Home Notícias Inscrições do Enem 2013 tem crescimento de 26% em relação ao ano passado

Inscrições do Enem 2013 tem crescimento de 26% em relação ao ano passado

Ministro da Educação apresentou balanço das inscrições da edição 2013 em coletiva realizada na tarde de ontem, dia 28.

Publicado por Érica Caetano em 29 de Maio de 2013 em Notícias

Compartilhe

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram finalizadas na última segunda-feira, dia 27, registrando um total de 7.834.024 inscritos. Só no último dia foram 1.718.144 novas inscrições, registrando até 3 mil por minutos.

Na tarde de ontem, 28 de maio, o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, apresentaram o balanço das inscrições da edição do Enem 2013.

Segundo o ministro, foi registrado um crescimento de 26% do número de candidatos em relação à edição do ano passado. Entre a faixa etária predominante no Enem está a de 21 a 30 anos, com 30% dos inscritos. Logo depois está o grupo de candidatos maiores de 30 anos, com 15% das inscrições.

Do total de estudantes inscritos, 4.548.470 já concluíram o Ensino Médio e em torno de 1,6 milhão ainda irão concluir em 2013. Além disso, 36% deles são da região Sudeste e 32% do Nordeste. O estado que registrou o maior número de inscritos foi São Paulo, com 1.238.441 candidatos. Logo em seguida ficou Minas Gerais, com 870.782 inscrições, e a Bahia, com um total de 576.851 candidatos.

Mercadante atribui o crescimento ao aumento das adesões das instituições públicas de ensino superior aos programas federais, como o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Fies, o sistema de cotas e o Ciência sem Fronteiras e ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que possibilita o ingresso de estudantes nas universidades com a nota no Enem. No ano passado, eram 101 instituições; este ano, mais 18 aderiram ao Sisu, totalizando 119.

Pagamento inscrição

Até a tarde de ontem, mais de 2 milhões de estudantes, ou seja, quase 30% dos inscritos, não haviam efetuado o pagamento da taxa. Hoje, 29 de maio, é o último dia para efetuar o pagamento. Em casos de necessidade de reimpressão, a segunda via do documento poderá ser adquirida no sistema de acompanhamento do Enem, por meio deste site.

Mais de 65% dos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão isentos da taxa de inscrição. De acordo cálculos feitos pela Agência Brasil, com base nos números divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), mais de 5,2 milhões de candidatos não terão de pagar a taxa.

Concluintes do ensino médio em escolas públicas, declaradas pelo Censo Escolar, estão automaticamente isentos do pagamento da taxa de cadastro. Os membros de família com renda per capita de um salário-mínimo e meio também poderão ser beneficiados com a isenção do pagamento, desde que apresentem declaração de carência. 

Os candidatos que efetuarem o pagamento da taxa de cadastro fora do prazo ou por meio de GRU gerada fora do sistema de inscrição, não terão sua participação no Exame confirmada. Para os participantes que declararem carência socioeconômica, a inscrição será confirmada apenas se deferida à carência.

Enem 2013

Este ano, o Enem será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro. No primeiro dia, os estudantes serão condicionados a 90 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, das 13h às 17h30. No domingo, eles deverão responder outras 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, mais a Redação, entre 13h e 18h30.

Os gabaritos desta edição serão divulgados até 30 de outubro. Já a divulgação do resultado final, ainda não tem data definida. Mais informações no Edital ou pelo telefone 0800-616161.

*com informações da Agência Brasil

VEJA TAMBÉM

1 2