos: o Módulo I tem peso 2, o Módulo II tem peso 3 e o Módulo III, peso 5. Os aprovados no módulo III serão conhecidos em 2 de fevereiro de 2017, enquanto as notas dos módulos I e II serão divulgadas apenas em 16 de março.

Outras informações no site da instituição, no Edital do Pism 2017, pelo e-mail vestibular@ufjf.edu.br ou por telefone (32) 2102-3738.

VEJA TAMBÉM

1 2