Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Gabarito oficial do Enem 2014 é liberado pelo Inep

Gabarito oficial do Enem 2014 é liberado pelo Inep

Data de divulgação dos resultados individuais ainda não foi informada, mas previsão é para janeiro

Publicado por Érica Caetano
12/11/2014 10h14

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou nesta quarta-feira, 12 de novembro, os gabaritos oficiais das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, aplicado no último final de semana, dias 08 e 09, em todas as Unidades da Federação. Confira:

Gabaritos Oficiais Enem 2014

O Super Vestibular, em parceria com o Colégio Oficina do Estudante, de Campinas/SP, disponibilizou a resolução comentada dos cadernos de questões amarelo (1º dia) e azul (2º dia), em tempo real, ao final de cada uma das provas. A data de divulgação dos resultados individuais ainda não foi informada pelo Ministério da Educação (MEC), mas está prevista para a primeira semana de janeiro de 2014. O acesso ao espelho da correção também será liberado, assim como em 2013, para fins pedagógicos.

Dos 8.721.946 estudantes que realizaram inscrição, entre 12 e 23 de maio, cerca de 2,4 milhões não compareceram aos dois dias de exames, registrando abstenção de 28,6%. O valor é inferior ao da edição de 2013, quando foram registrados 29% de inscritos faltosos. 

De acordo com o balanço preliminar divulgado pelo Ministro da Educação, Henrique Paim, no total, 236 estudantes foram eliminados durante os dois dias de testes, por postarem fotos nas redes sociais da sala de realização da prova. Levando em conta os demais casos, o número preliminar de eliminações chega a 1.519.  Estes números ainda podem aumentar, com a análise das atas de cada local de prova. 

No sábado, os participantes foram condicionados a 90 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, das 13h às 17h30. No domingo, eles responderam outras 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, mais a Redação, entre 13h e 18h30. A redação teve como tema “Publicidade infantil em questão no Brasil", o que surpreendeu os candidatos. Confira a proposta e o comentário do Colégio Oficina do Estudante aqui.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em coletiva à imprensa, realizada logo após o fim das provas do último dia, Paim afirmou que a realização do Enem 2014 transcorreu sem incidentes graves e que o Exame teve um grande êxito, podendo ser considerada a avaliação positiva, visto que tudo correu dentro da normalidade e com tranquilidade, o que demonstra para ele, uma consolidação do processo, com o aperfeiçoamento da logística.

Utilidade

A participação no Enem 2014 permite que o candidato possa concorrer nas duas edições realizadas ao ano do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), para cursos técnicos, e do Programa Universidade para Todos (ProUni), que ocorrerão em 2015. 

Além disso, também permite que o estudante solicite o financiamento estudantil em uma universidade privada por meio do Fies, conseguir certificado de conclusão do ensino médio (desde que a opção tenha sido feita no ato da inscrição do Enem), intercâmbio de línguas, através do Ciência sem Fronteiras, e por fim e o mais recente, ingressar em duas instituições de ensino superior em Portugal. Para mais informações, acesse o Edital do Enem 2014 ou entre em contato pelo telefone 0800 616161.

Veja também

Dia do diplomata: como é a graduação em Relações Internacionais?
Conversamos com professores referência na área de Relações Internacionais, veja o que descobrimos sobre o curso.
Dia do diplomata: como se tornar uma diplomata?
Conheça a história de Patrícia e João Pedro, jovens da Rondônia e de Niterói que conquistaram seus espaços na política internacional
Filme Guerra Civil com Wagner Moura. Veja temas para estudar que aparecem no longa-metragem
História dos Estados Unidos, invasão ao Capitólio e eleições presidenciais do país são assuntos para estudar
Encceja 2024: inscrição poderá ser feita daqui a dez dias, em 29 de abril
Encceja possibilita que estudantes que não terminaram Ensino Fundamental ou Médio em idade regular obtenham certificado de conclusão
UnB reabre inscrições do Vestibular 2024 via Enem
São mais de duas mil vagas disponíveis neste processo seletivo
Dia dos Povos Indígenas 2024: saiba importância da data e conheça desafios enfrentados pelas comunidades
Profissional indígena que ingressou na universidade por meio das cotas também conta sua experiência
Isenção do Enem 2024: participantes do Programa Pé-de-Meia têm direito à gratuidade
Estudantes também devem pedir gratuidade até dia 26 de abril por meio da página do Participante do Enem 2024
Vestibular 2024 para refugiados da UFSC abre inscrições hoje (18)
Veja o link de inscrição e mais informações sobre o Vestibular 2024 para refugiados da UFSC
UFSC abre inscrição para Vestibular Unificado 2024/2
Processo seletivo oferece mais de mil vagas em cursos da UFSC e do IFSC
Dia Nacional do Livro Infantil: professora explica importância da leitura desde cedo
Profissional defende incentivar a criança a ler desde cedo para que ela tome gosto pela leitura
Enem 2024: prazo para justificar ausência está aberto. Saiba quem pode fazer justificativa
Entre motivos aceitos pelo Inep, estão assalto, morte na família, privação de liberdade, casamento ou paternidade
Paraná: Unioeste divulga datas do Vestibular 2025
Provas da Unioeste serão aplicadas em Curitiba e outras sete cidades paranaenses. Também haverá testes no Mato Grosso do Sul.