Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Cartão com locais de prova do Enem 2017 está disponível

Cartão com locais de prova do Enem 2017 está disponível

Documento estará disponível apenas na Página do Participante, no site do exame.

Publicado por Lorraine Vilela Campos
20/10/2017 00h01 , atualizado em 20/10/2017 11h04

Os locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 foram divulgados nesta sexta-feira, 20 de outubro. A informação está disponível no Cartão de Confirmação de Inscrição, na Página do Participante, no site do Enem

Acesse aqui seu local de prova do Enem!

Tire suas dúvidas sobre o Enem

O Cartão de Confirmação de Inscrição contém a localização das provas (instituição de ensino, bloco, andar e sala de aula), língua estrangeira escolhida pelo candidato, dados pessoais do participante, opção por atendimento específico ou especializado (quando for o caso) entre outros detalhes. 

O acesso às informações é feita informando o CPF e senha cadastrados na Página do Participante. Por isso, é importante manter seus dados de acesso ao site atualizados. Além disso, não deixe para conferir seu local de prova na última hora, já que o excesso de pessoas acessando o portal pode causar instabilidade e dificultar o login. 

Horário do Enem

O Enem 2017 será realizado nos dias 5 e 12 de novembro, a partir das 13h (horário de Brasília), para mais de 6,7 milhões de inscritos. Você precisa ficar atento (a) se existe horário de Verão em sua cidade, pois pode haver diferença na hora de abertura e fechamento dos portões. Confira que horas as provas começam no seu Estado

HORÁRIO DE INÍCIO DO ENEM 2017
Azul: horário de Brasília - 13h
Verde: 12h
Bege: 11h
Vermelho: 10h

Os portões do Enem serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). As provas terão início 30 minutos depois e, neste intervalo, os estudantes ficarão nas salas de aula e o tempo poderá ser utilizado para verificação de dados e medidas de segurança. 

O que levar para o Enem

Não é obrigatório levar o Cartão de Confirmação do Enem impresso, mas é recomendável. O documento tem as informações completas do local de prova, o que facilita a localização e evita possíveis atrasos. 

Já o documento de identificação original com foto, em bom estado de conservação, é um item obrigatório para entrar na sala de aula em que o Enem será aplicado. Se você tiver perdido seu documento, é preciso ter o boletim de ocorrência para fazer a prova. 

Enem 2017 contará com detectores de metais em todos os banheiros

A caneta de tinta preta (fabricada em material transparente) é obrigatória para marcar o cartão-resposta e transcrever a redação na folha definitiva. Outras cores de tinta e também lápis não são detectados no leitor óptico. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por se tratar de uma prova longa, é importante se manter hidratado e não ficar muito tempo sem comer. Leve água em garrafa transparente e sem rótulo e alimentos leves como frutas, castanhas, biscoitos, balas, chocolates. 

Enem terá aparelho que detecta ponto eletrônico

O celular deve ser desligado e ter sua bateria retirada ainda do lado de fora da sala. O fiscal de sala entregará uma embalagem para que o aparelho seja guardado, assim como moedas e demais itens que possam ser pegos pelo detector de metais. Se o participante for flagrado mexendo no celular, será eliminado do Enem.

Provas

O primeiro dia do Enem terá 90 questões de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos, sendo 45 para cada área. Além disso, haverá a redação, sendo a duração máxima das provas de 5h30.

O Manual da Redação do Enem 2017 já está disponível para consulta, explicando quais são as competências avaliadas na correção da redação, as regras para a produção textual, motivos que levam à nota zero e a importância de respeitar os Direitos Humanos. 

Veja também: Redações nota mil do Enem 2016

O segundo domingo do Enem contará com 45 questões de Matemática e outras 45 de Ciências da Natureza. Este dia terá duração máxima para a realização das provas de 4h30. 

Gabarito e resultado

O gabarito oficial do Enem 2017 será publicado três dias úteis após as realização das provas, mas logo depois das provas o Super Vestibular fará a correção comentada e em tempo real do Enem. A parceria com o colégio Oficina do Estudante trará as resoluções das questões em tempo real no site e no twitter @supervestibular.

O resultado do Enem 2017 está previsto para o dia 19 de janeiro de 2018. As notas poderão ser usadas para ingressar em universidade pública por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2018; conseguir bolsas de estudos no Programa Universidade Para Todos (ProUni) e financiar curso superior pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Enem é no Super Vestibular

Aqui no Super Vestibular você se prepara de graça para o Enem 2017! Acesse nossas dicas, confira provas anteriores e treine seus conhecimentos, participe do simulado e veja comentários sobre as edições passadas

Veja também

UERJ anuncia Vestibular 2024/2 via notas do Enem. Veja datas
Poderão participar estudantes que fizeram o Enem de 2020 a 2023
Cursinho gratuito 2024 Se Liga no Enem, na Paraíba, abre inscrição para 34 mil vagas
Vagas estão distribuídas em todas as Gerências Regionais da Educação do estado da Paraíba
USP realiza chamada extra do Enem-USP 2024
Já foram feitas 3 chamadas. É necessário manifestar interesse na lista de espera novamente.
Inscrição para o Vestibular 2024/2 da UFT encerra hoje (27)
São mais de 700 vagas disponíveis em dezenas de cursos de graduação na UFT e na UFNT
UEL anuncia obras literárias do Vestibular 2025
Nesta edição, além de sete livros será cobrado um disco da banda de rock Titãs
URCA abre inscrições do PSU 2024/2
Processo seletivo abre mais de mil vagas para diferentes campi da URCA
Geometria para o Enem, confira dicas de estudo e fórmulas mais relevantes
Geometria pode parecer complicado para algumas pessoas. Mas, com essas dicas, tudo fica mais fácil, confira!
Aniversário de Porto Alegre: capital do Rio Grande do Sul completa 252 anos
Veja histórias sobre a capital que completa 252 anos, hoje (26), a cidade de Porto Alegre.
Complementação de informações do Fies 2024 é prorrogada até amanhã (27)
O resultado foi publicado pelo MEC no último dia 22
Ceará: UECE abre inscrição para mais de 2,3 mil vagas no Vestibular 2024/2
Interessados poderão se inscrever para o Vestibular 2024/2 da UECE até 8 de abril pela internet
História do Brasil: primeira Constituição completa 200 anos hoje
Documento foi outorgado por Dom Pedro I durante o Primeiro Reinado brasileiro
MEC incentiva mensalidades mais atrativas para estudantes beneficiados pelo Fies
Fies concede financiamento para o pagamento de mensalidades de cursos de graduação