Home Notícias MEC publica indicadores dos cursos superiores relativos a 2013

MEC publica indicadores dos cursos superiores relativos a 2013

Foram liberados os resultados do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição, do Conceito do Enade e do Conceito Preliminar de Curso

Publicado por Silvia Tancredi em 18 de Dezembro de 2014 em Notícias

Compartilhe

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), divulgou hoje, 18 de dezembro, os resultados, relativos a 2013, do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), do Conceito do Exame Nacional do Desempenho de Estudantes (Enade) e do Conceito Preliminar de Curso (CPC). Esses indicadores medem a qualidade do ensino superior brasileiro e podem ser consultados pelos vestibulandos na hora de escolher a instituição de ensino e o curso. Os documentos foram publicados no Diário Oficial da União. Confira:

Resultado IGC
Resultado Conceito Enade e CPC

O Conceito Enade é divulgado anualmente e avalia, em uma escala de 1 a 5, os concluintes e ingressantes dos cursos de graduação. Já o CPC é medido no ano seguinte à publicação do Enade e mede individualmente o desempenho de cada curso superior, avaliando a estrutura, o corpo docente e o grau de satisfação do aluno com a instituição de ensino. 

Os cursos superiores são analisados de uma forma mais ampla pelo IGC. Nesse caso, é feita a avaliação dos resultados de todos os cursos do Enade, o corpo docente, pós-graduação e infraestrutura. A escala também vai de 1 a 5, sendo que os cursos que recebem notas de 1 a 2 devem ficar sob a supervisão do MEC. 

Para emitir diploma, o curso deve ser autorizado pelo MEC. Confira nesta página os cursos credenciados.

VEJA TAMBÉM

1 2